terça-feira, janeiro 28, 2020

Horas

A história que a seguir vou contar tem quase oito anos, o falar dela agora não é uma critica a ninguém e admito que passado este período de tempo os regulamentos e contratos tenham mudado e já não seja possível fazer hoje o que foi feito nessa altura.
Dito isto, porque há sempre almas sensíveis que veem criticas em tudo, passo a narrar o sucedido.
Na sexta feira 28 de Setembro de 2012, quinta jornada da Liga, calhava ao Vitória receber no D.Afonso Henriques o Sporting de Braga para mais uma edição do mais antigo dérbi do país que sempre despertou e desperta enorme interesse entre os adeptos dos dois clubes e não só.
Ao tempo desempenhava o cargo de vice presidente para o futebol e modalidades e foi nessa qualidade que, dias antes, me foi dado conhecimento do habitual fax chegado da sport-tv indicando a hora do jogo porque o dia já se sabia com alguma antecedência.
Qual não foi o meu espanto quando constatei que a sport-tv agendara um Vitória -Braga para as 18.00h da tarde de um normal dia de trabalho. Inacreditável.
Dei imediatamente instruções para que se comunicasse à Sport-tv que o Vitória não aceitava em circunstância alguma aquela hora e que só estaria disponível para um horário a partir das 20.30 h. por respeito aos adeptos que vão aos estádios.
Em simultâneo, e sabendo a "festa" que aí vinha, reuni com o Dr. João Martins (ao tempo assessor jurídico da direcção e pessoa que já tinha ocupado vários cargos no clube e na Liga e portanto com grande experiência destes assuntos) para prepararmos o contra ataque do Vitória ao que sport-tv pretenderia impor.
Foi um dia de intensa troca de faxes entre clube e sport-tv com conhecimento á Liga que tanto quanto me lembro nem tugiu nem mugiu.
A sport-tv começou por de forma arrogante reafirmar que a hora do jogo era aquela e que não fariam qualquer mudança porque já tinham outras transmissões agendadas.
Ao que o Vitória reiterou que aquela hora nem pensar.
A seguir argumentaram que a transmissão se iniciaria às 18.00h e que as três equipas a essa hora teriam de estar no relvado ao que o Vitória respondeu que a equipa a essa hora nem no estádio estaria quanto mais no relvado e que também não haveria espectadores nas bancadas porque as portas nem abertas estariam.
Argumento final da sport-tv, misturado com ameaças de processos judiciais e já nem me lembro de que mais, é que contratualmente competia à estação a marcação do jogo e que o Vitória teria de respeitar sob pena de poder acarretar com as consequências.
Foi então que o João Martins, que já tinha lido minuciosamente o referido contrato, constatou que dele constava pertencer à sport-tv o direito de escolher o dia do jogo mas era completamente omisso quanto á hora e por isso não tinha o direito de a impor.
Foi o argumento final do Vitória que virou a questão a nosso favor.
E por isso quando passado algum tempo recebemos novo fax da sport-tv a alterar o jogo para as 21.30h ( para não aceitarem as 20.30 h propostas pelo Vitória marcaram para uma hora já algo imprópria como forma de não darem o braço a torcer de forma total) ficamos com a tranquila satisfação de vermos que a razão do Vitória tinha falado mais alto.
Foi há quase oito anos.
Provavelmente hoje já não seria possível fazer isso porque a sport-tv deve ter aprendido com a para eles desagradável experiência.
Mas é apenas um exemplo de quando temos razão devemos lutar por ela com todas a armas ao nosso alcance e não encolhermos-nos numa qualquer trincheira como medo de desafiar os poderes do futebol.
Depois Falamos.

Sem comentários: