Agora que o governo anuncia um conjunto de boas intenções, pomposamente chamado plano ferroviário nacional, que pela primeira vez em mais de quarenta anos parece (com socialistas nunca fiando...) traduzir uma vontade clara de aumentar a rede de via férrea n~~ao deixa de ser curioso olhar para este mapa.
Que é de 1895, ou seja com a vetusta idade de cento e vinte e seis anos, e mostra que nesse tempos já tão longinquos a rede ferroviária nacional (e refiro apenas o continente porque neste mapa constam as redes ferroviárias ultramarinas) era bem maior que na actualidade!
Para o que muito contribuiram os mais de mil e seiscentos quilómetros (!!!) de linhas encerradas por sucessivos e irresponsáveis(nessa matéria) governos desde 1983 sob o falso pretexto da falta de rentabilidade de algumas delas.
O que sendo verdade em alguns casos significava para o país um prejuízo incomparavelmente menor do que o provocado pela desertificação de algumas regiôes ocasionada pela perda das suas ligações de comboio com o litoral e os grandes centros urbanos.
Parece, com as cautelas atrás enunciadas, que finalmente há um governo que quer fechar esse ciclo desgraçado de encerramento de linhas e em contrapartida aumentar a rede ferroviária asseguando que o comboio chegará, pelo menos, a todas as capitais de distrito o que é sem dúvida extremamente positivo.
Esperemos para ver.
Com a esperança que isso venha a ser uma realidade.
Depois Falamos.
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