segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Fotografia Simbólica

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Nesta excelente fotografia(mais uma) do João Santos coexistem três realidades que tem marcado a temporada futebolistica das duas equipas profissionais do Vitória.
Uma extremamente positiva e as outras duas negativas.
Comecemos pelo que é bom.
É indiscutivel que esta época ficará para a História como aquela em que o Vitória por filosofia e necessidade (a ordem é absolutamente arbitrária) apostou na juventude e na formação como nunca o tinha feito ao logo de todo o seu historial.
Criou a equipa B e nela reuniu duas dezenas de jovens oriundos da formação, uns subindo de juniores e outros regressando de empréstimos a clubes da II liga e da II B, mas tendo como principio orientador a aposta no futebolista português.
Creio que a resposta tem sido excepcional.
Ao ponto de me interrogar sobre como estaria neste momento a equipa A sem os jovens preparados na B e que estavam prontos quando foi preciso recorrer a eles.
Já todos tivemos oportunidade de ver jogar Tiago Rodrigues, Paulo Oliveira, Siaka Bamba, Kanu, Luis Rocha, Josué, Pedro Lemos, Gonçalo, Indio, Crivellaro pala equipa A quando todos eles são jogadores que iniciaram a temporada na B.
Mas outros há que estão prontos se e quando for preciso.
Assis, Vítor Bastos, Diogo Lamelas,Tomané numa primeira linha.
Mas também João Pedro, Areias,Tiago Almeida chegam lá depressa.
Deixei propositadamente para o fim o jogador da fotografia.
Bruno Alves.
Que numa opinião profundamente pessoal é aquele que no grupo que dá origem ás duas equipas tem mantido o mais elevado nível de regularidade exibicional desde o inicio da época.
Jogando sempre entre o bem e o muito bem.
Um jogador importantíssimo nos próximos anos do Vitória não tenho a mínima duvida.
Quanto ao negativo e sem perder muito tempo:
Um é representado pelas bancadas vazias e simboliza a triste quebra de assistências no nosso estádio nos últimos anos de vida associativa.
Há factores que ajudam a perceber,é verdade, mas não explicam totalmente. E então nos jogos da B não explicam mesmo nada.
O outro factor profundamente negativo, aqui excepcionalmente bem representado pela nossa "besta negra" Soares Dias,é o das arbitragens.
Que com algum á vontade e muita desfaçatez já nos tiraram um número de pontos importantes quer na equipa A quer na equipa B.
E aí está como uma fotografia do João Filipe Santos deu origem a várias reflexões.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Se Bruno Alves tem sido um autentico pêndulo da equipa B, penso que o jogador que mais tem estado em evidencia é o Douglas!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São dois jogadores de elevado rendimento