domingo, fevereiro 03, 2013

O Energúmeno e o Fair Play

O fair play é hoje uma enorme preocupação da FIFA, da UEFA e da generalidade das federações e clubes de futebol profissional.
Fair play dentro dos relvados com a punição severa do jogo violento e fair play nas bancadas com o reforço das condições de segurança e a adequada pedagogia junto dos espectadores para que estes encarem o futebol como uma festa e não uma "guerra" entre emblemas.
Naturalmente que dirigentes e técnicos tem um papel fundamental nessa tarefa de defesa do futebol.
Paulinho Santos teve uma carreira futebolistica marcada por jogadas desleais, agressões a adversários,violência a eito, criação de conflitos constantes em todos os jogos em que participava e a exibição de uma constante malcriadice na forma como se dirigia a adversários e árbitros.
A fotografia acima reproduzida caracteriza bem aquela que era a sua forma habitual de jogar.
João Vieira Pinto que o diga.
Hoje integra a equipa técnica do F.C:Porto.
Nem quero imaginar que tipo de ensinamentos transmitirá aos seus pupilos embora não fosse difícil fazê-lo.
O problema é que esses comportamentos reprováveis que tinha como jogador transportou-os para as suas actuais funções de treinador(?) fazendo gala em continuar a assumir atitudes tipicas de um verdadeiro energúmeno que não respeita nada nem ninguém.
Ontem passou boa parte do jogo a provocar os adeptos do Vitória sentados por detrás dos bancos ocupados pelos jogadores, técnicos e demais membros da ficha de jogo do FCP.
Na mais absoluta impunidade.
Aquela de que aliás gozou ao longo da sua carreira de jogador.
Em nome do fair play o futebol tem de se proteger de sujeitos deste jaez e expulsá-los dos estádios de uma vez por todas. Porque eles são profundamente nocivos aquele que é o mais espectacular e amado de todos os desportos.
Depois Falamos

15 comentários:

Ricardo Silva disse...

Um clube com a dimensão do fc porto nao deveria permitir que um porco destes se sentasse no banco de suplentes,a imagem que transmite é essa mesmo,sujidade...Pergunto-me como um animal desta especie foi jogador de futebol e ainda por cima ao mais alto nivel???Só mesmo neste nosso triste e inquinado futebol portugues.

Ricardo Silva disse...

Um clube com a dimensão do fc porto nao deveria permitir que um porco destes se sentasse no banco de suplentes,a imagem que transmite é essa mesmo,sujidade...Pergunto-me como um animal desta especie foi jogador de futebol e ainda por cima ao mais alto nivel???Só mesmo neste nosso triste e inquinado futebol portugues.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Na história desse clube houve também outros exemplos de "sarrafeiros" de primeira qualidade como o Aloísio, o Jorge Costa, o Fernando Couto, etc.

Mais recentemente surgiu o Mangala, que no jogo do passado sábado devia ter sido expulso, tal foi a quantidade "sarrafadas" distribuídas...que o diga o Ricardo!

Anónimo disse...

Bonito criticar o Paulinho Santos quando o Flávio Meireles não lhe ficava atrás (que o diga o ex.jogador Costinha). Se tem coragem publique SFF!

Ricardo Silva disse...

Ó anonimo das 4:11 esta a falar de um dos mais sujos jogadores que passou no futebol português(costinha) que entrva em campo com um pau na mao!Se tens tão boa memoria vê se te lembras do andré,o jogador português que mais carreiras acabou em Portugal!Nao se pode dizer nada contra estas virgens ofendidas...

Anónimo disse...

Esqueceu-se de mencionar que esse mesmo energumeno esteve o jogo todo a levar com moedas isqueiros etc...de outros tantos energumenos. Esta dualidade da visão...

Anónimo disse...

Esta a falar do mesmo ex-jogador costinha que festejou um golo em Guimarães agarrando na genitalia e abanando-a para o publico da bancada Poente?

Anónimo disse...

Quem se lembra do Romeu que jogou no Porto e no Vitória e que partiu a perna ao Lixa e que este nunca mais jogou futebol? E do Laureta, outro sarrafeiro?

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
De facto foi um jogador que em nada prestigiou o futebol.
Caro Rui:
Com um verdadeiro árbitro Mangala e varela nem ao intervalo chegavam.
Caro Anónimo:
Tem toda a razão quando diz que Flavio Meireles em nada ficava atras de Paulinho Santos:
Melhor jogador,melhor profissional, melhor pessoa,melhor cidadão, melhor atitude de respeito pela profissão. Melhor em tudo.
Caro Ricardo:
Eles são tantos que até é dificil distinguir os mais violentos. MAs para mim este paulinho foi o pior de todos.
Caro Anónimo:
Que estivesse sentado no banco que já não provocava ninguém.
Caro Anónimo:
Exactamente esse.
CAro Anónimo:
O Romeu era um bom profissional. Foi im lance infeliz. O Laureta jogava com muita impetuosidade mas não era como este artista do paulinho.

Anónimo disse...

Faltou dizer que o Laureta antes de ser do Porto também foi do Vitória.
Mas não tem comparação com o Paulinho, Costinha, Há que distinguir entre virilidade e maldade.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Exactamente. E hoje continua a ser do Vitória sendo um dos responsáveis pelas Velhas Guardas

Anónimo disse...

João Vieira Pinto que o diga?!?! era um santo, até foi o Paulinho Santos que num mundial bateu num arbitro...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ñunca vi JVP fazer as cenas de Paulinho Santos. Nem dentro nem fora dos relvados. Não comparemos

Alberto Pires disse...

paulinho santos foi o jogador mais asqueroso que me lembro de ver em relvados portugueses. violento,desleal,malcriado e mentiroso. lembro-me bem de o ver sair de maca em alvalade como se estivesse lesionado e a fazer sinal de ok para o banco. foi pena não lhe terem acertado com um isqueiro a ele em vez de ao acácio valentim

luis cirilo disse...

Caro Alberto Pires:
Nada tenho a acrecentar ao seu juizo que me parece adequado. Também me lembro dessa cena vergonhosa