domingo, outubro 30, 2016

Um Vitoriano

Não conheço Mário Ferreira o accionista maioritário da SAD do Vitória.
Nunca falei com ele, nunca com ele me cruzei, não me lembro sequer de o ver pessoalmente, quando a SAD foi constituída e ele se tornou accionista já não estava há largos meses na direcção do clube pelo que não tivemos qualquer contacto.
Fui dos que estranhei a sua aparição, vindo da África do Sul e sem qualquer ligação conhecida ao clube e ao concelho de Guimarães, ainda por cima sabendo-se (nunca o escondeu) que o seu clube de coração era o Sporting e não o Vitória.
A verdade é que se tornou accionista maioritário e ajudou o clube a ultrapassar uma fase extremamente difícil num tempo em que outros que estavam mais perto e podiam ter ajudado não mexeram uma palha nesse sentido.
Por muito que custe essa é a verdade!
Nestes três anos e tal volvidos continuo a não conhecer Mário Ferreira.
Mas tenho vindo a ganhar um crescente apreço pela forma como ele vive o Vitória e pela ambição sempre revelada de projectar o clube/SAD para outros patamares de ambição e para outras conquistas não se escusando nunca a contribuir para isso.
Nunca.
Mesmo quando a sua disponibilidade não é devidamente considerada.
Não tenho a mínima duvida que nestes três anos Mário Ferreira aprendeu a amar o clube e é hoje tão vitoriano como qualquer vitoriano de nascença e tem nele a ambição que todos que tem paixão pelo Vitória possuem no seu ADN.
Nos últimos tempos tem vindo menos a Guimarães, pelo menos que se saiba, do que fazia anteriormente mas não tenho a mínima duvida que mesmo longe continua a seguir atentamente o Vitória e a prestar-lhe relevantes serviços que só o futuro revelará na sua plenitude.
Não tenho hoje nenhuma dúvida que Mário Ferreira é um grande vitoriano.
E que o Vitória tem muito a ganhar se souber potenciar a paixão que ele tem pelo clube.
Depois Falamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Entendo a sua necessidade de "piscar o olho" ao homem do capital.
Tudo o que escreveu faz sentido. Principalmente o facto de ter aparecido com o dinheiro necessário quando muitos milionários Vitorianos não o fizeram.
Há duas coisas que fazem deste texto apenas bajulação, e é de uma contradição incrível.

Primeiro, como Vitoriano desde que nasci, e que tenho apenas um clube como TODOS OS VITORIANOS sinto-me insultado quando o senhor escreve que, apesar de sportinguista, o Sr. Mário Ferreira é tão Vitoriano quanto eu. O Vitória para o Sr. Mario Ferreira é tao só um negócio, legítimo, mas isso não faz dele Vitoriano, nem hoje nem nunca. Para você que aparentemente abomina o bi-clubismo, este vergar de espinha fica-lhe muito mal, muito mal mesmo.

Segundo, se quer pôr o nome em alguém que realmente puxou o Mário Ferreira e salvou o Vitória, então tem de falar no Armando Marques. Porque sem ele não havia Mário Ferreira no Vitória. Acresce que o Armando Marques é Vitoriano.

O mais certo é você não publicar este comentário, mas que saiba que os Vitorianos não dormem.

Anónimo disse...

Viu os 3000 na bancada do Rio Ave ? Esses é que são vitorianos !!
Ouviu a entrevista do João Pedro na SportTV ?
Esses é que são vitorianos !!

Haja respeito por esta gente que sofre diariamente pelo nosso Vitória !! Somos pobres mas somos vitorianos !!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ora aí está um dos anónimos de "piquete" ao que escrevo e sempre prontos a criticarem o autor dos textos. Já nem surpreendem.
Mas por respeito aos que leem vou explicar-lhe duas ou três coisas.
Em primeiro lugar não tenho necessidade de piscar o olho a ninguém. Como vitoriano tenho vida própria e não preciso de me pendurar em ninguém para chegar seja onde for.
Quanto a ser um texto de bajulação a critica é tão idiota que nem lhe vou responder a não ser para dizer que não ando a escrever textos anónimos para agradar a terceiros e apanhar umas migalhas que caiam da mesa.
O sr Mário Ferreira, que não conheço de lado nenhum, num momento extremamente difícil para o clube não se pôs a bater no peito dizendo que é o melhor vitoriano do mundo como fazem alguns anónimos e não anónimos. Chegou-se à frente e resolveu um problema que mais ninguém quis ou soube resolver. Sem ele não sei se hoje haveria Vitória como clube a disputar as competições profissionais. Isso faz dele,para sempre, um vitoriano. De resto achar que ele meteu cá dinheiro por ser um bom negócio ...deixe-me rir. Se ele quisesse fazer do Vitória um negócio já tinha feito. E teria ganho muito dinheiro.
Quanto ao Armando Marques falhou outro "tiro". Porque é evidente que o mérito de Mário Ferreira ser accionista da SAD é do Armando Marques e de mais ninguém. Foi ele que foi à Africa do Sul desafiar o Mário Ferreira a vir investir no Vitória. E com isso prestou um bom serviço ao clube. Pensa que eu tenho algum problema em reconhecer e louvar isso? Enganou-se.
Como se enganou ao pensar que não publicava o seu comentário.
São demasiados erros para quem um anónimo que se acha bem informado. Há qualquer coisa a falhar...
Caro Anónimo:
São esses e muitos milhares mais.
Felizmente o Vitória é um grande clube.
De resto agradeço mas não preciso que me ensine quem são os vitorianos.
Tenho 50 anos de experiência na matéria.