terça-feira, março 11, 2008

A Familia

A foto que ilustra este post foi retirada do site oficial do Vitória.
É provocatóra,proporciona especulações e piadas fáceis,mas acho-a excelente.
Porque de certa forma traduz uma forma muito própria de se viver o Vitória.
Porque para cada vitoriano o clube é mais um elemento da familia,presente na vida desde o inicio,e de quem se apreende a gostar como de uma familiar muito querido.
No nosso código genético,e bem ao contrário de tristes exemplos vizinhos,não há lugar para mais clubes sejam eles quais forem.
Um vitoriano é só do Vitória !
Parágrafo.
Assim se explica que o clube tenha mais de 29.000 sócios verdadeiros (há por aí uns a quem chamam grandes que tem centenas de milhares de sócios mas que em recentes jogos da Taça de Portugal nem 10.000 conseguiram meter nos estádios...),quase 20.000 lugares anuais vendidos o que representa 2/3 da lotação,a caminho de nem precisar de ter bilheteiras por não ter lugares para quem vem de fora.
De igual modo podemos reinvindicar,sem temor de comparação,sermos o clube português que mais adeptos arrasta para jogos fora de casa.
Quem viu os recentes jogos em Guimarães do SLB e SCP e constatou que trazem apenas umas escassas dezenas de adeptos,parte significativa deles constituida por parolos de concelhos vizinhos(foi delicioso no domingo ver uns tipos com uma faixa a dizer Juve Leo/Braga a cantarem "cheira bem ,cheira a ...Lisboa),e comparar com as nossas deslocações em massa a todos os estádios deste país perceberá bem o que quero dizer.
Bastará atentar nos milhares de adeptos que dois anos atrás foram a Sevilha num jogo da Taça Uefa e os poucos excursionistas que estão em Getafe (muito mais perto de Lisboa do que Sevilha de Guimarães)com o SLB para reforçar essa ideia.
Somos grandes.
Por nós próprios.
Sem ajudas da Liga,dos árbitros,da FPF,dos programas televisvos semanais em todos os canais feitos para promoverem os chamados três grandes.
Por isso somos uma Familia.
Porque temos orgulho em ser assim,porque acima das divergências gostamos do nosso Vitória,porque o nosso clube é o melhor do mundo.
Depois Falamos

Foto: www.vitoriasc.pt

6 comentários:

Saganowski disse...

É mesmo assim!
Somos uma grande família!
Somos grandes!Somos únicos!

Dri disse...

Sou benfiquista mas devido a pressoes já tenho um pe no vitoria... desde que comecei a conviver com certos vimarenenses que me apercebi que o vitoria é mesmo uma familia.
Parabens ao fotografo!

Anónimo disse...

Boas. A tendência actual é a de sermos ainda maiores. Arriscava até a dizer que muitos estão a descobrir que já eram vitorianos há muito tempo só não o revelavam por manifesto medo de serem considerados politicamente incorrectos. Agora como descobriram que de facto somos maiores que os grandes até cai bem ser vitoriano. È muito giro também ver quer a azia quer a aflição de vários comentadores/paineleiros/jornais ao terem de sucessivamente falar do vitória por tantos factores positivos. Agora para não parecer mal até já aparece na 1ªpágina a classificação dos seis primeiros quando no início tal estava reservado aos apelidados três grandes. È triste ver as figuras da comunicação social. Havia tanto para dizer sobre tudo isto que ficaríamos por aqui dois ou três meses. Não vale a pena. Grandes somos nós. Em Tudo.
Um ABRAÇO grande.
jorge nuno folhadela

Anónimo disse...

Cara Adriana,

Gostando assim tanto de Kafka, um dia há-de acordar e constatar que a Metamorfose foi total.
O seu benfiquismo tem os dias contados...

luis cirilo disse...

Caro Saga:
Obviamente de acordo.
Cara Dri:
Que seja feliz nesta aproximação ao rumo certo.
Caro Jorge:
Este pequena revolução que o Vitória está a fazer nas mentalidades já teve antecedentes.
Recordo 1986/87,o melhor dos exemplos,aquela época de exaltação vitoriana em que demos cartas cá dentro e na própria Uefa.
O problema é que no passado não houve uma linha de crescimento continua.
Foram altos e baixos.
Mas convém não esquecer (e em Guimarães há muita amnésia...) que o crescimento e afirmação do Vitória nesses tempos foi feito contra o famoso "sistema",contra os "apitos dourados" ,contra o poder dos Loureiros na Liga,FPF e ,essencialmente,na arbitragem.Fizeram-se pequenos milagres como muito bem sabe.
Agora,apesar dos lucilios e dos paulos costa,vivem-se outros tempos.Espero que o primeiro titulo não esteja longe...

Anónimo disse...

As melhores épocas em Gumarães estão associadas à dinâmica colectiva dos vimaranenses e vitorianos.

Já nem sei se essa dinâmica espantosa é causa ou consequência dos resultados da equipa de futebol. (segundo todos os indícios, umas vezes é causa, outras é consequência)

Vem tudo isto a propósito desse rótulo espantoso da "famiglia", provocador e audacioso, mas certeiro.

Realmente vivemos uma época com alguns pontos de contacto com essa época do Marinho Peres, do Cascavel, das rádios locais em espansão, da TVR Guimarães, da TV cidade berço, onde todos os vimaranenses podiam ver as reportagens do futebol que não lhes eram mostradas na televisão do estado.

Grandes tempos esses...
éramos uma família!
Estarão de volta?