quarta-feira, novembro 13, 2019

Blogues

Fui, sou e continuarei a ser um entusiasta da blogosfera pelo que a continuidade deste "Depois Falamos" não me parece que venha a estar em perigo prosseguindo assim um percurso iniciado em Abril de 2006.
Mas hoje olho para o panorama dos blogues com algum saudosismo mesclado de tristeza porque as coisas manifestamente já não são nada do que foram.
Ao entusiasmo despertado pelos blogues, como grande espaço de opinião em liberdade, há quinze ou vinte anos atrás (e que resultou numa proliferação destes espaços) sucedeu um progressivo abandono dos mesmos por força da migração dos seus autores para as novas redes sociais emergentes.
E passo a passo o Facebook, o Twitter, o Instagram foram ocupando o espaço que outrora pertencia aos blogues ao sabor do imediatismo de que se revestem mas também da preguiça em escrever que vai caracterizando as novas gerações mais propensas ao teclar furiosamente nos seus telemóveis.
E é pena.
Porque na sua diversidade opinativa os blogues constituíam, e continuam a constituir pese embora a quebra de praticantes, um espaço de opinião onde é possível aprofundar opiniões, fomentar debates e fugir do "escreve e deita fora" típico das redes sociais.
Neste blogue há um campo, chamemos-lhe assim, onde recomendo a de outros blogues cuja leitura sempre me deu prazer e interessou pela multiplicidade de temas e pela riqueza opinativa com que eram tratados.
Da política ao desporto, passando por viagens e outros temas.
Alguns deles essencialmente pessoais.
Hoje deu-me para ir ver, nesse tal campo das recomendações, blogue a blogue como estávamos em termos de postagens e até novidades.
Fiquei espantado e a tal tristeza saudosista aumentou.
Nalguns deles não é publicada uma linha há quatro ou cinco anos (nalguns casos mais ainda), outros já nem existem (já os apaguei das sugestões) e outros tem publicações tão esporádicas que nem prova de vida conseguem ser.
Mantenho-os todos, menos os que já não existem como atrás referi, nas sugestões apenas como um tributo ao prazer com que os lia sabendo que esses tempos não voltarão e que esses blogues serão doravante  apenas uma recordação parada no tempo.
Mas a vida também se faz delas.
Em bom rigor mantém a actividade regular uma mão cheia deles, e não mais do que isso, teimando em resistir às novas modas comunicacionais.
O "Depois Falamos", a caminho dos seus catorze anos de vida , continuará a fazer o seu caminho indiferente a modas e sabendo que cada vez mais o que se escreve é para memória futura a par do gosto pessoal do seu autor em escrever.
E por isso...
Depois Falamos.

Sem comentários: