segunda-feira, novembro 18, 2019

Alternativos

Tenho por várias vezes deixado aqui a minha opinião sobre o que são, e essencialmente sobre o que devem ser, os equipamentos alternativos usados pelas equipas do Vitória sabendo-se que a camisola branca é e será sempre a primeira camisola mas tendo pena que os calções pretos nem sempre sejam os primeiros calções conforme tradição do clube durante longos anos.
Mas dando de barato que o primeiro equipamento é camisola branca e calções pretos ou brancos já nos restantes equipamentos não há nenhuma obrigação estatutária ou tradicional sobre de que cor devem ser.
É certo, e estou de acordo, que a segunda camisola deve ser preta por inteiro ou com algum tipo de desenho como já aconteceu no passado, por exemplo, com os equipamentos fornecidos pela "John Smith" em que o segundo equipamento (lindíssimo diga-se de passagem) era preto e cinzento em listas verticais.
E por isso fazer uma segunda camisola praticamente igual à primeira, apenas com a mudança de branco para preto, é um desperdício em termos de potencial de comercialização e não entendo a passividade nessa matéria ao longo dos anos.
Já quanto ao terceiro equipamento, que nem sempre há mas devia haver, esse deve ser totalmente virado para o marketing e mudar todos os anos de desenho e de cores como acontece em muitos clubes de outros países.
Amarelo, rosa, laranja, castanho, lilás, etc, tantas são as cores disponíveis com as óbvias excepções do vermelho , azul e verde porque não sendo parecidos com nenhum clube em tanta coisa era o que faltava usarmos cores de que desportivamente não gostamos para ainda nos parecermos com eles.
Aliás todos nos recordamos que já por várias vezes o Vitória teve terceiros equipamentos e com sucesso assinalável juntos dos adeptos pelo que me parece que deve insistir nessa vertente até por razões comerciais.
Penso que a nova SAD do clube deve equacionar seriamente essa possibilidade quando definir com  a Macron os equipamentos para a próxima temporada.
Depois Falamos.

P.S. Na foto uma equipa do Vitória com um equipamento alternativo que se usava bastante nas décadas de setenta e oitenta mas que depois desapareceu das opções.

Sem comentários: