terça-feira, abril 09, 2013

Amidó Baldé

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos
Na minha passagem pelo futebol do Vitória há três jogadores em cuja contratação me empenhei de forma muito especial.
Baldé e Tiago Almeida ,que vieram no inicio da época, e Hernâni contratado na reabertura do mercado em Janeiro já depois da minha saída dos orgãos sociais.
Portugueses, jovens, avançados e com grande potencial de evolução.
Baldé, porque é dele que este post trata, já o conhecia do tempo em que jogava nos juniores do Sporting e impressionava pela capacidade física , invulgar num futebolista português,e futebolistica de que dava mostras.
Depois tinha-o perdido de vista especialmente quando saiu para Badajoz e depois Brugges.
Em Julho, fruto da saída de Edgar com grande pena da direcção e equipa técnica diga-se de passagem( e acredito que do jogador também), pôs-se a questão de encontrar um ponta de lança capaz de dar á equipa soluções diferentes das proporcionadas por Soudani que era então o único ponta de lança do plantel.
Depois de uma outra tentativa de contratação de jogadores, cujo nome não interessa para o caso, o empresário (e amigo) Jorge Pires sugeriu a contratação de Baldé que sabia com vontade de deixar o Sporting a quem pertencia o passe mas que não estava interessado na sua continuidade.
Desconfio que já estarão bem arrependidos mas...adiante.
Depois de longas negociações com o empresário Catió, e com a intervenção decisiva do presidente ,foi possível o acordo e Baldé assinou pelo Vitória.
E rapidamente ganhou o seu espaço.
Porque além das qualidades futebolisticas é um jovem extremamente profissional, humilde e fanático do trabalho.
Acredito que Amidó Baldé tem tudo para ser um jogador de topo do nosso futebol, atingir rapidamente a selecção A, e um dia não muito longínquo protagonizar mais uma grande transferência de um futebolista português para um dos grandes campeonatos da Europa.
Por isso, e dentro das compreensíveis dificuldades financeiras do clube, penso que o Vitória deve fazer tudo para renovar contrato com o jogador e mantê-lo nos seus quadros mais dois anos pelo menos.
21 anos de idade, 1,93 mt de altura, jovem,português, internacional nos escalões jovens,excelente profissional, ponta de lança e goleador.
O "cocktail" perfeito para uma transferência "explosiva"!
No tempo certo!
Depois Falamos

10 comentários:

olheiro disse...

Acho que foi uma contratação bem conseguida e espero que o VSC ganhe com ela mas já agora gostaria de saber de outra contratação esta para a Equipa B falo do defesa-esquerdo Gonçalo que todos nós bem conhecemos pela sua garra e não só mas que até á data foi pouco utilizado será por opção ou haverá algo que nós não conhecemos.

olheiro disse...

Acho que foram contratações bem conseguidas e espero que o VSC venha a ganhar com elas mas já agora gostaria de saber de outra esta para Equipa B refiro-me ao defesa-esquerdo Gonçalo que todos nós bem conhecemos e que tem sido pouco utilizado será por opção ou haverá outros motivos para que ele não jogue.

José Paulo Cardoso disse...

Completamente de acordo. Bons jogadores e com uma enorme margem de progressão. Infelizmente para nós, vitorianos, acho que não vamos conseguir segurar o Baldé por muito tempo. O que é uma pena, diga-se de passagem, porque acho-o muito mais jogador que o Edgar. Mas...a esperança é a última coisa a morrer!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
è inacreditável como se rescinde com o PRINCIPAL responsável pela boa campanha da equipe A. Só confirma a "qualidade" dos actuais "dirigentes"...
Quanto ao Baldé, tiremos o cavalinho da chuva pois tenho informações seguras que não renovará com o Vitória.È a vida, meu caro...

Anónimo disse...

Umas cabeçadas de quando em vez, uns rematitos de longe a longe, e pouco, muito pouco controle de bola, e técnica é quase zero.
Espero em breve mudar de opinião.

J.Manuel Olavo

luis cirilo disse...

Caro olheiro:
O Gonçalo,ao que sei,tem trabalhado muito bem. Também esperava que tivesse jogado mais mas ainda vai a tempo.
Caro José Paulo:
Por muito tempo não. Mas mais dois anos era bem preciso.
Caro Anónimo:
O principal responsável da boa campanha da A é Rui Vitória. mas também há muito mérito de Luiz Felipe.
Quanto ao Baldé...aguardemos.
Caro J. Manuel Olavo:
Não deve estar a falar do Baldé que joga no Vitória

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo. E postou o caro amigo aqui no inicio da época uma foto da grande união entre os técnicos da equipa A e equipa B. Penso que o Rui Vitória só olhou para o seu umbigo e prejudicou e de que maneira o trabalho do L.Filipe. Quanto ao Baldé, não renova porque o dinheiro fala mais alto e ele não abunda no Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O que posso dizer é que enquanto desempenhei funções testemunhei esse entendimento. Depois não sei. Mas admito que as coisas tenham piorado.
Relativamente ao Baldé espero que renove. Mas partilho das suas duvidas

Alberto Pires disse...

é um jogador de grande qualidade que pode ser marcante no nosso clube. tem de haver a sensates de não o vender já

luis cirilo disse...

Caro Alberto:
O ideal era renovar contrato com ele. Se não for possivel então vender pode ser a forma de fazer algum encaixe de capital