sexta-feira, abril 12, 2013

Puzzle

Este puzzle, à venda nas lojas do Vitória (publicidade de borla), é muito giro mas não é a ele que nos referimos neste post ao contrário do que o titulo podia fazer supor.
É outro puzzle, o da completa percepção de muito do que aconteceu no futebol do clube no ultimo ano, que vamos tratar neste e noutros artigos.
Quando a actual direcção, de que fiz parte entre 10 de Abril de 2012(tomada de posse) e 7 de Dezembro de 2012 (data em que formalizei a minha demissão), tomou posse teve de tomar decisões em muitas áreas e no futebol também,
Renovar com Rui Vitória, contratar um treinador para a equipa B e reestruturar o departamento de formação eram as grandes prioridades.
O primeiro objectivo foi fácil de conseguir dada a vontade comum das partes.
No segundo, pese embora as muitas pressões, cunhas e sugestões noutros sentidos, prevaleceu aquela que era a única opção(pelo menos para mim) e foi contratado Luiz Felipe.
No terceiro caso e convidada uma nova direcção para o departamento, liderada por Rui Leite, foi por ela iniciada a reestruturação com meu pleno conhecimento e apoio.
No âmbito dessa reestruturação, que levou inclusive a profunda remodelação do corpo técnico, decidiram os directores convidar o então treinador dos juniores, Armando Evangelista, para desempenhar funções mais abrangentes no departamento de formação com o consequente aumento de responsabilidades atribuídas.
Segundo informações que me foram dando o referido técnico terá começado por mostrar entusiasmo pelo convite mas depois foi protelando o "preto no branco" por estar simultâneamente em negociações com o Chaves e o Vizela.
Para além de "alguém" dentro do Vitória lhe ter garantido um lugar bem mais apetecível como treinador da equipa B.
Naturalmente que sendo o presidente Julio Mendes e eu próprio as únicas pessoas com legitimidade para formular convites desse género, e não o tendo nenhum de nós feito, prontamente garanti aos directores da formação que o técnico não seria em circunstância alguma responsável pela equipa B e que ou aceitava de imediato o lugar para que fora convidado ou podia ir tratar da vida para outro lado.
Da conversa final entre os responsáveis da formação e Armando Evangelista este terá recusado o cargo para que fora convidado preferindo,palavras suas, esperar pelo tal lugar que lhe fora garantido.
Uma opção legitima, e que não critico (ele, como qualquer um de nós,é livre de acreditar em quem quiser),mas que levou a que o departamento de formação tivesse optado por outras soluções.
E o técnico, naturalmente cansado de esperar por uma promessa que não podia ser cumprida e com umas ameaças de processo judicial ao Vitória (por salários em atraso)pelo meio,acabou por assinar pelo Vizela.
O que não obstou a que fosse presença assidua nos jogos da equipa B do Vitória!
Acontece que depois da demissão de Luiz Felipe na sequência da atribulada vida do Vitória B nos últimos meses, que será objecto de uma próxima peça do puzzle, o Vitória convida para o seu lugar...Armando Evangelista.
O tal a quem "alguém" garantira o lugar largos meses atrás.
Não há coincidências!
E a partir daqui, desta prova insofismável(e é apenas mais uma...) de que havia um vice presidente para a área desportiva mas nas suas costas se verificavam constantes intromissões no futebol, tenho toda a legitimidade para fazer uma leitura muito diferente do que foi a minha passagem pelos actuais orgãos sociais do clube em relação à que fiz quando entendi demitir-me.
O Puzzle continua ...
Depois Falamos

P.S. O facto de o novo treinador da equipa B ter apenas o II nível, o que o impossibilita de oficialmente orientar equipas das Ligas profissionais, já nem para nota de rodapé de tudo isto serve!

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo. Este Evangelista a mim nunca me enganou e agora como prémio do seu comportamento anterior, vai orientar a equipa B, mas penso que já a pensar na IIª B, que vai ser o nosso caminho futuro. Como há inteligentes que não se importam que a equipa desça, lá vamos nós dar um rebuçado aos nossos adversários para nos "xingarem". Aguardo pelo seu próximo puzzle!

Anónimo disse...

Zangam-se as comadres.....

Francisco Guise disse...

Caro Cirilo,

Não me querendo intrometer no teu pensamento, quanto à elaboração das peças do puzzle, tinha aqui uma sugestão para uma delas.

Seria a do Vice-Presidente que nas costas do Presidente encontrou um investidor. O título até poderia ser algo do género:
"A entaladela" ou então "A História do Presidente que obedece ao Vice".

Isto é que vai ser bonito...

Um abraço

Francisco Guise

Alberto Pires disse...

devo dizer que não fico grandemente surpreendido com o que leio. De há muito que ouvia dizer que havia gente no clube ansiosa por tirar o tapete ao luis cirilo e a seguir aqueles que com ele estavam mais conotados como era o caso do luis filipe mas não só.
é evidente que o treinador fez um excelente trabalho e estaria hoje em lugares tranquilos da classificação se não fosse a saída dos principais jogadores para a equipa A e o caos em que se transformou a B sempre sem saber com que jogadores podia contar. por outro lado não duvido que o rui vitória agora tão idolatrado por alguns apenas quis saber da sua vida e da sua equipa e depois de usar a B quanto precisou deixou-a cair. o mister rui vitória tem feito grande trabalho e gosto dele mas a verdade é que foi pouco solidário com o luis filipe que muito o ajudou. claro que a decisão do presidente de não substituir na direcção o luis cirilo só podia dar nisto porque ele não tem tempo para tudo nem percebe grande coisa de futebol. a mim o que me aborrrece maais é ter percebido que continua a haver gente que se mexe na sombra em prol de interesses que não são certamente do clube. quando terá o Vitória uma direcção como merece? se é que ainda vale a pena porque com SAD o clube deixa de contar grande coisa.

Vanda Menezes disse...

fiquei muito triste com a saída do senhor luis filipe. é pai de uma amiga minha e ela sempre me disse o quanto o pai adora e vive o nosso clube.
ele não tem culpa da queda abrupta da equipa porque tiraram-lhe os melhores jogadores para a equipa A e os que lhe cederam eram os mais fraquinhos da equipa principal na maior parte dos casos.
enquanto ele teve os jogadores todos nós jogavamos bem e os sócios andavam todos satisfeitos com a equipa dos miudos como lhe chamavam.
espero que o futuro faça justiça e o senhor luis filipe ainda volte ao Vitória.

Anónimo disse...

Sendo o Vitória a potência que é a nível do futebol nacional de formação, não admira as teias de influências que se tecem em seu redor.
Por isso nada desta história me admira.
Só não posso é concordar com a pretensa falta de solidariedade de Rui Vitória.

Sendo verdade que foi graças ao ritmo competitivo que tinham os reforços da B que foram utilizados na primeira equipa, também é verdade que é mesmo para isso que a equipa B serve.
Por outro lado, também é verdade que alguns dos melhores elementos da equipa principal têm servido a equipa "B", desdo Barrientos, Ricardo, Matias, Olímpio, etc.

Por isso parece-me injusto estar a deitar Rui Vitória para dentro desta caldeirada

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Continuo a acreditar que a equipa B ainda s epode manter. Até porque detesto motivos para que se riam de nós.
Caro Anónimo:
Eu não estou zangado com ninguém.
Caro Francisco:
Se há coisa em que ainda acredito em termos de direcção é na honestidade e boas intenções do presidente. E por isso creio que ele saberá gerir este novo contexto. Que não será fácil isso concordo contigo.
Caro Alberto:
Creio que aquilo que mais importa no plano individual é ter a consciência tranquila. E a minha está. Enquanto estive em funções, cometendo erros e lasos seguramente,dei o melhor de mim na defesa do nosso clube. COmo estou certo que o Luiz Felipe fez e como nós muitas outras pessoas. Quanto ao resto a verdade é como o azeite. Vem ao de cima mais cedo ou mais tarde.
Cara Vanda:
Limito-me a estar inteiramente de acordo consigo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não vejo no texto nenhuma acusação de falta de solidariedade a Rui Vitória.
Mas não nos enganemos a nós próprios: Olimpio jogou seis minutos pela B (parece-me pouco tempo para uma ajuda eficaz), Ricardo um jogo, Barrientos mais alguma coisa e Marco Matias é o unico desses que de facto deu algum contributo. Naturalmente que a B existe para apoiar a A. Mas´essa é a exactamente a razão pela qual se devem fazer todos os esforços para evitar a sua descida. Porque jogar no escalão abaixo da II liga é bem diferente de jogar nesta

anónimo das 10:40 disse...

caro Luis Cirilo, os comentários que fiz não se referiam só ao seu, mas também aos dos comentadores anteriores.

Anónimo disse...

hoje no fim do jogo lembrei-me bem deste artigo. Quando vi um vice presidente do clube entrar pelo campo dentro aos abraços aos jogadores coisa que nunca o vi fazer nos tempos do luís filipe. receio muito que o nosso Vitória esteja numa situação impensável ao longo de nove décadas de história. Afinal a SAD parece equivaler a uma privatização.

JMF

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo. Gostou da vitória do "clube do quase" e do "treinador do quase" na final da Taça da Liga? Parece que faturaram mais um subsídio da câmara no valor de 1 milhão. Parabéns para nós e boa sorte para o Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
As pessoas são livres de terem as suas opiniões.
Caro JMF:
Cada um tem a sua forma de expressar as suas alegrias. Eu fui vice presidente para a área desportiva e nunca quis ir para o banco assistir aos jogos porque entendo que o lugar da direcção não é aí.
Quanto á privatização a verdade é que as acções estavam no mercado. Comprou quem quis ou quem pôde.
Caro Anónimo:
Ganharam com mérito e sem favores dos árbitros o que é sempre de louvar.

Anónimo disse...

Boa Noite,

Acompanho o seu blog à vários anos porque e apesar de nem sempre concordar consigo gostar do que escreve... consigo aprender qualquer coisa. é a primeira vez que comento, e não o poderia de deixar fazer porque me parece a mim que este seu post o coloca a si em cheque. não estou a fazer juízo de valores, só estou, presumo eu, a constatar um facto. apesar de o sr. não o dizer explicitamente, parece-me a mim que a sua saída do Vitória se deveu a outros fatores que não aqueles que o sr. disse que era, e a ser assim, a par de o sr. não se ter candidatado é uma situação que o sr. como Vitoriano que é ouvido pelas massas deveria ter feito. com a mesma frontalidade que o sr. faz os mais variadíssimos posts sobre a mais diversas matéria, o sr. tinha a obrigação das duas uma, ou dizer aquando da sua saída as verdadeiras razões ou calar-se para sempre.
o meu muito obrigado pela partilha da sua opinião sobre variadíssimos assuntos.

Rafael

luis cirilo disse...

Caro Rafael:
Agradeço a sua opinião.
Como sabe com o passar do tempo vai-se recolhendo informação sobre um conjunto de factores a que por vezes não se deu a devida e atempada importância. de resto sei bem a responsabilidade que tenho no passado e no presente do clube e nunca a esquecerei. Por isso falarei quando tiver de falar e estarei calado quando entender que é a melhor opção para o clube.