quarta-feira, dezembro 28, 2016

Feira de Gado

Não.
Não me admira que o ministro Santos Silva tenha dito o que disse porque ao cidadão Santos Silva, várias vezes ministro de diferentes pastas, já todos sabemos que falta a educação, o bom senso e o tento na língua que deviam caracterizar quem exerce tão elevadas funções públicas.
É o mesmo que no governo do Mestre (deles) Sócrates já dizia que adorava "malhar" na direita.
Entre outras aleivosias que tem caracterizado a sua carreira política e que são típicas de quem se considera a si próprio uma mente tão superior, olha o exercício político com tal arrogância, que se acha um predestinado capaz de ser ministro da Educação, da Cultura, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros como se porventura fosse um especialista em todas essas áreas.
Quando não passa de um tarefeiro ao qual serve qualquer poleiro.
Rima e é verdade.
Posta pois de lado a possibilidade de o ministro ter um pingo de vergonha, e sabendo-se que o primeiro ministro nem sabe o que o termo significa, o que resta para nos admirar em todo este caso?
"Apenas" a reacção, ou melhor dizendo a falta dela, dos visados pela curiosa expressão "feira de gado".
Que foi na generalidade dos casos um silêncio cobarde, um assobiar para o ar a fazer de conta que não tinham ouvido, um desvalorizar do assunto que lhes ficou, a todos, muito mal!
Nem quero imaginar o vendaval político que por aí andaria se fosse um ministro do anterior governo a comparar a concertação social a uma feira de gado.
O PS exigia a demissão do ministro, o BE e o PCP a demissão do governo, a CGTP e UGT convocavam meia dúzia de greves gerais em sectores que aborrecessem (e prejudicassem) o mais possível os cidadãos, os comentadores e paineleiros arrasariam o ministro e exigiriam ao primeiro ministro que remodelasse o governo.
Nos tempos geringonçeiros que vivemos foi como se não se tivesse passado nada.
Tudo se aceita, tudo se perdoa, tudo se desculpa, tudo que seja desagradável se faz de conta que não aconteceu.
Na realidade o ministro foi grosseiro, desagradável, arrogante e desrespeitador ao comparar a concertação social com uma feira de gado.
Mas há que dizer, com tristeza, que a reacção dos parceiros sociais foi absolutamente...bovina.
E quando assim é...
Depois Falamos

P.S. De notar que o ministro já pediu desculpa do excesso de linguagem.
Mas não do conceito que a ele deu origem!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sabe porque é que "tudo" se desculpa ? Porque o governo merece ser desculpado. Porque na realidade, e no que realmente interessa, o governo está a fazer muito pelo país, a fazer o que o governo anterior não conseguia: consensos. Consensos que estão a tirar a portugueses da miséria e pobreza que Passos Coelho nos queria condenar.
Boas entradas !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Você deve ser dos que ainda acredita no Pai Natal.
Já agora e falando da realidade que acha da quinta semana consecutiva de aumento dos combustíveis? É assim que se tira os portugueses da miséria?É esse o fim da austeridade que nos anunciaram? depois de acabar o bla,bla da esquerda (e o dinheiro) é que quero ver como alguns vão explicar a crua realidade com que nos vamos deparar.
P.S. A ordinarice nunca merece desculpa. Nem que fosse de um fabuloso ministro, de um fabuloso governo, de um país com uma fabulosa qualidade de vida. O que como se sabe não é o caso deste ministro, do seu governo ou do nosso país.
O "vale tudo" ainda não está na Constituição.

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Compreendo a sua indignação o Governo está bem a maioria está sólida caminha a passos largos para uma maioria absoluta.
Marcelo apoia este governo o Sol Negócios,I, Público, CM, CMTV, Observador já não sabem o que mais podem fazer ara ajudar Passos, as coisas estão negras.
Como sempre disse Passos vai ser corrido por quem o pôs lá.

Ricardo disse...

Eur/usd diz-lhe alguma coisa? O euro face ao dólar está no valor mais baixo da última década, para além de que o barril de petróleo aumentou quase 100% face aos mínimos que chegou a tocar em 2015/2016. É isso que justifica em parte a subida dos preços.

Politica estou eu farto, esquerda e direita é tudo igual. E o seu comentário reflecte em parte o que penso da maioria dos políticos portugueses....mas que prefiro nem dizer!

Bom ano

luis cirilo disse...

Caro cards:
De facto o Natal é tempo de fantasia.
Ainda bem que se integrou no espírito da época.
Caro Ricardo:
Bom Natal para si também