quinta-feira, abril 18, 2013

Terceira Final


Foto: www.abola.pt
Coroando um ano absolutamente histórico em termos de carreiras nas Taças de Portugal, das diversas modalidades que são praticadas no clube ,o Vitória alcançou hoje a sua terceira presença numa final conseguindo no futebol o que já conseguira no basquetebol e no voleibol.
Foi um percurso altamente meritório, pontuado de muito sofrimento como naqueles emotivos desempates por grandes penalidades no Bonfim e nos Barreiros, e que teve na eliminação do Braga o seu ponto mais alto até á final do Jamor.
Hoje, frente ao Belenenses, e confortado pelo excelente resultado trazido do Restelo o Vitória limitou-se a gerir o jogo e a eliminatória que se duvidas houvesse ficou definitivamente sentenciada com o golo de Marco Matias á passagem do primeiro quarto de hora do jogo.
Perante um adversário que joga na II liga mas já é de primeira, quer porque subiu quer pelo futebol praticado, o Vitória não fez uma exibição brilhante mas fez um jogo inteligente ao ritmo que quis e deixou o Belenenses ter um ascendente durante largos períodos da partida que em nada resultou quer pela falta de pontaria dos seus jogadores quer pela habitual segurança de Douglas.
Creio que esta jovem equipa e os seus técnicos bem merecem esta presença na final de uma prova com o prestigio e a História da Taça de Portugal ,onde o Vitória marcará presença pela sexta vez , e que fica a marcar uma época de profundas transformações no clube e no próprio grupo de jogadores profissionais.
Mas agora é tempo de festejar.
E creio que os vitorianos do concelho de Guimarães, os vitorianos que residem noutros pontos de Portugal e os muitos que estão espalhados pelo mundo bem merecem esta alegria de verem o seu clube no Jamor e já apurado para a liga Europa da próxima temporada.
Da final se tratará noutra oportunidade.
Depois Falamos

17 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Com esta, será a minha 3ª presença numa final e, só espero que o velho ditado do "ás três tem vez" se cumpra. Será curioso, ou não!?, ouvir as opiniões dos "jornaleiros" que, na passada semana, diziam que o braga já merecia ganhar um título. Lanço, desde já, um apelo à nossa direcção para que, desta vez, tenha o bom senso de priviligiar os detentores de lugar anual, na venda de bilhetes para a final. Acho que é o minimo que podem fazer para quem faz um "sacrifio" enorme para ter, como eu, 4 cadeiras no estádio.

ar disse...

Mais uma final, a sexta! mais uma vez nao somos favoritos,mas no futebol ja se viu muita coisa, que de certezas afinal houve surpresas!
Mais uma festa branca no jamor,mais uma participaçao na liga europa,mas as minhas palavras tem um tanto de tristeza no fundo, pois ainda estou abalado pelas noticias dos valores das transferencias do tiago e do Ricardo e à hora que estou a escrever o presidente ainda nao falou sobre os valores em causa!
Assim nunca conseguiremos resolver o passivo mas sim tapar uns buracos e daqui a tres anos estamos na mesma! Boa gestão é resolver em definitivo e nao remendar até às eleições! E por esta mentalidade e incompetencia que o nosso país está como está!
E lembre-se presidente que assistencia no Afonso Henriques ontem nao foi nada de especial!
Apostem,segurem,e se necessário vendam, mas por preço justo!
VITORIA SEMPRE.

Desiludido disse...

Quero daqui endereçar desde já a toda a gente (Direcção, Equipa Técnica, Jogadores, Massa Adepta, Cidade, enfim toda a gente envolvida neste grande Clube) os meus parabéns e uma palavra de agradecimento por esta alegria de uma equipa que nos orgulha e muito, como há já muitos anos não tínhamos, esta equipa dá tudo pelo nosso Vitória e por isso não necessitamos de Ronaldos nem Messis porque, como tenho por hábito dizer aos adeptos de outros clubes, nós somos Adeptos do Vitória e não das vitórias, está aí o nosso ADN e a nossa diferença. Portanto temos nós Adeptos de também dar tudo por esta equipa. Gostaria apenas que a festa fosse 10x maior na final pois era sinal que tínhamos finalmente ganho um troféu de relevo para o nosso Clube. E se há épocas em que esse triunfo seria justo essa época seria sem dúvida esta. Por outro lado acho que esta vitória não deve branquear nem adormecer-nos relativamente à tremenda desilusão das transferências de Ricardo e Tiago para o FCP. O Presidente finalmente falou e confirmou o negócio e apesar de não confirmar valores, acredito que infelizmente os falados estejam próximos da verdade pois não o desmentiu categoricamente. Por esse motivo e por esta enorme negligência a meu ver no negócio destes 2 jogadores, só me ocorre que o compromisso assumido possa ter sido patrocinado por muita FRUTA à mistura (outros meios não financeiros), e quem sabe algo mais... pois ninguém no seu perfeito juízo e nos moldes falados, não lembraria nem ao diabo avançar com o negócio, ainda por cima com outros clubes extremamente interessados e dispostos a subir a parada... Assim seremos sempre o Vitória do sufoco e a formação em que apostamos servirá para tornar os nossos adversários mais fortes porque nós desta forma não ganhamos nada com isso. Sinto-me profundamente revoltado e desiludido... Tenho ainda uma grande esperança que haja uma boa explicação para o facto e que o Presidente explique e clarifique urgentemente esta operação aos associados, pois a transparência exerce-se não é só para apregoar...
VIVA o VITÓRIA!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez vou estar no Jamor com o meu Vitória. Sei que é uma final e contra o benfica, uma equipa com 80 milhões de orçamento. Como os orçamentos não ganham jogos, tenho esperança de ganhar a taça. Gostava que o meu Vitória não voltasse a fazer o papel dos "cabeçudos", porque ainda não tive o privilégio de ver o Vitória ganhar uma final e erguer uma Taça. Quer queiram, quer não, para mim não me basta participar numa final no jamor e ir com o farnel para as matas e comer a sande de panado. Quero mesmo é ganhar a taça, nem que tivesse que passar fome e não ter de abandonar a equipa a 30 m do final do jogo com meia dúzia de golos encaixados. Não me conformo com a venda do Ricardo e do Tiago Rodrigues por 2 milhões, quando são jogadores que no futuro vão valer 20 milhões os dois e ainda por cima vendidos/oferecidos ao Porto e ao Pinto da Costa, que tanto nos têm tratado bem. Onde estão os investidores de milhões no Vitória que o Júlio Mendes e o Luis Cirilo diziam ter na campanha eleitoral? Agora vendemos com a corda na garganta, para ter dinheiro para pagar os salários em atraso e outras dívidas. Daqui a 1 ano estamos na mesma, e lá vamos nós vender mais 2/3 miúdos a saldo para os sanguessugas tipo Pinto da Costa . Nesse aspeto admiro o presidente do povoado vizinho, em que ali se vendem jogadores a bom preço e pelo preço justo. Só o Lima um jogador com 29 anos rendeu-lhes 4,5 milhões. O Silvio 7 milhões. O Pizzi 11 milhões. O J.Pereira 3 milhões. E nós? Claro que eles assim podem ter bons jogadores e boas equipas. A festa foi mesmo bonita pelos miúdos que a mereceram, mas temo que mais uma vez vamos sair do Jamor vergados por uma pesada derrota, mas como eu acredito na vontade deles, pode ser que os deuses estejam do nosso lado, como nas eliminatórias com o Maritimo, Setúbal e Braga. FORÇA MIÚDOS E FORÇA VITÓRIA!

Desiludido disse...

Completamente de acordo com o anónimo...

O caso mais gritante é de facto esse Pizzi (11 milhões) - Ricardo + Tiago (2 milhões) - ponderem bem as diferenças e comentem se conseguirem...

ar disse...

O meu comentário será esperar para ouvir o presidente e ver a capacidade e qualidade de negociaçao! Será um Antonio Salvador que apesar de inculto é um excelente negociador, ou um Inculto e pessimo negociador e gestor desportivo como um tal Emilio Macedo que passou por aqui?

luis cirilo disse...

Caro José Paulo:
Será a minha quarta final. Comecei em 1976 naquela roubalheira nas Antas face ao Boavista. Estou farto de vir de mãos a abanar.
Caro ar:
Uma final é um jogo muito especial em que nem sempre o mais forte vence. Eu acredito que esta malta ainda nos vai dar mais uma grande alegria.
Quanto ao resto...concordo.
Caro Desiludido:
São parabéns mais que merecidos a um grupo que tem superado todas as expectativas. Quanto ás transferências também aguardo por explicações cabais. Na Ag do clube e na AG da SAD.
Caro Anónimo:
O essencial é ganhar e é nisso que temos de estar concentrados. Quanto ao resto é verdade, e assumo-o no que me toca, que na campanha eleitoral também falei nos investidores embora a minha área de actuação fosse a desportiva e não a financeira. Quando se está na defesa de um programa temos de o assumir por completo meso naquelas partes que não são da nossa responsabilidade.
Naturalmente que comparando os valores destas transferências com os encaixes que o SCB tem feito só podemos ficar...inquietos.
Caro Desiludido:
Eu não consigo. Pelo menos enquanto não conhecer todos os detalhes do negócio

Anónimo disse...

Caro "ar". A assistência ontem não foi grande coisa porque pagava-se para entrar no estádio e como deve compreender os sócios não andam a nadar em dinheiro e com a crise, há coisas mais importantes que um jogo de futebol. E depois do jogo da 1ª mão ter ficado 0-2, pior ainda. Sei que atravessamos um período mau a nível financeiro, mas o presidente devia ter aberto as portas aos sócios e adeptos do Vitória, assim como faz o presidente do nosso clube rival e vizinho. Os sócios não têm culpa do estado financeiro do clube, nem para isso contribuiram. Para mim é de muito mau gosto quererem ultrapassar a crise sacrificando os sócios, já parece o atual governo do Passos Coelho. Como aqui diz um vitoriano, onde estão os milhões prometidos dos investidores na propaganda eleitoral? Acho que os nossos vizinhos fazem bem em abrir as portas aos sócios e adeptos, que com esta crise, o dinheiro não pode faltar para pôr pão na mesa. Agora vende ou oferece dois jogadores por 2 milhões e depois vem pedir o sacrifico dos sócios com memoriais, ações da SAD, operação paixão, etc. Já que mora em Braga, que vá pedir ao Salvador a cartilha de fazer bons negócios e que abra os olhos. A sorte dele é que dentro das limitações, os resultados têm ajudado, porque os sócios começam a ficar fartos de má gestão. então a equipa B está uma desgraça, em último lugar e a 8 pontos da salvação, que para mim não vai haver. Vai ser mais uma vergonha para os vitorianos, outra descida de divisão. E agora dia 26 de Maio lá vamos nós de sande e garrafão todos contentes defrontar um Golias e que na pior das hipóteses vamos voltar a ser goleados. Acham possível vencer uma equipa de 80 milhões de orçamento? com os árbitros a seu favor? Não vou porque não vou fazer o papel do cabeçudo, aliás estou farto. Temos seis finais e seis derrotas e só contra o Boavista foi injusta e um roubo. HAJA BOM SENSO!!!!

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

O presidente não podia abrir as portas aos sócios porque isso em jogos de taça de Portugal não é permitido. Convém não esquecer que a receita deste jogo, como a do Restelo, é a dividir pelos clubes e pela FPF.
É verdade que as pessoas não tem dinheiro e o futebol não é bem de primeira necessidade. Mas,sinceramente, pagar 5 € para ver o Vitória para a final da taça de Portugal não me parece exagero nenhum.
Quanto ao resto discordo do que dz.Nem os sócios do Vitória são de sande e garrafão nem orçamentos ganham jogos.
Mas pensando assim faz bem em não ir. Só não percebi qual a sua alternativa de bom senso. Faltar ao jogo?
Desculpe que lhe diga mas de vitoriano tem pouco.
P.S. Já agora informo-o que esta é a sexta final e não a sétima como se depreende do seu texto

Anónimo disse...

15.000 ALMAS E´ POUCO? COMPAREM COM O OUTRO JOGO NA SEGUNDA FEIRA DO CLUBE DA POPULAÇA. VIVA O VITORIA.

ar disse...

Sinceramente continuo acreditar que nao foi uma assistencia de encher o olho,um jogo que nos permitia mais uma final no jamor e por conseguinte a qualificaçao para a liga europa, 14.000 pessoas acho muito pouco!
Razões? cada associado terá as suas e temos que compreender e aceitar. Problemas financeiros?eliminatória praticamente ganha com 0-2?, desanimo pelas noticias dos valores das transferencias do tiago e ricardo?Jogo á semana? cada um tem a sua!
Agora essa da sande e do garrafão sinceramente nao entendi e acho que o anonimo nao deve ter ido a nenhuma final!Meu caro uma final, um só jogo temos sempre algumas hipoteses, mas a festa essa ninguem nos tira. o dia da taça é sempre especial! Se voçê está com esse espirito então, não deve fazer a viagem!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Atendendo ás condicionantes foi uma assistência bem boa.
Caro ar:
Vivemos tempos dificeis. Não duvido que hã meia duzia de anos,talvez menos, teriamos mais de 20.000 espectadores.
Quanto ao anónimo estamos de acordo. Se é vitoriano nunca foi a uma final

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, não tem postado nada sobre a equipa B. Será que já não acredita no projeto? Acha que a nossa classificação atual é justa? Parece que também só tem olhos para a equipa A. Quanto à sande e garrafão concordo com o sócio, porque de que adianta ir para a festa e perder uma final. Para mim matar a sede e a fome com a sande não chega, não gosto de fazer o papel dos cabeçudos numa final. Os outros ganham finais e nós nada. Já chega de jogar finais e ficar de mãos a abanar. Se gostam só da festa, divirtam-se nas Gualterianas e esqueçam o Vitória e o futebol.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Creio que a sua apreciação não é justa porque tenho escrito bastante sobre a equipa B. E claro que continuo a acreditar no projecto tal como foi delineado,ou seja, aposta clara na formação e no futebolista português.
Quanto ao resto estamos de acordo. Eu da final só me interessa ganhar.Quero lá saber de piqueniques e afins. Aliás se dependesse de mim a final nem era no Jamor.

Hugo Vilas Boas disse...

http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=52238

Desporto 23-04-2013
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Espero que a direcção do Vitória SC esteja atenta e não permita acontecer novamente o sucedido na final da Taça de Portugal de 2011 entre o “Vitória SC x FC Porto”, onde na bancada reservada ao Vitória SC, ou seja, na Bancada Norte, mais concretamente na Zona 1 dessa mesma bancada (bilhetes a 10€), estavam colocados 1000 a 2000 adeptos afectos ao FC Porto, no canto da mesma. Como foi possível…??? Bilhetes da Associação de Futebol de Porto?, da Associação de Futebol de Braga?, da Federação Portuguesa de Futebol? com a pouca segurança existente a separar os adeptos dos dois clubes, poderiam ter acontecido incidentes gravíssimos, o que se suceder novamente nesta final conta o Vermelhos de Lisboa (chamemos-lhes assim, uma vez que toa a comunicação social nos trata por Guimarães), as probabilidades de haver incidentes é muito maior (ou a arrogância, provocação, e falta de respeito dos adeptos desse clube de Lisboa para com os outros, não fosse já sobejamente conhecida), e claro está o castigo será depois aplicado ao Vitória SC, pois logo vão afirmar que os incidentes (a ocorrerem), foram na zona do Vitória SC, independentemente de quem começou ou não os possíveis incidentes.

A direcção do Vitória SC têm de estar alerta e não permitir que isto suceda novamente, e não venham depois com a conversa que assume as suas responsabilidades tal como sucedeu com o jogo entre Vitória SC B x Sporting CB B. Depois do mal estar feito, já nada o corrige, no máximo apenas se consegue atenuar, mas os propósitos dos adversários do nosso Vitória SC já atingidos.

Quanto aos referidos regulamentos sobre os bilhetes a que cada clube tem direito, acho que a nossa direcção também deveria mostrar a indignação que os sócios do Vitória SC sentem ao ler os mesmos:
“A Associação de Futebol de Lisboa terá direito a mais 5 por cento da lotação, uma vez que o Estádio do Jamor encontra-se sobre a sua alçada. Os restantes 25 por cento serão comercializados directamente pela Federação Portuguesa de Futebol. “
Como é possível nada dizerem a este respeito, pois para além de o adversário ter a vantagem de jogar praticamente em casa, a sua Associação ainda têm direito a mais bilhetes??? E a Federação fica com 25% da totalidade dos bilhetes??? Um absurdo, mas como sempre, quem nos deve defender nada diz e acata todas estas e outras situações com a maior das benevolências e conivências.

Os adeptos do Vitória SC não querem apenas ia ao Jamor participar na festa, queremos FAZER A FESTA e para isso temos (a direcção do Vitória SC) de começar a lutar, antes e durante do início da partida, para no fim conquistar a TAÇA DE PORTUGAL.

Viva o Vitória Sport Clube…!!!

luis cirilo disse...

Caro Hugo Vilas Boas:
Conssidero as suas preocupações perfeitamente pertinentes e espero que o Vitória esteja muito atento ao assunto para não fazermos figura de anjinhos.
Quanto ao resto vamos ao Jamor para ganhar não para participar em festas.