quarta-feira, junho 07, 2017

Varanda Vimaranense

É uma varanda típica de Guimarães.
Típica pela arquitectura mas também típica pelas bandeiras que ostenta.
Ao centro a bandeira de Portugal um país que nasceu em Guimarães e que depois deu novos mundos ao mundo tendo em determinada época sido uma das maiores potencias mundiais.
Do lado esquerdo a bandeira do concelho de Guimarães com o seu brasão no qual figura Nossa Senhora com o menino ao colo.
E à direita a bandeira do Vitória ostentando o seu emblema no qual figura D.Afonso Henriques o Rei que a partir de Guimarães transformou um condado num país  e é o símbolo maior não só da cidade e concelho como do próprio clube.
São três realidades -Portugal, Guimarães e Vitória- que qualquer vimaranense preza e considera indissociáveis tal a envolvência existente entre elas.
Como esta varanda existem muitas outras em Guimarães ostentando estas bandeiras.
Provavelmente esta excelente moda começou com o apelo de Luís Filipe Scolari, durante o Euro 2004, para que nas janelas e varandas do país fossem penduradas bandeiras de Portugal como forma de mostrar o apoio à selecção nacional.
Assim aconteceu por todo o lado como é sabido.
E naturalmente que Guimarães não ficou de fora mas, com aquela identidade muito própria que por cá temos e de que tanto nos orgulhamos, os vimaranenses foram mais longe e ao lado da bandeira do país colocaram e do concelho e a do clube como forma de afirmar o seu orgulho em serem de onde são e serem como são.
E por isso estas varandas tão bem decoradas.
Depois Falamos.

Sem comentários: