sábado, outubro 07, 2017

Parcialidade

Este post não é sobre os candidatos à liderança do PSD porque sobre isso não faltarão oportunidades de escrever.
É sobre a comunicação social que temos.
Que não resiste nestes momentos de disputa eleitoral num partido democrático a querer ser parte activa nos processos de escolha ao invés de se limitar ao seu papel de informar contribuindo para que quem tem de escolher-os militantes- o faça da forma mais esclarecida possível.
Nesse aspecto o grupo Impresa de Pinto Balsemão (Expresso,Visão, Sic, etc) , com a soberba e arrogância que de há muito são sua característica, quer uma vez mais decidir pelos militantes do PSD e impor o candidato que o "patrão" prefere fazendo tábua rasa do que deve ser a isenção e a imparcialidade da comunicação social.
Na semana em que se soube que Passos Coelho não será novamente candidato à liderança, e sem que nenhum potencial candidato tenha afirmado preto no branco a respectiva candidatura, a Impresa resolveu impingir ao país (e especialmente aos militantes do partido) a candidatura de Rui Rio não só como facto consumado mas já como futuro líder do PSD.
Vejam-se as capas da revista "Visão" e do jornal "Expresso" acima reproduzidas como a prova irrefutável do que a Impresa quer.
Já não é a primeira vez que a Impresa pretende influenciar as eleições internas do PSD.
E tal como no passado já falhou estrepitosamente nos seus intentos acredito que desta vez voltará a falhar.
Porque ao contrário do que os donos da Impresa pensam os militantes do PSD são senhores da sua vontade e não se deixam influenciar por barões, baronatos ou orgãos de comunicação social que fazem da parcialidade uma regra de conduta.
Depois Falamos.

P.S. Ontem vi um jornalista do JN, suponho que sub director, chamado Domingos qualquer coisa (não fixei o apelido) a comentar na RTP 3 as directas do PSD.
Dez minutos de asneiras, disparates, falsidades e uma parcialidade enorme a favor da candidatura de Rio.
Já vi este filme dos supostos fazedores de opinião a quererem condicionar eleições internas do PSD e a anunciarem vencedores antes sequer de os votos entrarem nas urnas.
Sei como acabou.
E também sei que tenho excelentes memórias disso.

10 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Cirilo, desculpe, mas Rui Rio é efectivamente o único candidato assumido...
Todos os outros, parece que fugiram com o dito cujo à seringa, se me permite a expressão. Parece-me que a única "culpa" por assim dizer desta situação não é da imprensa mas sim de um partido por quem muito pouca gente quer dar a cara e que infelizmente demonstra muito pouca vitalidade. Andam por lá a gravitar, mas na hora de assumir há pouca diversidade e pouco sangue novo. Parece que vai ter de ser Santana Lopes a assumir. É um político de que gosto, que respeito, mas nesta altura o PSD e o País precisam de novas ideias e de sangue novo.
P.S. - o Domingos é director do JN.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nenhum candidato assumiu até agora a candidatura.
Nenhum deu uma conferência de imprensa a dizer que avança e por isso estão todos em pé de igualdade por mais que jornalistas amigos plantem notícias nos jornais onde são pagos para fazerem informação isenta.
Não sei onde está em diferença de sangue novo a diferença entre Santana Lopes e Rui Rio.
É no terem um ano de diferença em termos de idade?
Ou no facto de nos ultimos anos Rio ter sido mais tempo dirigente nacional do PSD que Santana?

Anónimo disse...

Caro Dr. Cirilo, eu não escrevi que o sangue novo é o Rui Rio. Mas falta a formalidade apenas, toda a gente sabe, inclusive você.
Mas concordo consigo, o dramático disto tudo é ter o PSD Santana Lopes e Rui Rio a disputar uma liderança que devia ter "jovens turcos" a abanar o partido.
Com o CDS/PP a instalar-se cada vez mais no lugar de centro-direita historicamente ocupado pelo PSD, temo que o PSD... evapore. Neste momento não é muito mais do que um fantasma. Podem agradecer a Pedro Passos Coelho: escangalhou o partido todo. A excelente resposta da "geringonça" na governação pode dar a machadada final...

Anónimo disse...

CARO LUÍS CIRILO
ESTE SEU POST SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO:O SEU LUÍS FILIPE MENEZISMO...
DEIXE-SE DISSO ...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pedro Santana Lopes é a pessoa certa para devolver o PSD às suas origens e fazer dele um partido outra vez ganhador.
De resto acho que ter Santana e Rio a disputarem a liderança nada tem de dramático bem pelo contrário.
Dramático seriam os tais "jovens turcos" que o país não conhece de lado nenhum porque Portugal tem que ver a liderar o PSD alguém que seja conhecido e com provas dadas.
Caro Anónimo:
Você deve ser daqueles que parou no tempo.
Deixe-se você de dizer asneiras que me evita o trabalho futuro de lhe apagar os comentários.

il disse...

Caro Cirilo:
Isto é que vai uma açorda -como dizem os alentejanos.
Rio é o afilhado da dono da Impresa e por isso a publicidade é de graça :)
Rio é o que quer umas migalhas do PS para as múmias que o apoiam.

Os jovens turcos do anónimo são os que nos últimos 15 anos tem destruído o partido, por dentro. Todas as canalhadas, trafulhices e fraudes foram feitas pelas 'múmias', de que estes 'jovens turcos' foram os idiotas úteis. E agora que, em Lisboa, já não há 'tachos e panelas' os jovens turcos estão a bufar contra «o Passos», como bufaram contra «o Santana»

Como se eles soubessem fazer algo. Sendo honesta,até sabem -onde o PSD tinha 40-60% dos votos hoje tem 10%.

luis cirilo disse...

Cara il:
As coisas vão clarificar-se com a entrada de PSL na corrida.
Quanto aos "jovens turcos",alguns dos quais conheço bem, não posso estar mais de acordo consigo. No dia em que o partido lhes cair nas mãos...adeus PSD

il disse...

Caro Cirilo:
Já estive a olhar para a minha antiga bandeira, mas ainda não desalojei as pobres aranhas que há tantos anos lá se domiciliaram -ainda tinha o PAN à perna :) e o 'Tio' Pedrocas ainda não disse que sim; só ameaçou. As tropas fandangas dos PS's infiltrados é que ficaram atrapalhados.
Antes um (provedor da SCM do Porto), no domingo, na RR, já tinha o RR no poder a fazer não sei o quê. E eu que ainda nem votei!

Anónimo disse...

Adeus PSD seria com a continuidade de Passos Coelho. Vocês falam muito contra os barões mas não apoiam o sangue novo.
Se acham que é com Pedro Santana Lopes que o PSD vai sair do abismo, acho que podem começar a pensar mudar para o CDS ! Ex-primeiro ministro (bem) demitido, o tempo da liderança de Pedro Passos Coelho já passou. Volto a repetir: o PSD está e parece insistir em estar a um pequeno passo do abismo...

luis cirilo disse...

Cara il:
Agora já disse que sim.
Pode arejar a bandeira.
Quanto aos que já atiram foguetes vai ser divertido vê-los a apanharem as canas.
Caro Anónimo:
Não se preocupe. Relaxe...