sexta-feira, junho 16, 2023

Sugestão de Leitura

Sou um leitor entusiasta de livros de História.
Com duas claras preferências.
Em ternos internacionais livros sobre a II Guerra Mundial e em termos nacionais sobre o "Estado Novo" muito provavelmente para tenta rpeceber melhor porque ra~zão o mundo e Portugal são como são.
E devo dizer que "Estalinegrado" , de Antony Beevor, é dos mais extraordinários livros que tive oportunidde de ler sobre o conflito que devastou boa parte do mundo em meados do século passado.
Do autor já tinha lido "A II Guerra Mundial" , "A Guerra Civil de Espanha" e "Dia D -A Batalha da Normandia"  e não tinha dúvidas que se trata de um dos maiores historiadores da actualidade.
Mas "Estalinegrado" é um livro marcante.
Desde logo porque narra uma das maiores batalhas de toda a guerra com enorme pormenor exprimindo bem todo o seu cotejo de horrores e barbaridade e níveis de crueldade muito para lá do que seria possível imaginar.
Nesse aspecto é impressionante.
Mas não impressiona menos o perceber-se que de um lado e de outro estavam dois ditadores loucos, criminosos sem qualquer respeito pela vida humana, que sacrificaram a vida de milhões de pessoas ao sabor dos seus desvarios, taras, megalomanias e prepotências.
Um livro magnífico cuja leitura recomendo vivamente.
Depois Falamos.

Sem comentários: