terça-feira, março 05, 2024

Líderes

Acho excelente a participação de ex líderes do PSD na campanha eleitoral da AD. 
Participação essa que já vem desde o congresso do PSD em Almada e da convenção da AD no Estoril. Como acho divertido, e anunciador da derrota que temem, a raiva, os insultos, a fobia que essas presenças despertam na esquerda desde o PS até à extrema esquerda defensora de ditaduras e de ditadores. 
Tal como nos seus cartilheiros espalhados pela comunicação social e especialmente pelas televisões. Talvez por nessa matéria nada terem para apresentar que diga algo aos portugueses deixam vir ao de cima uma mal disfarçada inveja. 
Até ao momento foram vários os ex lideres do PSD que deram a cara pela AD e o claro apoio a Luís Montenegro para primeiro ministro. Aníbal Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, José Manuel Durão Barroso, Francisco Pinto Balsemão, Pedro Santana Lopes ( cinco ex primeiros ministros) e Luís Filipe Menezes. 
E para azar do PS e dos geringonçeiros ansiosos todas essas presenças e respectivas intervenções foram marcantes, amplamente noticiadas e tiveram real impacto na opinião pública. 
Marcelo Rebelo de Sousa, outro ex líder, obviamente não apareceu na campanha dadas as funções que ocupa e não sei se Fernando Nogueira, Luis Marques Mendes, Manuela Ferreira Leite e Rui Rio o vão fazer mas aqueles que já apareceram representam não só o melhor que o PSD deu ao país em termos de liderança politica como também os melhores governos que Portugal teve. 
E dai a raiva e a inveja do PS. 
Porque salvo António Guterres, que tal como Marcelo também não pode participar na campanha em face do cargo que ocupa, onde estão os ex lideres socialistas? 
É certo que já apareceu António Costa a garantir que alguém que correu do governo por incompetência e irresponsabilidade é agora o melhor candidato a primeiro ministro. 
É daqueles casos em que a piada se faz por si própria pelo que nem vale a pena perder tempo com semelhante troca tintas. 
Mas onde estão os outros? 
Onde está Vitor Constâncio? Onde está Ferro Rodrigues? Onde está José Sócrates? Onde está António José Seguro? 
Até percebo que num ou noutro caso o PS tenha vergonha de ex líderes mas isso é problema do PS e não do PSD que certamente assume com orgulhos todas as suas lideranças desde Francisco Sá Carneiro a Luís Montenegro. 
Não há nenhuma razão para assim não ser. 
Especialmente quando algumas delas prestaram relevantes serviços ao país e conduziram os melhores governos que Portugal teve. 
E por isso o PS, que não tem nada para mostrar que possa ser minimamente comparado, faz lembrar a fábula da raposa e das uvas. 
E acredito que até sexta feira e ao encerramente da campanha ainda vai ter mais razões para lamentar a sua pobreza de protagonistas face ao painel de grande valia que o PSD e a AD tem apresentado. 
E que não só pode ser aumentado (cabe aqui recordar que dois ex lideres do CDS-Paulo Portas e Assunção Cristas- já apareceram e outros como Manuel Monteiro ou Ribeiro e Castro podem também fazê-lo) como pode dar-se uma ou outra "repetição " dos que já anteriomente participaram em momentos de campanha. 
Como diz o povo " a quem é fraco tudo acontece". 
E este PS e este líder do PS são realmente fracos.
Depois Falamos.

Em tempo (7.3.2024): Entretanto Luis Marques Mendes e Rui Rio já apareceram na campanha e Manuela Ferreira Leite aparecerá em Lisboa no último dia. Ou seja apenas Marcelo Rebelo de Sousa , pelas funções que ocupa, e Fernando Nogueira, que abandonou a vida política e pública em 1996 de forma definitiva, estarão ausentes. Uma unidade e um empenho excepcionais na campanha dos ex lideres.

Sem comentários: