sábado, outubro 28, 2017

Complicado

Amanhã o Vitória joga na Vila das Aves uma partida complicada.
Complicada, desde logo, porque a equipa está a fazer uma época muito abaixo do exigível quer na maioria das exibições quer nos resultados semeando uma profunda decepção na esmagadora maioria dos adeptos que não aceitam outro "ano zero" depois de uma época em que parecia que o Vitória poderia arrancar para um ciclo condigno com a sua História.
Mas complicada também pela simples razão de que os jogos em Vila das Aves nunca foram fáceis para o Vitória.
Recordarei três casos.
Em 1985, primeiro Aves-Vitória na divisão principal por força da primeira subida dos avenses a esse escalão, numa tarde de domingo em que muitos milhares de vitorianos rumaram às Aves (houve carros estacionados a quilómetros do estádio !) , o resultado final foi de 1-0 com o golo vitoriano a sr apontado por Paulinho Cascavel naquele que foi o seu primeiro golo oficial com a camisola vitoriana.
Em 2001 numa época que corre bem mal ao Vitória (e pior ainda ao Aves que desceu) as duas equipas encontraram-se na segunda volta em Vila das Aves com ambas a tentarem fugir aos últimos lugares da tabela classificativa.
Foi um jogo muito tenso, desagradável até, em que o Vitória acabou por vencer por três a zero com os golos a serem marcados no ultimo quarto de hora o que nada ajudou em termos de "azia" dos dirigentes e adeptos do clube da casa e que teve reflexo numa saída algo conturbada da comitiva vitoriana.
Ao tempo era secretário-geral do Vitória , estive nos balneários no fim do jogo (já depois de nos camarotes eu e outros colegas de direcção termos ouvido algumas coisas dispensáveis...) e lembro-me bem do que por lá se passou.
Em 2012 estive pela última vez no estádio do Aves acompanhando, enquanto vice presidente do clube, a equipa B que lá fora jogar para a II liga.
Outra vez um mau ambiente, outra vez as provocações ao banco do Vitória (o treinador Luiz Felipe passou o jogo a ser provocado e insultado por um sujeito que ao que parece era o director de campo e se posicionou atrás do banco vitoriano) e uma derrota por 0-1 muito com base numa arbitragem muito "caseirinha" valha-lhe Deus.
Duas coisas são certas: Uma é que o Aves nunca ganhou em jogos da primeira divisão ao Vitória.
A outra é que os jogos em Vila das Aves nunca foram fáceis mesmo quando os resultados parecem indiciar isso.
E para manter, como se deseja, a primeira regra(nunca ter perdido) é importante que treinador e jogadores se capacitem da segunda (nunca houve jogos fáceis nas Aves) porque caso contrário as coisas podem não correr nada bem.
E, face ao calendário interno e externo, as coisas amanhã tem de correr mesmo bem.
Depois Falamos

Sem comentários: