sábado, dezembro 31, 2016

Cinema

Gosto muito de ir ao cinema.
Direi, até, que com o ver futebol e ler completa o trio dos meus entretenimentos favoritos que pratico sempre que tal me é possível.
No caso particular do cinema posso dizer que sou espectador há mais de cinquenta anos, começando pelas saudosas matinés de sábado no Teatro Jordão e no cinema S. Mamede (em Guimarães) e por um mês de Julho passado habitualmente na Póvoa de Varzim em que as idas ao Cine Teatro Garrett, ao Póvoa Cine e mais tarde ao Estúdio Santa Clara eram pontos obrigatórios nos tempos que não eram passados na praia.
É pois um hábito que me acompanha pela vida e que anos atrás, durante vários anos, foi incrementado por muitas e muitas idas aos cinemas do Arrábida Shopping em Gaia (os meus preferidos) ver e rever filmes que ora estreavam ora eram repostos depois de anos atrás terem tido sucesso.
Hoje vou pouco ao cinema.
Não porque não haja bons filmes, boas actrizes e bons actores, boas histórias que valem a pena ver.
As salas são boas, os ecrans de qualidade, o som moderno.
O público é que piorou.
E muito !
Fruto da educação "moderna" que muitos (não) tem em casa há uma faixa etária que é simplesmente insuportável como companhia episódica durante a exibição de um filme.
Falam em voz alta, atendem telemóveis, actualizam a página de facebook durante a exibição do filme, proferem obscenidades a coberto da escuridão da sala e, o que mais me incomoda, transformam uma sala de cinema numa imensa manjedoura de pipocas em que o ruído da respectiva mastigação quase se sobrepõe ao som do filme.
E alguns até se levantam com o filme a decorrer para irem comprar pipocas!
Já não tenho paciência para isso.
E por isso não vou.
Certo de que nunca compreenderei as faltas de educação nem a importação da maldita moda das pipocas para salas de cinema.
Afinal no teatro, na ópera ou num concerto de música clássica é impensável a sua ruminação.
E do meu ponto de vista o cinema merece tanto respeito como esses espectáculos.
Feitios...
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma excelente alternativa, cineclube de Guimarães, não tenho paciência para ver cinema ao som do ruminar das pipocas. Bom ano.
FF

luis cirilo disse...

Caro FF:
Para quem vive em Guimarães é de facto uma boa opção. Mas a questão fundamental é o direito de quem vai ao cinema poder desfrutar do filme para o qual pagou bilhete. Bom ano para si também

il disse...

Caro Cirilo:
...«transformam uma sala de cinema numa imensa manjedoura »...-gostei e estou a rir. Foi bem achada!

As companhias de exibição são as que vendem as pipocas -parece que o negócio destas é melhor do que o dos filmes. Os funcionários bem fazem comentários sobre a 'vara' que deixam as salas imundas.

luis cirilo disse...

Cara il:
Pode crer.
Normalmente assisto aos filmes nas ultimas filas e tenho por hábito deixar a "manada" sair e depois faço-o de forma tranquila. E ao olhar para o chão às vezes interrogo-me sobre se o filme foi visto por pessoas ou por porcos tal a sujeira que se vê.