terça-feira, abril 20, 2021

Sanções

Aumenta continuamente o coro de censuras e critícas aos doze ou quinze clubes que querem transformar o futebol num negócio privado deles deitando fora mais de um século de paixão popular alicerçada naquilo que é a gloriosa incerteza do jogo e na paixão pela superação do teoricamente mais fraco ao teoricamente mais forte.
Dirigentes da FIFA e UEFA, de federações e ligas, governantes e comissão europeia são unânimes nas duras critícas à iniciativa e a eles se vão paulatinamente juntando treinadores e ex treiandores tal como jogadores e ex jogadores.
Com a notável curiosidade de alguns treinadores e jogadores estarem nos quadros dos clubes pertencentes a essa já famigerada superliga.
Naturalmente que a FIFA e a UEFA já anunciaram sanções que passam pela proibição desses clubes disputarem provas nacionais e de os seus jogadores voltarem a jogar pelas respectivas selecções em campeonatos da Europa ou mundiais o que é perfeitamente compreensível e tará certamente um enorme efeito dissuasor junto dos jogadores porque quanto aos "comerciantes" esses quererão seguir em frente.
Mas há quem defenda que essas sanções vão mais longe e comecem já pela presente edição da Liga dos Campeões através da imediata expulsão da prova de Real Madrid, Manchester City e Chelsea restando do quadro das meias finais o PSG que não aderiu à superliga.
E isso significaria a repescagem de Porto (eliminado pelo Chelsea) e Borússia Dortmund (eliminado pelo Manchester City) e a realização de um jogo entre Atalanta (eliminado pelo Real Madrid nos oitavos  de final) e Leipzig (eliminado pelo Liverpool na mesma fase da prova) para apurar o outro participante nas meias finais.
Que teriam assim uma eliminatória entre PSG e Borússia Dortmund e a outra entre Porto e vencedor do Atalanta-Leipzig.
Acho que faria todo o sentido a UEFA ir por aí.
Depois Falamos.

Sem comentários: