quarta-feira, outubro 05, 2016

Irracionalidades

Já se sabe que sendo o futebol uma actividade que alimenta paixões é difícil perceber a racionalidade de muitas atitudes que gravitam em seu torno.
Tenho, por exemplo, sincera dificuldade em perceber a animosidade,hostilidade até, de muitos benfiquistas em relação ao seu ex treinador Jorge Jesus.
Por três razões.
JJ treinou o Benfica durante seis anos vencendo três campeonatos,uma taça de Portugal, cinco taça da liga e duas supertaças.
Levou o clube a duas finais europeias perdendo-as,é verdade, mas por manifesto azar frente ao Sevilha e ficando até com fortes razões de queixa da arbitragem fenómeno raríssimo no clube.
Ou seja teve sucesso.
Em segundo lugar porque toda a gente sabe, incluindo benfiquistas e sportinguistas, que JJ por sua vontade ainda hoje treinaria o Benfica.
Simplesmente o clube ao fim de seis anos quis mudar, "empurrou" o treinador para a saída de forma bem visível até com o rocambolesco episódio de o quererem meter no PSG, e só mudou de ideias quando,horrorizados, os seus dirigentes perceberam que ele se preparava para atravessar a rua.
Aí quiseram renovar mas o treinador ,obviamente,  mandou-os dar uma volta ao bilhar grande.
Em terceiro lugar porque JJ, mesmo sem estar na Luz, foi um dos responsáveis pelo titulo do Benfica e digo-o sem qualquer ironia.
O Sporting na época passada era a melhor equipa, jogava o melhor futebol, merecia ser campeão.
Mas JJ adoptou um discurso errado , que provavelmente advinha do rancor a quem o tinha empurrado para fora do Benfica, e passou a época a provocar jogadores e treinador do Benfica.
O único efeito foi unir o balneário adversário, fortalecer a posição do seu treinador ( e quem conhecer Rui Vitória sabe bem como ele é exímio em usar factores adversos para unir as "tropas") e dispersar atenções e concentração no clube que treinava.
E tal como na fábula da lebre e da tartaruga quem ganhou foi quem chegou primeiro e não quem passou a maior parte da corrida a liderar.
De facto só a irracionalidade que faz parte do futebol pode explicar a  animosidade dos benfiquistas contra Jorge Jesus.
Deviam adorá-lo.
Pelo que fez pelo Benfica quando lá estava e pelo que continuou (e continua...) a fazer depois de ir para Alvalade.
Depois Falamos.

P.S Claro que no que JJ continua a fazer pelo Benfica em Alvalade teve a sorte de encontrar em Bruno Carvalho o parceiro ideal.
De que o ridículo comunicado do Sporting sobre as eleições no ...Benfica é apenas um de muitos e lamentáveis maus exemplos vindos do presidente leonino.

5 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

No futebol é tudo irracional.
Os dirigentes sabem disso e exploram isso ao máximo.
O Benfica tinha todo o direito de chegar ao pé de Jorge Jesus e de lhe dizer não te queremos mais assim como Jorge Jesus tinha todo o direito de escolher o clube para treinar.
Se Jorge Jesus fosse para o PSG, China, Dubai ou Milan não haveria problema e hoje seria bem recebido no estádio da luz.

O Benfica foi buscar o treinador certo para o lugar e o Sporting foi buscar o treinador que quis.
Vieira mostrou que não precisa de Jorge Jesus para ser campeão, já Bruno de Carvalho continua a mostrar que precisa de Jorge Jesus para vencer as eleições de Março.

luis cirilo disse...

Caro cards:
O seu comentário em nada contradiz o que eu escrevi.
É verdade que quer o Benfica quer JJ tinham o direito de fazer o que fizeram.
Apenas não compreendo as reacções irracionais de alguns adeptos

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

O Adepto fanático é sempre irracional, e os comentadores do Benfica nas tv e Bruno de Carvalho e o departamento de comunicação do Sporting só falam para esses adeptos.
Provavelmente terá que morrer alguém para Pedro Guerra, André Ventura, Inácio, Nuno Saraiva, Carlos Dolbeth e Bruno de Carvalho pararem comas bocas.

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

O JJ venceu no Benfica 10 títulose não 11.
venceu
3 campeonatos
1 taça de Portugal
5 taças da liga
1 supertaça

luis cirilo disse...

Caro cards:
Tem toda a razão.
Acho que esses comentadores e o presidente do SCP já ultrapassaram todos os limites do que é admissível.
Cada vez acho mais que o futebol tem de encontrar mecanismos para se defender desses incendiários que apenas contribuem para o seu desprestigio.
Quanto aos titulos agradeço a rectificação. De facto JJ só ganhou uma supertaça no Benfica.
A outra já foi pelo Sporting.