terça-feira, maio 16, 2023

Reflexão

Olho para esta foto e reflicto.
Nela um vastíssimo conjunto de pessoas festeja um sexto lugar (eventualmente quinto) que dará acesso às pré eliminatórias da terceira competição da UEFA em termos de importância.
Um apuramento que satisfaz, neste tempo em que vão seis equipas portuguesas às competições europeias contrariamente a outros tempos em que iam apenas quatro e bastas vezes o quarto classificado ficava de fora se a Taça de Portugal não corresse de feição, mas que me parece longe de merecer tão efusivos festejos.
Olho e reflicto.
Festeja-se termos ganho uma disputa ao Casa Pia, Famalicão, Vizela, Chaves?
Eventualmente Arouca se o quinto lugar vier a ser uma realidade?
É esta a ambição de agora?
Festejar termos ganho uma disputa a clubes que não tem comparação connosco quando estamos a 24 (vinte e quatro) pontos do Braga?
Olho e reflicto.
Vejo aquele emblema naquelas camisolas.
Antes usadas por Edmur, Silveira, Ernesto Paraíso, Daniel Barreto, Manuel Pinto, Joaquim Jorge, António Peres, Xico Rodrigues, Mendes, Abreu, Romeu, Custódio Pinto, Jeremias, Tito, Torres, Osvaldinho, Rui Rodrigues, António Jesus, NDinga, Costeado, Carvalho, Paulinho Cascavel, Ademir, Vitor Paneira, Capucho, José Carlos, Pedro Espinha, Pedro Barbosa, Paulo Bento, Gilmar, Neno, Flávio Meireles, Moreno, Geromel, Pedro Mendes, Nuno Assis, Douglas, Alex, Soudani, Leonel Olimpio e tantos outros que deram especial brilho ao nosso símbolo e pergunto-me se festejariam um sexto lugar (talvez quinto) a 24 pontos do Braga.
E não preciso de resposta. Sei-a.
Olho a foto e reflicto.
Lembrando que defrontamos outrora Barcelona, Ajax, Lázio, Aston Villa, Parma, Atlético de Madrid, Sparta de Praga, Sevilha, Arsenal entre outros e estamos agora na contingência de defrontar pequenos e ignorados clubes de campeonatos sem expressão.
Olho a foto e reflicto.
Sei bem os problemas em que o clube/SAD vivem.
Alguns arrastam-se no tempo desde há muito tempo, outros são mais recentes e outros são dos dias de hoje.
E percebo a satisfação por um apuramento europeu que era obrigatório, pelo menos face ao que foi dito na última campanha eleitoral, mas que não foi fácil porque problemas diversos com as lesões à cabeça o dificultaram a partir de certa altura.
Mas se percebo a satisfação não entendo tantos festejos.
Não ganhamos o campeonato, não ganhamos a Taça de Portugal, não nos apuramos para a Liga dos Campeões nem para a Liga Europa.
Nessas circunstâncias sim os festejos seriam adequados. Especialmente se ganhassemos o campeonato  ou a Taça.
Mas não.
Apenas nos apuramos para as pré eliminatórias da terceira competição da UEFA através de um sexto ou quinto lugar e a uma distância brutal dos lugares que devíamos disputar no campeonato.
Olho a foto e reflicto.
Lembrando-me que semanas atrás a equipa de pólo aquático se sagrou tetra campeã nacional e não teve direito a festejos tão vastos e com presenças tão ilustres.
E ela sim é campeã nacional. Pela quarta vez consecutiva. Num clube onde para lá dessa modalidade só temos um titulo nacional absoluto em voleibol.
Olho a foto e reflicto.
Concluindo que se tantos festejos por tão pequeno êxito são a medida da actual ambição desportiva do nosso clube então vamos por muito mau caminho e o presente não está á altura dos 100 anos de História que ainda recentemente comemoramos.
Depois Falamos.

Nota: Ainda consigo perceber que Moreno e os jogadores festejem. Mas apenas eles.

Sem comentários: