segunda-feira, dezembro 05, 2016

O Nosso 14

Se há coisa que não vale a pena, no futebol e na vida, é chorar sobre o leite derramado.
E por isso mesmo com a frustração de em seis pontos totalmente ao nosso alcance termos feito apenas um há que levantar a cabeça, seguir em frente, e ir buscar estes pontos a outros lados.
Do jogo de ontem fica esta memória individualizada.
Douglas: Pouco trabalho mas a sensação de que no golo podia ter feito mais qualquer coisa. A par de alguma insegurança nos cruzamentos.
Bruno Gaspar: Atacou menos que o habitual por força da disposição do adversário. Ainda assim um jogo bem conseguido
Josué: O ponta de lança flaviense deu-lhe muito trabalho. De que por norma se saiu bem.
Pedro Henrique: Exibição regular dividindo com Josué as tarefas de marcação. Não tem sido pelos centrais que os golos adversários tem chegado.
Rúben Ferreira: Um amarelo ingénuo ao atirar uma bola para longe e um segundo amarelo ainda mais ingénuo ao envolver-se numa troca de empurrões sabendo que já estava amarelado. Pelo meio uma exibição discreta.
João Aurélio: Tentou cumprir numa posição que não é a sua. Não brilhou mas também não comprometeu. A posição 6, mesmo com Rafael Miranda recuperado, é das que deve merecer atenção em Janeiro.
João Pedro: O melhor no meio campo com aquela qualidade inata aos bons jogadores que é o de saber jogar simples. Alguns passes de meia distância bem conseguidos e um excelente remate a obrigar Ricardo a boa defesa. A equipa beneficiaria se tentasse o golo mais vezes.
Bernard: Nota-se que está a subir de forma quando sai em velocidade com a bola colada ao pé provocando desequilíbrios. Menos bem a distribuir jogo.
Hernâni: Foram de sua iniciativa algumas das melhores jogadas ofensivas. Marcou o golo, teve três ou quatro boas arrancadas mas pareceu-me algo desapoiado para lhes dar a melhor sequência.
Soares: Deu o "litro". Procurou a bola, procurou espaços, caiu nos flancos,tentou o remate por várias vezes. Mas esteve sempre muito sozinho rodeado por vários defensores. De certeza que sentiu saudades de Marega e desejou a entrada de Texeira. Num caso não era possível e noutro não foi essa a opção de Pedro Martins.
Hurtado: "Exilado" na esquerda passou ao lado do jogo com mais uma exibição muito discreta.
Foram suplentes utilizados:
Rafinha: Entrou a substituir Hernâni mas sem qualquer destaque.
Vigário: Entrou para extremo direito depois de nas duas ultimas épocas nas equipas A e B já ter jogado como lateral esquerdo, lateral direito e extremo esquerdo, É demasiada polivalência para um jovem talentoso que precisa de se "especializar" numa posição. Não resolveu nada pese embora o empenho posto no jogo.
Tozé: Entrou no minuto seguinte ao golo do empate para substituir o lesionado Bruno Gaspar implicando o recuo de João Aurélio para lateral. A seis minutos do fim e a empatar em casa com o Chaves faria mais sentido dar o tudo por tudo com a entrada de Texeira para o lado de Soares. Pedro Martins preferiu jogar pelo seguro e ele é que sabe as linhas com que se cose.
Não foram utilizados:
Georgemy, Prince, Mbemba e Texeira.

Melhor em campo: João Pedro

É inegável que nestas duas jornadas a equipa desiludiu os adeptos com prestações e resultados abaixo do que lhe é exigido.
Mas a vida continua e há que seguir em frente com mais ambição, mais garra, mais qualidade e melhores desempenhos individuais e colectivos.
A começar pelo próximo jogo, no Bessa, que obrigará uma preparação extremamente cuidada em todos os aspectos que rodeiam este regresso a um sítio onde nunca somos bem recebidos e onde se deram tristes incidentes há apenas três semanas.
E quando me refiro à preparação cuidada não me refiro só à preparação da equipa.
Para bom entendedor meia palavra basta.
Depois Falamos

9 comentários:

ON disse...

Em Guimarães, há o habito de criar patinhos feios, e neste caso, meninos bonitos. E refiro-me ao João Pedro, que ainda não lhe vi futebol, para tamanhos elogios. É um jogador com pouco poder de choque, faz uns passes lateralizados, com pouca capacidade de recuperação e incapaz de fazer um pressing mais em cima do jogador, que cai no seu espaço. Poderá vir a ser um grande jogador, mas neste momento é só mais um em campo.

luis cirilo disse...

Caro On:
É a sua opinião.
A minha é bastante diferente e alicerça-se no muito que já lhe vi fazer em jogos e treinos desde os escalões de formação.
Acho até que se ele jogasse mais adiantado seria ainda mais útil porque poderia rematar mais vezes e a equipa beneficiaria disso

Saganowski disse...

Depois do jogo contra o Chaves, a vida continua mesmo!

Vamos finalmente ter a oportunidade de ver mais alguém a defesa esquerdo (espero por uma boa alternativa a Ruben Ferreira, porque esse já se viu que chegue...e não chega para o lugar que ocupa!).
Veremos finalmente Marega, que vai precisar de muito sangue frio contra os da Avenida, porque vai concerteza ser muito provocado!
Esperemos por um meio campo mais musculado (sem ser fisicamente agressivo), capaz de suster jogo e lançar rápidos contra-ataques.

E espero que a Direcção e a equipa estejam preparadas para o pré-jogo, o anti-jogo e o pós-jogo, para que não se repita o que aconteceu na visita para a Taça há poucas semanas atrás!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
São de facto muitas as nuances que rodeiam o jogo.
Desde a equipa que Pedro Martins vai apresentar, à atitude desta perante o jogo e concluindo na forma como a SAD do Vitória vai preparar o jogo em função do acontecido semanas atrás.
No meu facebook já disse o que em minha opinião devia ser feito.
Que não é exactamente o que costumam fazer pelo que deduzo que uma vez mais não farão.
Mas deviam fazer!

Mr.Karvalhovsky disse...

Pontos positivos: Ruben Ferreira não joga na próxima jornada!
Regressa o Marega.
O Vitória vai voltar aos triunfos!
Dúvidas?
Depois Falamos...

JRV disse...

Caro Cirilo,

A sad falou e, para o que disse, mais valia que não o tivesse feito.

Não sei o que é que se anda a comer para os lados do complexo, mas acho que falta alguma fibra...

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro Mr. Karvalhovsky:
Acho que a ausência do Ruben Ferreira pode ser uma oportunidade para o Alex ou para o Konan.
Quanto ao resto...depois falamos.
Caro JRV:
De facto gostava que a postura nestes casos fosse bem outra.
Dá um mau sinal para o exterior e o adversário aproveita

JRV disse...

A realidade é que, desta forma, a equipa já entra em campo a perder, algo que se antecipa para o próximo fim-de-semana.

Não considero uma casualidade a circunstância de a equipa ter quebrado na sequência dos incidentes ocorridos na gamela do clube da rotunda. O clube, a equipa e os jogadores foram atacados de forma cobarde e ninguém levantou a voz para os defender.

Que espécie de liderança é esta que se apressa a emitir um comunicado ridiculo, como o de ontem, mas nada faz em defesa dos interesses do clube? Sabe que tipo de "gente" é esta? É do tipo rasteiro, invertebrado, sem carácter...

É inconcebível que este clube, esta massa, seja liderada por personagens deste tipo. Gente bem melhor foi corrida por bem menos. Outros tempos...

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Não tenho nenhuma duvida que os acontecimentos do Bessa fragilizaram animicamente a equipa e isso reflectiu-se nos dois jogos seguintes.E isso justificaria que o próximo jogo no Bessa tivesse sido preparado de forma completamente diferente de molde a transmitir tranquilidade à equipa. Nomeadamente exigindo um árbitro internacional e responsabilizando Liga e PSP pelo que se passe com a nossa comitiva dentro das instalações do Boavista. E iso devia ter sido feito publicamente para condicionar eventuais tentações axadrezadas. Receio que o jogo não nos corra nada bem mas espero estar completamente enganado.