quinta-feira, junho 04, 2020

Empate

Curiosamente tinha escrito na minha crónica desta semana no zerozero que este reinício de liga tão "sui generis" poderia ter efeitos surpreendentes nas equipas sendo um deles a forma como reagiriam a estádios com bancadas vazias.
E referi, até, que os que estão mais habituados a terem adeptos em grande número (Benfica, Porto, Sporting e Vitória) seriam provavelmente aqueles que mais sofreriam com essa ausência de espectadores em torno dos relvados.
Nesta primeira jornada pós pandemia nenhuma dessas quatro equipas conseguiu vencer.
Para lá dessa curiosidade,que as próximas jornadas ajudarão a perceber até onde irá, há que dizer que este Vitória-Sporting apesar das bancadas vazias foi um bom jogo de futebol com golos, emoção, bons lances individuais e colectivos e até erros nada habituais mas que o facto de estarmos numa quase pré temporada ajuda a explicar.
O empate final adequa-se ao jogo mas ficará sempre a dúvida sobre se Xistra (espero que a arbitrar o Vitória pela última vez na vida) tem aplicado um critério disciplinar uniforme o resultado não teria sido outro e favorável aos vitorianos.
O Vitória apareceu com um "onze" algo diferente em relação ao já longinquo jogo em Paços de Ferreira, último antes da suspensão, com Bondarenko no lugar de Pedro Henrique ,  Joseph no de André André , Vitor Garcia no de Sacko, João Teixeira no de Poha , Bonatini no de Bruno Duarte e Edwards no de Ouattara alterações essas que se deveram a lesões nos dois primeiros casos e opções técnicas nos restantes.
E há que dizer que Joseph reapareceu em excelente plano,  dinamizando bem as transposições defesa/ataque, Edwards e João Teixeira fizeram os golos e rubricaram boas exibições, Vitor Garcia cumpriu sem margem para reparos, Bondarenko denotou dificuldades mas fez uma exibição positiva enquanto Bonatini foi o elo mais fraco. Nada de novo.
Patente foi, como era de esperar, que os jogadores de ambas as equipas denotaram dificuldades fisícas próprias de tão longa paragem e de um regresso aos treinos muito atípico que não lhes permite estarem nas melhores condições.
Ainda assim há que dizer que os jogadores foram incansáveis, briosos, não regataram esforços e honraram as camisolas dos dois clubes.
Quanto a Xistra e ao VAR há que dizer o seguinte:
Fico com muitas dúvidas quanto à validação do segundo golo do Sporting. 
Não tenho dúvida nenhuma que Xistra, um dos piores árbitros que alguma vez pisou relvados deste país, para lá de alguns pequenos erros (por "acaso" sempre em desfavor do Vitória) teve o grande erro de não usar um critério disciplinar uniforme e expulsar Battaglia com um segundo amarelo num lance idêntico ao que lhe serviu para expulsar Joseph.
Mas como acaba a carreira esta época (finalmente!!!) e terá sido o último jogo que apitou ao Vitória nem vale a pena dizer mais nada.
Depois Falamos.

Sem comentários: