sexta-feira, dezembro 23, 2016

Um Senhor !

Conheci o Dr. José Araújo há muitos anos.
Era ele presidente da câmara de Terras de Bouro, cargo que ocupou de forma distinta e merecedora de grande reconhecimento popular ao longo de seis mandatos (vinte e dois anos)  do qual se afastaria por vontade própria, e uma figura de referência no PSD e no distrito pelas suas qualidades pessoais e obra feita à frente de um município,imenso no território e escasso na população, que ele trouxe da idade média para o século XX como muito bem referiria o seu sucessor.
Com ele mantive ao longo dos anos uma relação cordial e amiga, de respeito mutuo, por força das funções que ambos ocupamos no partido e no Estado e que proporcionaram múltiplas ocasiões de conversa e troca de opiniões.
Quis o destino (chamemos-lhe assim...) que em 2003 quando saí do governo civil de Braga tenha sido ele o meu sucessor e recordo bem as conversas que tivemos na transmissão de tarefas, a par de um almoço para que teve a gentileza de me convidar, e em que falamos com toda a franqueza sobre o que tinha sido a minha passagem pelo Governo Civil e os projectos que nele deixava a meio e sobre os quais lhe transmiti toda a informação possível.
O dr José Araújo viria a exercer o cargo de governador civil com a distinção, o "savoir fair" , a sensatez e a sabedoria que marcaram toda a sua vida pública o que em nada admirou todos quantos o conheciam.
Nos últimos anos vimos-nos menos vezes.
Ambos afastados de cargos partidários e de funções públicas  apenas nos encontrávamos em eventos ligados ao PSD e era oportunidade certa para dois dedos de conversa bem humorada, quase sempre sobre o cargo de governador civil que ambos ocupáramos e que ambos considerávamos ter sido um tremendo disparate a sua extinção, reforçando uma simpatia mútua já com décadas de existência.
Creio ter estado com o dr José Araújo pela última vez numa acção da campanha presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.
Soube hoje do seu falecimento na passada quarta feira.
Tarde para estar presente no seu funeral, como gostaria, mas a tempo de lhe prestar uma humilde homenagem nesta página.
O dr José Araújo foi um homem bom.
Na sua vida pessoal, na sua profissão, na amizade que generosamente distribuiu por tantos amigos.
E na vida política foi um Senhor.
Pela ética que caracterizou sempre a sua postura, pela nobreza com que defendeu o interesse público, pela gentileza que emprestava às suas relações com companheiros e adversários.
O PSD fica mais pobre e o distrito de Braga perde um dos seus autarcas de referência em 42 anos de democracia municipal.
Depois Falamos

Sem comentários: