quinta-feira, dezembro 01, 2016

Feriados...

Portugal voltou hoje a celebrar o 1º de Dezembro com um feriado nacional e alguns discursos de responsáveis políticos menos preocupados com a efeméride e mais concentrados na propaganda com que vão preenchendo estes dias cinzentos e de cinzentismo.
Como se sabe o feriado tinha sido abolido no anterior governo no âmbito de uma supressão de feriados que tinha como objectivo aumentar a produtividade e o tempo de trabalho num país afogado em dividas e com instâncias internacionais credoras de milhares de milhões de euros por força de um resgate que evitou in extremis que caíssemos na bancarrota de consequências imprevisíveis.
Restará lembrar que não foi o governo que aboliu o feriado o responsável pelo desgraçado estado do país mas sim o que o antecedeu liderado por aquele a quem no PS chamavam o "menino de ouro"!
O que aboliu o feriado teve,isso sim, a ingrata tarefa de tirar o país da situação em que estava, findar a intervenção da troika e conseguir uma saída limpa do resgate o que foi conseguido graças aos duros esforços suportados pelos portugueses e agora em risco de nada terem valido face à irresponsabilidade do governo liderado pelo novo "menino de ouro" do PS.
Tudo isto para dizer que olho os feriados nacionais com um distanciamento critico alicerçado na incompreensão de alguns deles.
Percebo que se festeje o 25 de Abril e o 1º de Maio mas não encontro razão para que se festeje o 5 de Outubro.
Respeito e concordo com os feriados religiosos mas não percebo que num país em que a Constituição impões um regime laico eles existam.
Entendo que se comemore a restauração da independência em 1640 mas acho absurdo que  não se comemore a sua conquista em 1128 porque sem a conquista não haveria , obviamente, reconquista.
Percebo que haja  dia de Portugal mas não entendo que seja na data da morte de Camões.
Porque não na de D. Afonso Henriques, Vasco da Gama ou Nuno Alvares Pereira?
Porque há-de ser o 10 de Junho e não o 24 de Junho (batalha de S.Mamede) ou 14 de Agosto (batalha de Aljubarrota) momentos decisivos para o existir de Portugal?
Eu sei que em Portugal interessa mais a existência dos feriados (e quantos mais melhor) do que a sua razão de ser.
Por mim continuarei a achar que o dia 24 de Junho de 1128 foi o dia um de Portugal e nessa qualidade devia ser reconhecido e festejado com a dignidade própria de um país que reconhece os momentos mais importantes da sua História.
Depois Falamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por força da minha actividade profissional, não gosto muito dos feriados da forma como são imóveis no calendário, sou da opinião que, salvo raras excepções, deveriam ser movidos para o princípio ou fim da semana. Um feriado a meio de uma semana de trabalho estraga completamente a dinâmica de trabalho. De maneira que, apesar de socialista, não fiquei muito triste com a retirada de alguns feriados.
A questão é que o governo inqualificável de Pedro Passos Coelho apresentou os feriados como uma das raízes de todos os males do País, dando uma perspectiva de que os Portugueses eram uns fidalgos e estavam mal habituados, foi um castigo ! Uma salazarice como tantas outras que esse senhor armou. E isso eu não posso deixar de ser solidário com quem abominou o corte dos feriados e agora se congratula com a sua reposição.

De resto, de acordo consigo: elevar o 24 de Junho, dia 1 de Portugal, a feriado nacional e dia de Portugal seria de toda a elementar justiça.

il disse...

Caro Cirilo:
Parece que só faltou a Mocidade Portuguesa para parecer o antigamente -os tempos do 'tio' Antº...

Que grandes @#$%^*%(@! Então não é que o PS , que sempre foi iberista agora comemora o 1º de dezembro. Mas estes ... não têm um pinguinho de vergonha!

Quanto ao 24 de junho ser o «Dia 1 de Portugal» é um facto, mas duvido que mudem a data. Afinal eles não quiseram tirar o 25 de abril, que foi um golpe de estado e nada fundacional da nacionalidade.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O governo anterior não aboliu feriados.
Apenas os suspendeu, conforme memorando assinado com a troika pelo governo de Sócrates, durante cinco anos.
Ou seja com este ou com o anterior governo eles seriam repostos já para o ano.
Cara il:
O PS, como sabe, é o mais maleável dos partidos portugueses. A cada momento é...o que lhe dá jeito ser.
Quanto ao 24 de Junho também não vejo jeito.
Infelizmente