terça-feira, junho 02, 2020

Professor de Ginástica

Por vezes, sabe-se lá a propósito de quê, vem-nos à memória episódios e personagens de um passado já remoto e das quais não era suposto nem previsível lembrarmos-nos tanto tempo decorrido sobre os factos.
Hoje, enquanto dava uma vista de olhos às redes sociais (Facebook, WhatsApp, Messenger, etc), veio-me à memória um professor de ginástica que tive muitos anos atrás (agora chamam-se professores de educação fisica mas nesse tempo eram de ginástica mesmo) cujo nome próprio era Mário, mas do apelido já não lembro, porque era um professor algo invulgar para esses tempos.
Enquanto a generalidade dos seus colegas punham as turmas a dar umas corridas seguidas de alguns exercícios de ginástica e depois a inevitável futebolada o professor Mário tinha a preocupação de nos por a praticar outras modalidades dentro do que as instalações permitiam.
E assim, sem prejuízo das futeboladas, jogávamos andebol, basquetebol, saltávamos o trampolim, faziamos atletismo (corridas de velocidade , de resistência e salto em comprimento) e nos tempos de chuva, em que não podíamos praticar desporto no exterior , era a vez do voleibol e de vez em quando do ping pong (agora ténis de mesa) consoante a disponibilidade da única mesa existente.
A ele fiquei a dever o despertar do meu gosto pelo andebol, única modalidade que joguei federado, e pelo ping pong de que ainda hoje não recuso uma partida de singulares ou pares quando me apetece e encontro parceiros disponíveis.
Sem nunca esquecer um ensinamento básico transmitido pelo Professor Mário quanto a esta modalidade e que nos repetia sempre quando nos pretendia passar alguns detalhes importantes sobre como jogar o ping pong.
"...Meninos para jogar ping pong são precisos pelo menos dois. Porque se um não quiser o outro, por mais que queira, não consegue jogar sozinho...".
Nunca me esqueci desse ensinamento pela vida fora.
E ainda hoje quando se me depara a possibilidade de jogar ping pong só aceito o desafio se me apetecer jogar e se o outro jogador der garantias de um jogo que  valha a pena.
Caso contrário não jogo.
E o outro também não!
Depois Falamos.

Sem comentários: