segunda-feira, outubro 30, 2017

O Nosso 14

Era um jogo "manhoso".
Em que o triunfo seria encarado como obrigatório,pese embora a época muito abaixo do normal que o clube está a fazer, mas um empate e por maioria de razões uma derrota agravariam a crise de resultados e não só.
Felizmente verificou-se o triunfo.
Que trouxe três pontos, reforço da confiança da equipa nela própria e alguma tranquilidade face às dificuldades dos próximos jogos no plano interno e na Liga Europa.
Individualmente:
Miguel Silva: Menos trabalho do que esperaria mas registo para duas excelentes defesas a negarem claras ocasiões de golo. No resto sempre tranquilo e seguro.
Vítor Garcia: Uma primeira parte de muitas dificuldades face ao flanco esquerdo avense. Um pénalti que pareceu algo ingénuo e uma segunda parte mais tranquila.
Jubal: Um jogo sem especiais aflições em que foi resolvendo o que lhe aparecia.
Marcos Valente: Um jogo tranquilo.
Konan: Ainda longe do que já se lhe viu mas denotando alguma evolução em termos fisícos.
Rafael Miranda: Um jogo intenso face ao bom meio campo adversário. Deu ideia de estar num bom momento em termos físicos o que poderá ser muito importante para os próximos jogos dado ser o médio defensivo com melhores pés de todo o plantel.
Célis: Muita raça, muita combatividade mas com a bola nos pés esteve em nível apenas discreto.
Tallo: Um mistério porque nunca se percebeu qual a sua verdadeira função em campo. Pareceu destinado a jogar entre linhas no apoio ao ataque mas apenas evidenciou muita entrega porque quanto a discernimento não esteve nada bem.
Héldon: Concluída a pré temporada, que tal como outros fez fora de horas, tem vindo a assumir cada vez mais importância na equipa e começa a deixar pena que seja emprestado. Um golo, uma assistência espectacular e várias jogadas de bom nível.
Rafael Martins: Está de volta o goleador que se conhecia de épocas passadas. Quarto jogo seguido a marcar, boas movimentações e uma entrega ao jogo simplesmente extraordinária. Agora que obteve do treinador a continuidade na aposta tem correspondido em pleno.
Raphinha: É o talento mais exuberante da equipa e tem exprimido isso em golos e nalgumas,nem todas, exibições. Em Vila das Aves marcou cedo mas depois enveredou por uma exibição poupadinha.
Foram suplentes utilizados:
Hurtado:  Ajudou a circular a bola quando importava manter o resultado
Francisco Ramos:  Rendeu Héldon mas não teve tempo para intervir no jogo
João Aurélio:  Entrou para "queimar" tempo
Não foram utilizados:
Miguel Oliveira, Moreno, Wakaso e Texeira.

Melhor em campo: Rafael Martins

Conquistados os três pontos com base numa exibição apenas aceitável, em que a equipa soube ser mais concretizadora mas foi dominada pelo adversário durante largos períodos de tempo, vai o Vitória agora entrar num ciclo de equipas mais difíceis.
Marselha, Benfica, Rio Ave e Vitória FC.
E deste jogo de Vila das Aves  a conclusão mais positiva que se pode tirar prende-se com o empenho e profissionalismo dos jogadores que foram inexcedíveis, porque os problemas de fundo, esses, continuam lá.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

- laterais: Vitor Garcia precisa de concorrência, alguém jovem com potencial ou então um titular de caras. Muitos espaços, muitas bolas nas costas. Konan: irreconhecível, precisamos urgentemente que se reencontre.
- centrais continuam a ser um ponto fraco. Sem Pedrão é navegar à vista. Valente menos mal, mas Jubal...
- médios: acima de tudo não jogou Wakaso. É um bom jogador, certamente um profissional que deixa tudo em campo, mas não me parece que vá encaixar no estilo de jogo e na equipa do Vitória. Pode fazer jeito em alguns jogos, mas a fórmula de ontem é a mais acertada: Rafael Miranda e Celis, e isso notou-se bastante
- Tallo fez (ou seria para fazer) de Hurtado. Nota-se poder físico e técnica, mas é mais uma incógnita potenciada pela falta de pré-época. Lá para Dezembro saberemos se serve... ou não. Numa altura em que Hurtado está muito em baixo, muito por força dos compromissos do Perú, pode ser alternativa. Não comprometeu, não perdeu bolas perigosas
- ataque: com o aparente acerto de Rafael Martins, Raphinha e Heldon estão a subir de rendimento. Se o mercado de Janeiro não estragar a tripla...

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
De uma forma geral estou de acordo com a sua análise.
Apenas discordo quanto a Tallo que não me parece talhado para jogar naquela posição.
Para mim a alternativa a Hurtado deve ser uma aposta em Kiko.
Quanto a Janeiro...