quinta-feira, maio 07, 2020

Educação

Diz-se, e é verdade, que o vírus covid -19 ataca indiscriminadamente ricos e pobres, velhos e novos, doente es saudáveis embora existam, como é evidente, grupos em que o risco é maior do que noutros por razões que vão da idade à saúde.
Mas se o virús é "democratico", porque ataca a todos, já das multiplas consequências da sua infecção não s epode dizer o mesmo porque os meios para lhe fazer frente são muito diversos entre os que tem meio para tudo e os que não meios para nada ou quase.
O cartoon que encima este texto , um dos mais asserivos que vi sobre esta matéria, mostra bem que na Educação, em tempos de confinamento, também há diferenças significativas e que nos envergonham a todos.
Porque há alunos que em casa tem tudo, de internet a computadores e tablets, o que lhes dá um acesso pleno às aulas não presenciais e há alunos que em casa não tem nada disso e já bem contentes ficam quando tem que comer.
E isso significa uma desigualdade de meios, a todos os níveis, que cavará diferenças profundamente injustas no percurso escolar de cada um deles e que nada tem a ver com a capacidade de cada um mas apenas com os meiso que são postos ao seu dispor para a aprendizagem.
A culpa não é deste governo, nem do anterior, nem do anterior ao anterior e assim sucessivamente mas de todos os governos dos últimos cem anos que não conseguiram fazer de Portugal um país como deve ser em que o acesso à Educação (e à Saúde, e à Justiça, etc) seja de facto igual para todos sem qualquer tipo de discriminação com base no estrato económico das famílias.
Um desafio que infelizmente está por ganhar.
Depois Falamos

Sem comentários: