quarta-feira, janeiro 22, 2020

Podridão

Que o futebol português não é nada sério já se sabia.
Mas o quão pouco sério é, o quão há clubes favorecidos pelo "sistema", o quão mentirosas são as actuações de árbitros e dessa perversão chamada VAR que em Portugal apenas serve para ajudar a falsear resultados a favor daqueles que já isso beneficiavam de outras formas, é preciso de vez em quando assistirmos a jogos como o de hoje entre o Vitória Sport Clube e um combinado de VAR/equipa de arbitragem/VAR para aferirmos bem até onde vai a podridão
Sem perder mais tempo é preciso que se diga que a equipa de arbitragem e o VAR tiveram pelo menos quatro erros gravíssimos todos eles em prejuízo do Vitória que adulteraram por completo a história e o resultado do jogo.
Primeiro erro clarissimo o penalti do guarda redes do Porto sobre Davidson num lance em que não há fora de jogo porque a bola é pontapeada por um jogador do Porto e ressalta na canela de Edwards.
Penalti por marcar e cartão vermelho por mostrar. Na primeira parte.
Segundo erro, ainda na primeira parte, penalti claro sobre Edwards por toque na sua perna esquerda pelo joelho de um jogador do Porto.
Em ambos os lances o VAR não tugiu nem mugiu. 
Terceiro erro gravíssimo no primeiro golo do Porto quando Soares em fora de jogo posicional não só estorva a visão a Douglas como se desvia para a bola passar. Fora de jogo que o árbitro, o fiscal de linha e o VAR fizeram de conta que não viram. Mas viram!
Quarto erro o golo anulado a João Pedro a poucos segundos do fim. Frango do guarda redes, golo sancionado pelo árbitro, ausência de protestos de jogadores e banco do Porto e inopinadamente intervém o VAR para impedir uma possível final sem nenhum dos chamados"grandes".
Não há falta nenhuma porque havendo contacto entre os dois jogadores (e o futebol não é o voleibol é um desporto de contacto) ele é fora da área de protecção do guarda redes que nem a bola nas mão tem.
Simplesmente o "sistema" que vive desta podridão de resultados falseados sempre a favor dos mesmos não queria uma final Vitória-Sporting de Braga e por isso impediu que isso fosse possível através do desempate por penaltis.
Naquele estádio já tínhamos guardado, nós vitorianos, para a triste história do nosso futebol o nome de Artur Soares Dias.
A partir de hoje podemos juntar-lhe o de Jorge Sousa e o de Hugo Miguel (esse tarefeiro dos "grandes" que estava no VAR) que espoliaram o Vitória da possibilidade de estar numa final que bem fez por merecer enquanto o deixaram jogar futebol 
Sobre o jogo apenas vale a pena dizer que as equipas o disputaram de igual para igual, melhor primeira parte do Porto e melhor segunda parte do Vitória, mas as regras e o resultado estiveram falseados ao longo dos noventa minutos e foi isso que decidiu o finalista.
Depois Falamos.

Sem comentários: