quinta-feira, novembro 28, 2019

Sugestão de Leitura

Depois da monumental biografia de Leonardo da Vinci foi a vez de ler outra biografia igualmente monumental e igualmente repleta de interesse.
A de Mikhail Gorbachev.
Que foi uma das mais importantes figuras políticas do século XX , com uma influência absolutamente decisiva na política mundial, mais admirado e louvado no Ocidente do que no seu próprio país onde foi e continua a ser uma figura controversa.
Ideólogo da Perestroika e da Glasnost deu um contributo decisivo para o fim da guerra fria, e para a conquista da Liberdade por países que durante décadas foram satélites da União Soviética (com que ele ajudou a acabar) , tornando assim o mundo menos perigoso.
Mas para lá da sua história política esta biografia é também a narração do percurso de vida de um "self made man" que se fez à sua custa e subiu na vida com trabalho, perseverança e sacrifício.
É também uma história de amor com a mulher de toda a sua vida, Raisa Titarenko, que o acompanhou durante quatro décadas de vida em comum até falecer vitima de leucemia em 1999.
Hoje com 88 anos de idade Mikhail Gorbachev está retirado da vida pública mas deixou no seu país e no mundo uma marca de que poucos estadistas se podem gabar.
Tudo isso e muito mais nesta excelente obra de William Taubman que ao longo de 712 páginas (mais anotações e bibliografia) trata um retrato exaustivo de Gorbachev.
Depois Falamos

Sem comentários: