domingo, junho 11, 2023

Campeões

Este quadro de vencedores da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões, já integrando o novo vencedor da prova, encerra algumas curiosidades.
A primeira é o expressivo domínio das equipas oriundas dos 5 principais campeonatos (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) que venceram 55 das 68 edições.
Os gloriososo resistentes a esse domínio foram os portugueses Porto e Benfica, os holandeses Ajax, PSV e Feyenoord, os escoceses do Celtic, os romenos do Steua de Bucareste e os jugoslavos do Estrela Vermelha.
Embora o contributo da França para o domínio dos 5 grandes campeonatos se cinja ao solitário titulo do Marselha em 1993 pelo que até faria mais sentido falar dos 4 grandes com Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha.
A segunda curiosidade prende-se com o facto de o Manchester City ser o primeiro estreante em vitórias na prova, depois do Chelsea em 2012 e do Borússia de Dortmund em 1997, depois de várias tentativas falhadas.
A terceira é o facto de o último vencedor oriundo de um campeonato que não os tais cinco ser o português F.C. Porto em 2004 o que significa que nestes últimos quase vinte anos o dominio dos grandes campeonatos tornou a prova num exclusivo deles em termos de vencedores. 
E isso tem a ver, apenas e só, com o dinheiro que uns tem e outros não.
Pelo que não seá difícil prever que nos próximos anos, salvo qualquer imprevisto que o futebol às vezes reserva, a Liga do Campeões continuará a ser ganha por espanhóis, ingleses, italianos e alemães já que de França não se pode esperar nada face ao cada vez mais evidente fracasso do projecto PSG e nos clubes de outros países não há "músculo" financeiro que permita ambicionar mais do que triunfos na imaginação fértil dos adeptos.
Depois Falamos.

Nota: A competitividade da prova está bem expressa no facto de nos últimos 5 anos ter tido 5 vencedores diferentes.

Sem comentários: