segunda-feira, outubro 16, 2017

Decisivo

Ultrapassado o primeiro compromisso na Taça de Portugal, face a um Vasco da Gama da Vidigueira que não teve naturalmente argumentos face ao maior poderio da equipa vimaranense, vem aí o segundo "mata mata" da temporada face ao Marselha.
Sendo que o primeiro foi uma supertaça ingloriamente perdida.
Entendendo-se" mata mata", na boa acepção de Scolari, como um jogo em que apenas o triunfo interessa porque a derrota deixa o Vitória fora da Liga Europa, em termos de poder passar à fase seguinte, e o empate obrigá-lo-à a ter de fazer muitas contas e depender sempre de terceiros.
E por isso há que ganhar.
O que sendo mais fácil de dizer do que de fazer é, ainda assim, algo que está ao alcance do Vitória actual (do da época passada estava de certeza...) se a equipa for rigorosa a defender e no ataque souber concretizar em golo alguma(s) da(s) oportunidade(s) que venha a conseguir criar.
Em último lugar num grupo acessível, o que apenas é explicável por uma equipa que foi preparada (?) para uma época com cinco competições de forma insuficiente e pouco responsável, o Vitória tem ainda assim argumentos para fazer frente a um Marselha longe das equipas poderosas que teve no passado mas que ainda assim segue em quarto lugar no campeonato francês.
Pede-se uma equipa bem montada, uma táctica eficaz e adequada ao adversário e às circunstâncias, o máximo rigor dos jogadores e da equipa no cumprimento do plano delineado para este jogo.
Que com as naturais precauções defensivas não pode deixar de ter uma considerável dose de ousadia ofensiva e a capacidade de saber correr riscos num jogo em que apenas o triunfo serve os nossos interesses.
Há que arriscar, há que não ter medo, há que fazer jus ao epíteto de "Conquistadores".
Porque seria muito mau que se chegasse a meio de Outubro e apenas nos restasse campeonato(onde a prestação tem sido muito abaixo do expectável) e taça de Portugal para disputar visto que uma derrota em Marselha arrumava a Liga Europa, a supertaça está perdida e a taça CTT teve um começo que não entusiasmou.
Acreditemos que Marselha pode ser um ponto de viragem.
Depois Falamos.

P.S. Quinta feira às 18.00 h na SIC.

6 comentários:

jj disse...

O mais provável é o VSC perder em Marselha.
Afinal, só conseguiu em toda a sua história uefeira uma vitória fora.

luis cirilo disse...

Caro jj:
Nada como um bracarense para estar a par da História do Vitória.
De facto é lisonjeira a admiração que há em Braga pelo nosso clube

jj disse...

O facto de ter estatísticas de outros clubes nada tem que ver com admiração por esses outros clubes, VSC em especial.
Fico sim "admirado" por ver na sua antevisão que acha normal/natural a vitória em Marselha. Dir-lhe-ei que é improvável. Basta ver as odds nos vários sites de apostas.

luis cirilo disse...

Caro jj:
Acho o triunfo em Marselha bastante difícil de ser conseguido.
Mas temos de ter esperança

jj disse...

Para que fique claro, em provas europeias, quero sempre que as equipas portuguesas ganhem ou pontuem, pois isso afeta o ranking português e tem implicações no número de clubes que participam na UEFA. Para o ano, só teremos duas equipas na Champions, pois, nos últimos anos, o desempenho dos clubes portugueses tem vindo a ser superado pelos russos e franceses. Nesta particular, o SCBraga tem sido um dos clubes que mais tem contribuído para equilibrar a balança, com muitas participações meritórias na UEFA. Isso reflete-se no facto de ter sido o 3.º clube português melhor colocado no ranking europeu em 2016/17:
http://www.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/season=2017/index.html

Todos os restantes clubes, com excepão dos 3 eucaliptos, têm tido prestações meramente decorativas na UEFA. Vão, às vezes, à fase de grupos, mas ficam invariavelmente nos dois últimos lugares (sem acesso à fase seguinte). Falo de V. Guimarães, Estoril, Académica, Nacional, Marítimo, Belenenses, Rio Ave, Paços de Ferreira. A única excepção é o Boavista que em 2001/02 acabou em 2.º lugar no grupo em que estava inserido da Champions League.
O SCBraga tem 8 participações em fases de grupos, nas quais em 6 vezes conseguiu o apuramento para a fase seguinte (ou para a Liga Europa, jogando na Champions). Falta ainda ver se este ano consegue o 7.º apuramento (na sua 9.ª participação). Há 2 anos, num grupo onde estava precisamente o Marselha, terminou mesmo em 1.º lugar, depois de conquistar 13 pontos.

P.S. Se calhar, vai dizer agora que tenho admiração pelo Nacional, Rio Ave e Paços...

luis cirilo disse...

Caro jj:
Mas devia ter. São clube simpáticos e que merecem ser apoiados.