quinta-feira, junho 08, 2017

Populismos...

Hoje é popular, populista até, dizer-se à boca cheia que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos, o melhor jogador mundial do seu tempo e até o melhor futebolista de sempre.
Pode dizer-se mas é impossível provar-se.
Que é o melhor futebolista português da sua geração não oferece duvidas.
Que é um dos dois melhores futebolistas mundiais da actualidade é algo que não permitirá grandes polémicas em torno disso.
Que tem lugar na História do futebol mundial como um dos melhores de sempre é algo que os seus espantosos recordes asseguram acima de qualquer dúvida.
Mas daí a ser o melhor de sempre vai alguma distância.
Pela simples razão de que em quase nada é possível comparar o futebol de hoje com o de há vinte, cinquenta ou setenta anos atrás dadas as imensas diferenças existentes a todos os níveis desde as bolas com que se joga, aos níveis de preparação física, à medicina desportiva ou aos próprios relvados.
É todo um mundo de diferenças que impedem que se compare o que não é comparável.
O que valeriam hoje nos seus vinte e poucos anos jogadores como Stanley Matthews, Alfredo Di Stéfano, Cruyff, Maradona,  Eusébio ou Pelé?
Com estas bolas leves e rápidas, os relvados de grande qualidade, a preparação física moderna, a medicina desportiva de ponta e a racionalização das suas carreiras em termos de esforço?
Não sei.
Mas creio que seriam jogadores espantosos e ainda melhores do que o foram nos seus tempos.
Como certamente Ronaldo, com a sua capacidade física, talento e elevado profissionalismo também seria um grande jogador nos tempos dos ex jogadores que referi.
E por isso quando me falam de Ronaldo nos termos que referi no inicio do texto prefiro dizer que é um dos melhores futebolistas da História do futebol mundial ,o que me parece indiscutível, e não correr o risco de ser injusto ao comparar o incomparável.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

As minhas memórias de ver e acompanhar o mundo do futebol iniciam-se no inicio dos anos 80,antes disso, para mim é História. Posso não ter vivido nesses gloriosos anos 60,mas a História aprende-se, e eu uso e abuso da História para obter conhecimento. Futebolisticamente falando, na minha opinião Ronaldo é o maior jogador português de todos os tempos. Pelo palmarés, individual e colectivo, pela notoriedade mundial, pela longevidade e acima de tudo pelos números que ostenta, é absolutamente imbatível. Ele evidencia-se não só na melhor competição de clubes (Liga dos Campeões), mas igualmente num dos campeonatos nacionais mais fortes do mundo!
O conhecimento táctico e técnico de outras eras evoluiu, e muito. Lembre-se que dos anos 50 até aos anos 80, o total de jogos numa época futebolística era francamente menor. Antes como agora as competições têm desequilíbrios, mas o nível médio das equipas (principalmente a capacidade de defender) melhorou muito.
Na minha óptica, além do talento e ambição (certamente compartilhada com outros astros de outros tempos), o facto de Ronaldo e Messi serem contemporâneos torna-os a ambos estratoesféricos. Sem desvelar a minha preferência nesta luta, mas compreendendo o que os castelhanos acham sobre a ostentação e a afirmação de poder, a luta desportiva, política e cultural Madrid vs Barcelona, inquestionavelmente Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos.
O problema, em Portugal, é que a cartilha consegue criar alguma celeuma em algo que aos meus olhos seria consensual.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não me custa estar de acordo consigo embora o seu excelente comentário corrobore que é de facto impossível comparar jogadores de tempos tão diferentes.
Eu ainda vi jogar alguns dos maiores jogadores mundiais dos anos 60 e 70 embora nesse tempo, infelizmente, não houvess tantas transmissões televisivas como actualmente. Nem nada que se pareça.
E ainda hoje continuo fascinado por esses talentos extraordinários que evoluíam nos relvados de então. E embora não possa nem queira comparar estou certo que qualquer um deles seria extraordinários nos tempos presentes. Quanto a Ronaldo e Messi também não entro em comparações e muito menos em discussões sobre qual é o melhor. São ambos fabulosos,os melhores do mundo na actualidade, e é um enorme prazer poder disfrutar do seu futebol.
Duas notas finais: Uma para manifestar a convicção que Ronaldo vai deixar recordes que nunca serão batidos de tão extraordinários que são.
A outra para concordar com a sua opinião sobre a cartilha embora deixando claro que nem sou influenciável por cartilhas nem Eusébio precisa delas para fiar na História do futebol