sexta-feira, junho 02, 2017

Futuro ?

Agora que começou a "silly season" e não fazendo a mínima ideia em termos de plantel vitoriano sobre quem vem,quem fica e quem vai e o mesmo se aplicando ao treinador gostaria de deixar algumas ideias para reflexão.
Em 2016/2017 o Vitória fez uma boa época.
Ficou de novo no "seu" quarto lugar e regressou, quatro anos depois, a uma sempre prestigiante final da Taça de Portugal o que globalmente se pode considerar como uma época de sucesso embora repetindo o que já fizera no passado e não alcançando nada de novo.
Agora o desafio é o da estabilização no patamar alcançado e isso não tem sido o nosso forte nas últimas duas décadas como todos sabemos.
Será uma pena se tudo que está feito, incluindo a fantástica mobilização dos adeptos em torno da equipa (o que não tendo nada de novo tem atingido alguns picos que importa realçar), não tiver sequência e o Vitória voltar  a alternar uma época boa com outras de frustração.
Para isso, e até aproveitando algum desafogo financeiro resultante de épocas de "cinto apertado" e das receitas a caminho provenientes da UEFA e dos contratos televisivos, é fundamental manter o "núcleo" duro do plantel, ou seja, excepto os emprestados sobre cuja permanência o Vitória não tem a última palavra(embora deva fazer tudo para que alguns fiquem) todos os outros devem permanecer ao serviço do clube.
Todos!
E depois é necessário reforçar o plantel com dois ou três jogadores subidos da B e cinco ou seis criteriosas aquisições que permitam construir um plantel que se bata com ambição nas cinco frentes em que vamos estar envolvidos.
Campeonato,Liga Europa, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga.
Uma nota final.
Creio que os responsáveis pelo futebol do Vitória devem reflectir muito seriamente sobre tudo isto e em especial sobre as possibilidades que a conjuntura nos pode abrir em 2017/2018.
E até "interessarem" os responsáveis de outro clube pelo partido que pode ser tirado dessa conjuntura.
É que ao que tudo indica a próxima temporada vai ser muito complexa para Porto e Sporting por razões que vão das mudanças de treinador à necessidade de venderem alguns dos melhores jogadores, passando pela falta de "paz social"no seio dos clubes oriunda da impaciência dos adeptos e da conflitualidade dos dirigentes.
A próxima época tem tudo para não correr bem a a esses dois clubes.
O que significa que um Vitória forte, com um bom treinador e um bom plantel, tendo os adeptos que tem e a embalagem desta época de sucesso, pode muito bem intrometer-se na luta pela ida à Liga dos Campeões especialmente se puder contar na construção do seu plantel com o apoio do "tal" clube que também tem muito a ganhar com a intromissão do Vitória na luta pela Champions.
Como não é preciso fazer um desenho por aqui me fico.
Esperando, e desejando, que não se desperdice o que poder ser uma grande oportunidade de darmos mais um salto em frente.
Depois Falamos.

4 comentários:

luso disse...

Infelizmente a maioria da equipa que jogou a final, poderá já não jogar a supertaça.
Nomeadamente Miguel Silva, Bruno Gaspar, Pedro Henrique, Hurtado, Zungu, Hernâni.
E mesmo dos outros cinco, é ainda indefinido o futuro de Marega e Josué.
Ou seja, mais ou menos certos para a próxima época, temos 3 jogadores: Raphinha, Konan e Rafael Miranda.
Esperemos que a direção nos surpreenda

luis cirilo disse...

Caro luso:
Temos três longos meses pela frente até termos a certeza sobre qual o plantel que vai disputar os nossos compromissos entre Setembro de 2017 e Janeiro de 2018. Porque uma vez reaberto o mercado é mais um mês de ansiedade.
Os nomes que indica são potenciais saídas, é verdade, até porque alguns nem são nossos.
Aguardemos esperando que este ano as coisas corram bem

Saganowski disse...

Os vitorianos tem de se capacitar que com esta Direcção há dois campeonatos por ano: um de Setembro a Janeiro e outro de Fevereiro a Maio.
E nem sempre o segundo é igual ao primeiro...

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Tem sido assim de facto.
Esperemos que tenham aprendido com os erros e a próxima época seja de sucesso