domingo, janeiro 05, 2020

Injusto e Falso

O resultado de ontem, no jogo entre Vitória e Benfica, foi injusto e falso.
Injusto porque o Vitória foi a melhor equipa, a única que procurou ganhar o jogo, a que mais atacou (61 ataques contra 25), a que mais rematou (11-4), a que sofreu mais faltas (15 contra 12) e a que teve mais posse de bola (55% contra 45%).
O adversário ,como qualquer equipa pequena que vem ao D.Afonso Henriques, jogou fechado lá atrás a espreitar o contra ataque e usou vários expedientes conhecidos do anti jogo desde a simulação de lesões às constantes perdas de tempo nas reposições da bola ao ponto de o tempo útil de jogo ter sido muito baixo.
Mas no único remate que fez em toda a primeira parte marcou um golo enquanto o Vitória foi ineficaz nas várias oportunidades que teve permitindo, ainda, ao guarda redes forasteiro ser o melhor jogador da sua equipa com pelo menos duas defesas de grande nível.
Aqui chegados poder-se-ia considerar que tendo o Benfica marcado um golo e o Vitória desperdiçado três ou quatro tinha sido a sorte e o azar a determinarem o vencedor como tantas vezes acontece com a melhor equipa a perder enquanto a mais fraca consegue um triunfo caído do céu.
Isso explica a injustiça. Mas não explica a falsidade.
E a falsidade tem nomes.
O árbitro Nuno Almeida, o tristemente célebre "ferrari vermelho", que fez uma arbitragem absolutamente vergonhosa e o VAR de serviço, Rui Costa, também ele um personagem que anda a estragar o futebol há muito tempo.
Nuno Almeida, conhecido por ser um benfiquista fanático, fez tudo o necessário para ajudar a sua equipa. 
Não marcou um penálti evidente contra o Benfica (o VAR devia ter ido à casa de banho porque também não viu e portanto nada fez), foi de uma dualidade brutal nos critérios disciplinares sempre a favor do Benfica tratando lances idênticos de forma muito diferente, cronometrou de forma inexplicável o tempo de compensação da segunda parte (deu seis minutos mas nem três se jogaram) e e ainda se deu ao luxo de mandar parar o jogo para o Benfica poder fazer uma substituição numa fase em que o Vitória pressionava intensamente.
Uma vergonha!
Duas notas finais.
Uma para a forma como os adeptos do Benfica intervieram no jogo provocando a sua paragem com o lançamento de tochas em alturas em que o seu clube se via em aflições defensivas. Aconteceu por três vezes e constituiu sempre um balão de oxigénio tão conveniente  para uma equipa a que começava a faltar o ar que é difícil acreditar na falta de organização nesse sentido.
É completamente inaceitável numa competição que se quer séria. 
E não é com multas que o problema se resolve. Se alguém quiser resolver o que é em si altamente duvidoso.
A outra para reiterar a necessidade de o Vitória se pôr "fino" nestes jogos.
Bilhetes mais caros para os adeptos visitantes, entrega ao adversário dos apenas 5% de bilhetes a que o regulamento obriga, acabar com os bilhetes de acompanhante, não permitir a inscrição de novos associados nos dias anteriores a estes jogos e essencialmente mandar instalar uma caixa de segurança (vulgo jaula) na bancada superior do topo norte.
Já ontem tinha dado muito jeito.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Energúmenos há em todos os clubes, infelizmente.
Os bandidos das tochas são tão bandidos como os bandidos de cara tapada e em grupo, que antes do jogo agrediram adeptos do benfica fossem eles novos ou velhos, não contentes ainda fizeram estragos em alguns carros.
Quanto ao preço dos bilhetes o Vitória não os põe mais caros por 2 motivos:
1- Teme que depois os outros clubes façam o mesmo.
2- Vitória precisa sempre do Benfica, Porto e Sporting para ter jogadores empresados.

Sobre a jaula para ontem já era tarde. É obvio que isso é importante é uma questão de segurança.

Se a liga diz que o clube visitante tem direito a 5% dos bilhetes , então só deveria ter direito a esses mesmos 5% nem mais 1 bilhete deveria ser atribuido ao visitante, mesmo que para isso o estádio ficasse às moscas.

Quanto ao jogo foi bem disputado, Cervi resolveu, Vitória criou perigo, mas Odysseias defendeu.
Vitória é claramente a 4 equipamais forte do campeonato para mim é superior ao Braga e Famalicão.

Ass.
cards

luis cirilo disse...

Caro cards:
Quanto aos energúmenos de acordo que há em todo o lado. Essa questão dos tipos de cara tapada apenas existe no delirante comunicado do Benfica porque em Guimarães ninguém ouviu falar disso. Já do que fizeram uns certos "casuals" anos atrás toda a gente soube.E esses "casuals" são afectos ao Benfica como toda a gente sabe.
Quanto aos bilhetes não vejo razão para ter receios. Nem que os outros aumentem os preços e menos ainda de precisarmos de jogadores emprestados desses clubes. Não precisamos! E a prova disso é que actualmnte não temos nenhum.
A jaula, infelizmente, terá de ser montada. Por culpa dos adeptos do Benfica mas não só. Quer os portistas quer os bracarenses também já a justificam.
OS 5% obrigatórios são medida que defendo intransigentemente para estes jogos. EM Guimarães estádio às moscas é realidade que não conhecemos. Ainda no sábado estavam dez vezes mais adeptos do Vitória que do Benfica. Normal em Guimarães.
Quem resolveu o jogo foi Nuno Almeida. O Benfica foi das piores equipas, senão a pior, que este ano passou por Guimarães. Estratégia de equipa pequena que só o "padre" de serviço salvou em termos de resultado.
Acho que o Famalicão vai acabar por ceder e cair para meio da tabela enquanto Vitória e Braga vão discutir com o Sporting os terceiro,quato e quinto lugares. Creio que neste momento o Braga está mais forte mas a 31 de Janeiro com o fecho do mercado saberemos com que contar até fim do campeonato

Anónimo disse...

Boa tarde Luis,

Uma mentira muitas vezes repetida não será nunca verdade. Mas alguém que a origine ou repita nunca deixara de ser um mentiroso. E há muitos. Alguns ate para aqui vem difundir a triste e criminosa cartilha, de um homem julgado e condenado por roubo de camiões, referencia de vida para alguns.... Bastara reparar nas ex-glorias daquela agremiação e no fim que tiveram para se perceber que o resultado não será nunca muito famoso.
Mais escola e uma boa casa são a solução.
Não houve qualquer roubo nas imediações dos Estádio. Os incidentes aqui descritos são de tal forma graves que nem a PSP os refere. Mais uma mentira! Uma das cartilhas refere ouro roubado…!!! Estaremos diante de uma nova Porta 18???
Agora, argumenta uma luminária, se não atribuímos bilhetes baratos ficamos sem jogadores emprestados. Medo! Este ano quantos vieram?
Acontecera ao Vitoria o que aconteceu ao Chaves? Ou esta a acontecer ao Belenenses?
Ou, não desejariam eles colocar-nos no pote do Farense e Setúbal?
Os adeptos colocados no topo sul do estádio são useiros e vezeiros na selvajaria e crime organizado. Com a complacência clara e suporte muito evidente dos dirigentes daquele clube, e, como se vê, do Secretario de Estado deste Governo, que evidencia receios e cumplicidades muito pouco dignos de um Governante da República.
Repetidamente, temos ano apos ano a entrada de tochas, petardos e, pasme-se, este ano material de uma claque organizada… ILEGAL!!! Ano houve que saiu material ROUBADO!!
Tudo isto perante a passividade vergonhosa e patética daqueles que principescamente gratificados deviam manter a ordem e segurança de todos aqueles que frequentam recintos desportivos. Mais uma vez, como todas as outras vezes.
A jaula é necessária. É uma obrigação do Vitoria para com todos os Vitorianos.
Não queremos misturas. Não somos como eles.
Quanto ao jogo, defrontamos uma equipa pequenina. Muito pequenina. Equipa má e sem grande futebol. Coadjuvada por um socio cativo.
A Liga Proença, outro socio cativo, é uma nodoa.
Nodoa essa bem evidenciada pela Liga dos Campeões, onde clubes desta qualidade decididamente não podem ter lugar.
A falta de vergonha e a estupidez latente nas redes sociais não nos podem dominar, muito menos subjugar-nos.
Não queremos misturas. Não somos como eles.

Abraço.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Revejo-me por completo no seu excelente comentário. Ao qual faço apenas o pequeno reparo de que o topo em que os vandalos benfiquistas estavam é o topo norte e não o topo sul. No resto completamente de acordo.
Creio que o que se passou no sábado é também uma forma de avaliarmos que direcao temos hoje no clube. O presidente fez bem em ir à sala de imprensa dizer o que disse (podia ter dito mais algumas coisas mas enfim) mas agora é preciso passar das palavras aos actos. E a primeirissima medida é construir uma caixa de segurança no topo norte. Porque já basta de os adeptos vitorianos da bancada nascente serem atingidos com cadeiras, petardos e tochas vindos do topo norte. Foi no sábado mas já aconteceu com outras equipas como Porto e Braga. Por mim a melhor das medidas até seria não vender bilhetes a esses clubes mas os regulamentos não permitem. Espero que a direcção actue. Sem perda de tempo

Anónimo disse...

Bom dia Luís Cirilo
Uma coisa que penso ter que ser resolvida (já que falamos da caixa ) é a colocação da mesma e da claque visitante. Em termos acústicos a claque visitante é claramente beneficiada em relação à nossa,ao ponto de quais-queres 500 adeptos mais ou menos sintonizados abafarem um estádio inteiro! Por isso proponho, que a caixa seja feita na parte inferior da bancada norte, que alberga cheia, os 1500 adeptos exigidos pela lei. veremos que do ponto de vista psicológico os valentões se sentirão menos corajosos pois estarão mais ao nível do chão e os nossos adeptos mais entusiasmados no seu apoio.A parte superior do topo norte é a mais acústica do estádio e isso não podemos dar ao adversário!
Cumpts.

J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Apoio essa ideia.
A bancada inferior chega perfeitamente para instalar os 1500 adeptos adversários a que os regulamentos obrigam e em termos de acustica é evidentemente pior.
É uma decisão fácil de tomar e que só tem vantagens para o Vitória.