quarta-feira, junho 14, 2023

Champions

A Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, que se disputa ininterruptamente desde 1956 é a competição desportiva de clubes mais importante a nível mundial e um dos eventos desportivos mais vistos em todo o planeta.
Embora ligadas por um fio umbilical que leva a que se considere tratar-se da mesma prova a verdade é que entre ambas existem algumas diferenças assinaláveis como o facto de a antiga taça do campeões ser disputada apenas por campeões ao contrário do que acontece com a liga dos campeões que tem vários representantes por país ou o a disputa ter agora uma fase de grupos quando antigamente era sempre por eliminatórias.
Seja como for é uma prova em permanente crescendo de atenção, de importância mediática, de disputa competitiva e de dinheiro.
Muito dinheiro.
Que curiosamente, e no limite, está a significar também uma fractura de consequências imprevisíveis nas provas nacionais entre as equipas que habitualmente andam pela liga dos campeões e as que não tem acesso a essa mina de ouro.
É também uma prova em que o elitismo, que sempre existiu,  vem agora aceleradamente crescendo ao sabor e na conveniência dos que tem muito dinheiro o que restringe a um lote cada vez mais pequeno aqueles clubes que a podem ganhar.
De qualquer forma não deixa de ser curioso, e significativo, que nestes 67 anos de disputa a prova apenas tenha sido ganha por 23 clubes de dez países (considerando que em termos futebolisticos a Escócia é um país) o que traduz esse tal elitismo de sempre.
A saber:
Inglaterra: Liverpool, Manchester United, Nottingham Forest, Chelsea, Aston Villa e Manchester City.
Alemanha: Bayern, Borússia Dortmund e Hamburgo.
Itália: Milan, Juventus e Inter.
Holanda: Ajax, PSV e Feyenoord.
Portugal: Benfica e Porto.
Espanha: Real Madrid e Barcelona.
França: Marselha.
Escócia: Celtic.
Roménia: Steua de Bucareste
Sérvia: Estrela Vermelha.
Com a curiosidade, que os franceses inventores da prova  bem detestam, de os quatro últimos paises da lista só contarem com um triunfo cada qual.
Para lá desses quatro clubes que deram o triunfo solitários aos respectivos países há que assinalar que também Aston Villa, Manchester City, Borússia Dortmund, Hamburgo, PSV, e Feyenoord venceram a prova apenas uma vez, até agora, o que deixa para os restantes doze clubes a repartição da grande maioria dos titulos com especial destaque para Real Madrid (14 vezes vencedor), Milan (7) , Bayern e Liverpool (6).
O que por países nos diz que a Espanha lidera com 19 titulos seguida por Inglaterra (15), Itália (12), Alemanha (8), Holanda (6) e Portugal (4) a fechar o honroso ranking dos países com mais de um título na prova.
Mas merece especial destaque referir que os 15 titulos ingleses se repartam por seis clubes (os 19 espanhóis são 14 do Real Madrid e 5 do Barcelona) reforçando bem a razão pela qual a Inglaterra é considerada a Pátria do futebol.
E a "Premier League" o melhor campeonato do mundo.
Depois Falamos.

Nota: Na imagem falta o símbolo do Manchester City muito recente vencedor da Liga dos Campeões.

Sem comentários: