quarta-feira, maio 08, 2019

Testemunho

Fui deputado eleito pelo PSD em duas legislaturas que não chegaram ao fim.
A de 1999 a 2002 terminada pela fuga de Guterres ao pântano que o próprio PS tinha criado na governação do país (algo frequente quando os socialistas governam) e a de 2002 a 2005 abruptamente cessada por um golpe de estado orquestrado e comandado a partir de Belém pelo então presidente da República Jorge Sampaio.
Nesse tempo o PSD teve dois líderes.
José Manuel Durão Barroso e Pedro Santana Lopes.
Com quem nem sempre o grupo parlamentar esteve de acordo nalgumas decisões, o que motivou bem acalorados debates nas reuniões do grupo,  e eles próprios não terão concordado com algumas opções do grupo parlamentar tomadas dentro da autonomia de funcionamento, estatutariamente reconhecida, desse orgão do partido.
Mas posso testemunhar que nunca, mas mesmo nunca, José Manuel Durão Barroso e Pedro Santana Lopes tiveram qualquer atitude, declaração, desabafo até que pusesse em causa o prestigio do grupo parlamentar, desautorizasse as suas opções ou humilhasse os seus deputados.
Porque havendo divergências, e houve-as nesses seis anos, acima delas esteve sempre o respeito pelas pessoas, pela autonomia do orgão e pela imagem do partido.
É um testemunho ao sabor do que os tempos nos vão mostrando.
Depois Falamos.

Sem comentários: