quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Pontos nos Is !

Em fim de semana de derbi a dobrar, primeiro em Braga e depois em Guimarães, deixo aqui algumas opiniões sobre a mais velha rivalidade do futebol português e uma daquelas que mais paixões (e excessos aqui e ali) e debates alimenta.
Em primeiro lugar espero que o Vitória ganhe os dois jogos.
Porque ao velho rival quer-se sempre ganhar independentemente da modalidade, do escalão ou do lugar onde se disputa o jogo.
Em segundo lugar desejo que tudo corra da melhor forma, dentro e fora das quatro linhas, para que nos dias seguintes aos jogos se discutam apenas as incidências dos mesmos.
É tempo de os encontros entre Vitória e Braga voltarem a ser apenas desafios de futebol.
Ainda assim não deixo de acrescentar uma terceira nota:
Por vezes sou acusado , especialmente por comentadores de Braga que vem a este blogue, de hostilizar continuamente o Sporting de Braga e de contribuir para a inimizade entre massas associativas.
Não é verdade.
Eu defendo o Vitória tal como os braguistas defendem o Braga e cada um fá-lo no estilo que lhe é próprio e com o "calor" que entende dar ás questões. Sei bem, até por conversas várias, que muitas dessas opiniões se baseiam na forma como no Porto Canal discutia com o meu amigo António Duarte questões relativas aos nossos clubes.
A verdade é que o fazíamos exactamente no espírito que deve presidir a uma rivalidade destas.
Dentro do campo (leia-se estúdio) dávamos o "litro" pelos nossos clubes.
Cá fora mantínhamos, e mantemos, uma saudável e cordial relação pessoal.
Agora não confundamos as coisas:
Vitória e Braga estão de relações cortadas, por iniciativa vitoriana, face a um conjunto de comportamentos desleais do actual presidente do clube bracarense.
E aí sou da, chamemos-lhe assim, "linha dura".
Enquanto o SCB tiver o actual presidente, ou este não pedir desculpa dos agravos, o Vitória deve manter com o Braga uma relação apenas institucional própria de dois clubes que se defrontam em dois campeonatos profissionais.
Nada de conversas, nada de cortesias, nada de permuta de bilhetes, nada de condições especiais seja para o que for.
Nada!
É pena que tenha de ser assim.
Mas não fomos nós que criamos o problema.
E desejando que ele se resolva o mais depressa possível, até no interesse dos adeptos de ambos os clubes, tenho a certeza que viveremos bem com ele nem que seja durante 50 anos.
Porque a honra vitoriana não se negoceia nem admite cedências a quem nos ofende.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

concordo...ha uns atras o vitoria cedeu 4000 mil bilhetes aos braga e depois na 2ªvolta nao sei que medo tinha o sr. salvador nao cumpriu o acordo e mostrou ao mundo a fibra de que é feito...tal como fotografias debaixo da porta do balneario dos arbitros etc..

portanto depois disto enquanto o braga nao der os 4000 mil bilhetes...era blhetes a 50€ euros e depois o salvador que os compre e que os ofereça juntamente com lanche e comboio...

FORÇA VITORIA!

josé duarte disse...

Mas, então, o vice vitoriano Armando Marques não acabou de pedir ao casmurro do Salvador 500 bilhetes ao preço de 10 € cada um?!

Continuamos a descer as calças, como sempre... Somos uns cagões e passamos por mais outra vergonha.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Foi isso e outras coisas. A inventona das bolas de golfe; a contratação do Douglas em cima de um jogo das meias finais da taça (felizmente ambos,ele e o jogador,tiveram o que mereciam); o dia em que se sentou ao lado de pinto da costa enquanto os vitorianos eram obrigados a entrar descalços no Dragão; e outras...
CAro José Duarte:
Também li isso no jornal.
E é claro que discordo completamente desse pedido. Mas quem está na direcção tem a legitimidade de tomar essas decisões. EU como atrás escrevi sou da "linha dura". Com este presidente do Braga não deve haver conversa.

Anónimo disse...

Vais morrer Cirilo sem ver o Vitória acima do Braga e com o A.Salvador como Presidente do SCBraga. Já agora, lembra-se de como tudo se passou com a polémica dos bilhetes? Dizem que o o Vitória cedeu, tudo bem, só que depois o SCBraga pediu um adiamento de um jogo por causa de um jogo europeu e o E.Macedo não adiou porque o M.Machado não concordou e o Salvador como retaliação, não cedeu os bilhetes acordados. Que me diz a isto? Ou sabe de outra história?

Anónimo disse...

SETEMBRO DE 2011 "O Vitória de Guimarães divulgou os preços dos bilhetes para o jogo com o SC Braga, encontro da 5.ª jornada da Liga que vai decorrer na próxima segunda-feira no Estádio D. Afonso Henriques. Além das mulheres, também os sócios com lugar anual e quota 9 regularizada terão entrada gratuita. Os sócios sem lugar anual e quota 9 têm bilhetes disponíveis a 4 euros."

José Braga disse...

E onde é que ficaram a honra, a decência e o diabo a 7 quando o Guimarães serviu de peão numa guerra do benfica, que mais não queria do que ganhar na secretaria o que não alcança em campo?

E que depois do enxovalho e derrota a que se submeteram nesse papel lastimável ainda andaram a ceder bancadas de sócios para os mesmos usurpadores se alaparem no vosso estádio em jogos contra a vossa equipa?

Esse papel subserviente, lastimável e vergonhoso não feriu a dignidade nem a decência em Guimarães?

É que os mesmos continuam subservientes a um certo traficante de pó branco.


Pela boca morre o peixe.

E é fácil ser "linha dura" contra um Braga, mas perante o clube mãe, a coisa muda de figura.


Porque a treta de que em Guimarães é tudo Guimarães e em Braga é tudo benfica é dos maiores mitos urbanos jamais criados.

E hoje em dia isso ainda é mais notório e estridentemente evidente.

Se custa, não sei, mas a relaidade é como é e tem de se lidar com ela.

Não é Sr. Cirilo?

Anónimo disse...

Savador fez do Braga aquilo que ninguém foi capaz de fazer em Guimarães.
E diga-se que durante muitos anos o potencial para isso estava em Guimarães e não em Braga.

Houve condições durante muito tempo para o efeito Braga ter acontecido em Guimaraes.

Não o souberam fazer, não tinham quem o fizesse, de modo que custará sempre engolir ver um Braga na mó de cima a todos os níveis e o Guimarães que lá podia estar a passar as passas do algarve e a contar tostões com as costas a não aguentar mais o peso das dívidas.

Mas a culpa do guimarães estar como está não é de ninguém de Braga.

Todas as escolhas que levaram o guimarães onde está, aconteceram em guimarães, feitas pelos vimaranenses.


E sendo pragmáticos, este ciclo, tardará muito a ter possibilidades de ser invertido.


Custa, eu sei que custa, mas quanto mais se entregar à negação mais lhe custará.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Até poderia morrer nessas circunstâncias, o que não acredito minimamente, mas morreria sempre com o orgulho em ser vitoriano.
A história dos bilhetes remonta á anterior direcção e é muito simples: Quando o SCB veio a Guimarães recebeu x bilhetes ao preço y com o compromisso de na segunda volta fazer o mesmo.
Não fez. Mentiu e faltou á palavra. O resto é misturar alhos com bogalhos.
Caro Anónimo:
Precisamente.
Caro José Braga:
O "Guimarães" é uma cadeia de sapatarias.
O Vitória Sport Clube no mandato da anterior direcção teve de facto esse comportamento vergonhoso de subserviência ao Benfica. Foi uma das razões porque foram corridos pelos sócios.
É que no Vitória o bi clubismo não é tolerado.
Caro Anónimo:
Repito a resposta anterior.
"Guimarães" é uma cadeia de sapatarias que por acaso até tem lojas em Braga.
No resto tem muita razão na maior parte do que diz.

Anónimo disse...

Quanto mais tempo o Cirilo viver melhor porque assim verá ano atrás e ano o SCBraga sempre acima do Vitória. Nestes últimos 10 anos tem sido difícil ver o SCBraga a ter sucesso e a ficar sempre acima de vós e descer de divisão foi uma vergonha difícil de ultrapassar. Mais um ano e mais do mesmo, sempre a olhar para cima!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Espero viver por muitos anos mas não por razões tão comezinhas.
Descer de divisão, coisa que já aconteceu muitas vezes ao braga,não foi vergonha nenhuma.
Foi a oportunidade de provar a grandeza do Vitória que a jogar na 2ª liga tinha o dobro da média de assistências de um clube vizinho a jogar na primeira e cheio de peneiras