terça-feira, março 24, 2020

Duas Notas

Portugal está em estado de emergência por causa do covid-19.
E isso leva-me a duas curtas notas.
A primeira para dizer que sabendo perfeitamente que o estado de emergência leva a algumas restrições, nomeadamente de circulação e associação de pessoas, não cancela a Liberdade nem suspende a Democracia.
Muito menos em alguma alinea do decreto lei que o formalizou está escrito que é permitido aos responsáveis políticos mentirem aos cidadãos como o fez ontem na TVI o primeiro ministro e o anda a fazer a DGS da inenarrável Graça Freitas divulgando números de infectados que não são verdadeiros e que são diariamente contraditados pelas autarquias locais.
E por isso enquanto cidadão considero-me na posse dos meus plenos direitos políticos e no direito de quando discordar de decisões do poder político ou de atitudes e posturas dos seus responsáveis o manifestar publicamente.
Por muito que isso desagrade aqueles que confundem estado de emergência com uma união nacional a tresandar ao bafio do antigamente.
A segunda nota tem a ver com a fotografia que encima este texto e que se prende com a reunião efectuada nas instalações do Infarmed
Nem vou perder tempo a comentar aquele "pormenor" do distanciamento social que não existe ou das confrangedoras  declarações do presidente da República, no final da reunião, ora arvorado em porta voz do governo ora armado em técnico de saúde.
São figuras insólitas  que infelizmente já todos estamos habituados a vê-lo fazer,
Mas vou comentar, isso sim, a irreponsabilidade de as três figuras cimeiras do Estado (mais vários responsáveis políticos mas a questão não está nesses) se juntarem num mesmo espaço sujeitando-se a serem todos contaminados ( o diabo tece-as) pelo vírus.
Então o governo, e bem, tem um secretário de estado de cada ministério em casa para no caso do ministro adoecer poder substituí-lo , fez-se por video conferência a reunião do Conselho de Estado e agora o presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro juntam-se num mesmo local?
Que péssimo exemplo deram ao país.
Depois Falamos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr.Luis Cirilo
Repare bem na criatura sem pescoço que está à direita do Marcelo. Nem a distancia mínima sabe manter. É uma VERGONHA. Além do mais essa personagem é de altíssimo risco pois,entre outros aspectos, foi recentemente operado ao pulmão.Em condições normais um cidadão comum seria imediatamente detido e levado a casa donde não poderia sair.Enfim...é o país que temos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É mesmo.
Mas já por várias vezes tive oportunidade de escrever que esse personagem é o pior presidente da História do Parlamento. Jamais devia ter ocupado o lugar

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,
Normalmente, costumo acompanhar as suas posições. Mas, permita-me discordar da sua referência à ação da DGS sobre os números.
O Ricardo Rio, que elogia, explicou essa discrepância.
Um abraço

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A verdade é que os números não batem certo.
E isso não é aceitável

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,
Peço desculpa mas a minha assinatura foi cortada no comentário anterior.
Os números não batem certo, e existe justificação. A informação disponibilizada por concelho, por várias razões não é comunicada de forma atempada. No boletim da DGS é explicado que alguns números dos concelhos são comunicados pelas ARS e outros pelos concelhos, e por isso, a discrepância. Com este enquadramento, penso ser aceitável.
Um abraço
Miguel Peixoto