sexta-feira, abril 19, 2013

Super Heróis

A dimensão global que o futebol atingiu e os fenómenos de massas a ele associados, que já vão muito para lá da simples paixão por um clube, levam a que as poderosas máquinas de propaganda que estão por detrás de jogadores, treinadores e clubes não olhem a meios para promoverem os seus "produtos" e extrair deles os máximos beneficios possíveis.
Para isso nada melhor que, para além do talento de cada um, exista uma rivalidade exacerbada entre clubes e se possível entre jogadores para que os "estímulos" aos adeptos sejam consequentes e gerem apetências de comprar para lá do razoável.
É mais ou menos pacifico considerar que Barcelona e Real Madrid protagonizam uma das mais célebres rivalidades a nível mundial dada a dimensão e palmarés dos dois clubes e o peso do futebol espanhol no contexto do futebol europeu.
Quando se dá a feliz coincidência, especialmente para essas máquinas de fazer dinheiro,daqueles que são sem discussão os dois melhores futebolistas da actualidade estarem divididos entre esses dois clubes é uma infalibilidade que há muito dinheiro a ganhar para todos os envolvidos.
Ronaldo e Messi, dois excepcionais futebolistas, vem protagonizando nos últimos anos um "duelo" particular em termos de golos, titulos, prémios e palmarés que já permitiu a ambos pulverizarem uma série de recordes da liga espanhola e "ameaçarem" continuar a fazê-lo por mais alguns anos.
Por isso esta imagem dos dois fantasiados de super heróis (Ronaldo/Super Homem e Messi/Homem Aranha)além de ter alguma coisa a ver com as caracteristicas físicas e a forma de jogar de cada um deles versus "poderes" desses "super heróis" tem também outro simbolismo:
É que de facto Ronaldo e Messi precisam mesmo de ser uns "super heróis" para aguentarem todas as nuances de uma rivalidade alimentada de fora para dentro (os dois jogadores não são amigos mas também não são inimigos) e ainda terem tempo para jogo após jogo continuarem a jogar um futebol fantástico que faz as delicias dos adeptos dos seus clubes e também de toda a gente que gosta desse desporto jogado ao mais alto nível.
Depois Falamos

P.S. Espero que todos os leitores entendam que este post não é mais um sobre o enfadonho assunto de quem é melhor se Ronaldo se Messi. Porque não é!

2 comentários:

freitas pereira disse...

Tendo tido a possibilidade de ver o Messi há dias em Paris ( nunca vi o Ronaldo), parece-me bem que existe uma diferença entre os dois: Messi é um "goleador" nato, como Ronaldo, mas Messi é também capaz de ser " mestre de baile" , como Xavi. Mas há um outro que tem qualidades que o põem ao nível dos dois primeiros : Iniesta. Que talento impressionante !
Os três são talvez os melhores jogadores mundiais.

Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Eu j+a tive o privilégio de ver jogar os dois sem ser na televisão.
O Ronaldo várias vezes até.
E são realmente dois predestinados.
Mas o Iniesta é também um extraordinário jogador do topo mundial