quinta-feira, maio 11, 2023

IV Divisão

Para qualquer vitoriano que se preze ver uma equipa profissional do clube jogar no quarto escalão do nosso futebol é, ou devia ser, motivo de tristeza profunda e de indignação perante os sucessivos erros e disparates que tornaram isso possível.
Da escolha de treinadores sem capacidade para o desafio que tinham pela frente até à formação do plantel com a saída de jogadores que deviam ter ficado e com a contratação de jogadores que não vieram para á fazer rigorosamente nada.
Ainda por cima na época em que se acabou ( sempre defendi que foi uma boa decisão e não é agora que vou dar o dito por não dito)) com os sub 23 para reforçar a aposta na equipa B.
Inacreditável!
Mas consumada a descida há que tratar de formar um plantel e escolher bem um treinador para que a subida seja alcançada no final da próxima época.
Pese embora ainda existirem algumas dúvidas sobre os participantes as séries para o Campeonato de Portugal estão definidas e são as apresentadas na imagem em anexo.
O Vitória B ficará na série A, onde também estão os vimaranenses Pevidém e Brito e o histórico Tirsense e face aos adversários com que vai competir será absolutamente inaceitável que não consiga a subida de divisão porque com respeito por todos o Vitória é de outro patamar que não este.
Não deixa contudo de ser curiosos constatar que nesta quarta divisão há clubes que já andaram pela primeira e alguns deles com grande relevo como o histórico Vitória Futebol Clube cuja queda no abismo parece não cessar mas que nos seus tempos aureos disputou titulos, ganhou taças e andou pela Europa.
Para além dele há outros clubes habituados ao patamar da primeira divisão e que também  já andaram por comeptições europeias.
O Beira Mar, Barreirense, Fabril (antiga CUF) e Salgueiros.
E outros ainda que já passaram pela primeira divisão mas de forma mais esporádica como União de Tomar, União de Coimbra, Oriental, Elvas, Lusitano de Évora e o já referido Tirsense.
São, não duvido, parceiros ilustres para o Vitória B mas cuja companhia há que deixar o mais rapidamente possível regressando à Liga 3 ainda que eventualmente acompanhado por algum deles o que em bom rigor até será benéfico para o futebol português.
Depois Falamos.

Nota: Não sei se por pura e irresponsável especulação se por ser um daqueles balões de ensaio que de vez em quando são lançados para testar a reacção dos adeptos há rumores quanto a uma possível extinção da equipa B. Não quero crer que depois de tantos erros ainda se fosse cometer o maior de todos eles.

Sem comentários: