terça-feira, dezembro 17, 2024

Preto

No artigo 3 alinea c) dos estatutos do Vitória estipula-se que o preto e o branco são as cores a usar pelas equipas do clube podendo ser usadas outras em circunstâncias do interesse para o clube e devidamente autorizadas pela sua direcção que é a base para poder ser usado o terceiro equipamento noutras cores que não as referidas.
Desde sempre foi entendimento do Vitória que o seu equipamento principal seria camisola branca, calção preto e meias brancas e apenas com a opção do calção também branco foi o usado durante muitos anos excepto quando as cores do adversário obrigavam a alteração.
Dantes isso acontecia nos jogos em casa e depois nos jogos fora.
Com o advento dos terceiros equipamentos, que o Vitória actualmente tem em laranja mas já teve em cinzento, dourado, roxo, etc, passou a haver uma maior diversidade na utilização das cores embora a branca se mantivesse sempre como primeirissima opção.
Nos últimos anos a Liga resolveu imiscuir-se no assunto e arranjou uns "estilistas" que decidem que equipamentos cada equipa vai usar nos seus jogos e fazem-no no mais absoluto desrespeito por aquilo que são hábitos e tradições dos clubes nomeadamente quando disputam jogos de grande carga simbólica como os derbis.
No que toca ao Vitória e nada tendo contra o equipamento preto, embora o prefira com uma mescla de cores com o cinzento ou o dourado por exemplo, gosto cada vez menos de ver a equipa vestir toda de preto em jogos em que não necessidade nenhuma disso assemelhando-se ao Académico de Viseu, ao Tirsense ou à Académica em vez de afirmar as suas camisolas brancas.
É inaceitável, para mim é claro, ver o Vitória todo de preto em jogos em Braga (então nesse...), Dragão, Luz e Alvalade quando o seu equipamento tradicional em nada se confunde com os desses clubes e apenas "aceito" que o faça no Bessa porque também o Boavista equipa de preto e branco.
São cinco adversários tradicionais, cinco clássicos, e nos nos clássicos vai-se com a "farda" de gala!
Dir-me-ão alguns para quem a identidade, a tradição, a opção dos fundadores pouco importam face às suas próprias opiniões que é uma questão menor e que importa é ganhar os jogos seja com que camisola for.
Embora sendo verdade que importa ganhar jogos não é menos verdade que a nossa identidade, os nossos costumes, aquilo que somos deve ser preservado , respeitado e transmitido às futuras gerações tal como foi transmitido ás actuais por quem nos antecedeu.
O equipamento do Vitória é camisola branca, calção preto e meias brancas.
E fugir disso apenas deve acontecer para distinção dos equipamentos adversários ou por, de forma contida, razões comerciais de promoção do segundo e terceiro equipamentos.
Esta época o Vitória disputou até agora 14 jogos no campeonato.
Em oito equipou de branco, em seis de preto e em nenhum de laranja.
Nada justifica a quase paridade entre branco e preto e a não utilização do laranja.
E pese embora os disparates dos "estilistas " da Liga o próprio clube pode e deve alterar este estado de coisas no que resta de campeonato.
A bem do Vitória.
Depois Falamos.

Nota: O que fazem outros clubes, nomeadamente os tais adversários clássicos, não me interessa para nada. Importa-me é o Vitória.

Sem comentários: