quarta-feira, junho 21, 2017

Decisivo

Portugal defronta hoje a Rússia, país anfitrião desta taça das confederações, num jogo que tem tudo para ser decisivo quanto à permanência na prova.
Um triunfo, e considerando que o jogo a seguir é com a Nova Zelândia, garante praticamente o apuramento mas já o empate (e considerando que os mexicanos vencerão os neo zelandeses) obrigará ao recurso à calculadora enquanto a derrota nos deixará pelo caminho.
As indicações deixadas no primeiro jogo, frente ao México, não foram particularmente animadoras.
Uma equipa a defender mal, com muitas dificuldades em sair a jogar face à pressão alta dos mexicanos e um ataque que pareceu algo baralhado quanto à posição a ocupar por cada um dos seus elementos.
É verdade que a genialidade de Ronaldo e Quaresma, os dois melhores jogadores desta selecção, disfarçaram alguma coisa e até conseguiram um golo de belo recorte mas depois as insuficiências a defender comprometeram um triunfo que teria sido fundamental para enfrentar o jogo de hoje com outra disposição.
Erros de Guerreiro e Pepe no primeiro golo e de Fonte e Rui Patrício (incrível como ficou em cima da linha em vez de sair ao cruzamento e "sacar" a inevitável falta nesses casos) deram um sinal de intranquilidade num sector e nuns jogadores que tão bem tinham estado no Europeu.
Mas dias maus todos tem.
Claro que a equipa melhorou, e bastante, com as entradas de Adrien que estabilizou o meio campo, de Gelson que permitiu à equipa dispor de um extremo rápido e talentoso e passar a jogar com onze face à inexistência do substituído Nani e de André Silva que deu espaço a Ronaldo e reeditou a dupla ofensiva que tão bem tem estado nos jogos de apuramento para o Mundial.
Fica a dúvida sobre o resultado se Portugal tivesse iniciado o jogo com esses três jogadores a par da perplexidade perante a insistente titularidade de William Carvalho (oxalá Jorge Mendes o venda rapidamente...) que joga entre parado e devagar e da dúvida sobre se Bernardo Silva não desempenharia melhor o lugar atrás do ponta de lança que foi ocupado por André Gomes.
Mas como de treinador de bancada todos temos um pouco nada como esperar as decisões de Fernando Santos para o jogo de hoje para perceber se também ele ficou desagradado com alguns aspectos da exibição do passado domingo.
Depois Falamos.

Sem comentários: