segunda-feira, outubro 31, 2016

Um Balanço


Decorridas nove das trinta e quatro jornadas é já possível fazer um primeiro balanço da Liga pese embora ainda falta muito jogo para jogar.
E a primeira constatação é que há cinco equipas no topo da tabela que tendencialmente são as que lá estarão no final da Liga e com uma vantagem clara em relação a todas as que se lhe seguem  que dificilmente lutarão por mais do que uma classificação tranquila.
Comecemos pelo Vitória.
A fazer um bom campeonato, especialmente fora de casa onde fez 12 dos 17 pontos, e que está neste momento em 5º lugar a apenas um ponto do quarto(Sporting) e a três do segundo(Porto e Braga)o que tem de se considerar como muito bom.
Se Janeiro não estragar creio que o apuramento europeu não fugirá. Em que lugar?
Logo se verá.
O Sporting é, para já, a grande decepção do campeonato.
Dá a clara sensação de ter reagido mal à injusta derrota de Madrid e ainda não ter superado as saídas de João Mário e Slimani.
Nada está perdido mas os ventos que sopram para aqueles lados não são bons.
O Braga está a fazer um campeonato dentro do que lhe tem sido habitual nos últimos anos ,com alguma sorte à mistura(o jogo de Guimarães por exemplo) , e é "cliente" certo no apuramento europeu. Tal como todos os outros quatro ainda é cedo para saber em que lugar.
O Porto, na mais longa "seca" de títulos da era Pinto da Costa, dá a clara sensação de ser uma equipa ainda em construção e que pese embora ter bons valores ainda lhe falta qualquer "coisa" para ser um candidato mais forte ao título.
No próximo domingo ao receber o Benfica "dirá" o que pode o campeonato esperar dele.
O Benfica era,para mim, no inicio da Liga o menos candidato dos candidatos.
Muito por força de ter perdido jogadores importantes e não ter, aparentemente, contratado reforços de idêntico valor.
Falo essencialmente de Gaitan, Renato Sanches e Talisca.
E a onda de lesões da pré temporada , que se estendeu ao inicio das competições , dizimou o plantel reforçando a ideia de que a candidatura ao titulo estava dificultada.
Mas , ao contrário de outros, Rui Vitória não se queixou das saídas nem das lesões.
Sabendo que nem tem o melhor plantel nem sequer o melhor onze reforçou os processos de jogo,a mecanização da equipa, tirou o melhor partido dos recursos disponíveis, manteve um forte espírito de grupo no balneário e tem hoje a melhor equipa do campeonato.
Que joga como um bloco, ataca e defende bem, não tem nenhum grande jogador (Salvio é o que mais se aproxima do conceito) mas é a que melhor e mais equilibradamente joga.
Se domingo ganhar no "Dragão" arrisco-me a dizer que será campeã.
Caso contrário será ,provavelmente, o mais forte candidato.
É um balanço  ao fim de nove jornadas.
Depois Falamos

9 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo.

Em minha opinião se O vitoria conseguir manter Marega depois de Janeiro e se não tiver um mercado de janeiro desastroso como tem sido norma pode lutar pelo 4 lugar e quem sabe por uma das taças caso contrário descerá na classificação.
Agora a minha opinião sobre os 3 grandes onde destacarei, em minha opinião os pontos fortes e fracos de cada equipa.
Benfica
Pontos fortes: Para mim é a equipa com melhor plantel, alguns titulares absolutos ainda estão lesionados quando estiverem a 100% elevarão a equipa a outros patamares, suplentes em algumas posições têm tanta qualidade como os titulares, a capacidade de Rui Vitória transmitir confiança, aos seus jogadores.
Pontos fracos: Muitas lesões neste início de época.

Sporting
Pontos fortes: Jorge Jesus é um treinador com muita experiência, alguns reforços ainda não estão completamente entrosados coma equipa quando estiverem será um colectivo mais forte.
Pontos fracos: Comunicação do clube, comunicação de treinador, presidente incendiário, neste momento parece estar mais preocupado em tentar alterar a história dos campeonatos ganhos do que vencer este, alta pressão caso não consiga vencer, o que aumentará para 16 anos.

Porto
Pontos fortes: Qualidade da sua linha avançada, Nuno Espírito Santo depois de alguma estabilidade parece ter encontrado a sua equipa tipo e o seu modelo de jogo.
Pontos fracos: Dos 3 grandes é o que me parece com pior plantel, em algumas posições as alternativas aos titulares não são boas, linha avançada com pouca experiência em alta competição o que será fatal em vários jogos ao longo de uma época, está na mesmo posição do Sporting caso não consiga vencer.



cards disse...

Vitoria (clube) com V maiúsculo não minúsculo comi erradamente escrevi

luis cirilo disse...

Caro cards:
Estamos de acordo numas coisas e noutras não.
Quanto ao Vitória estamos de acordo. Com Marega e sem disparates em Janeiro,como tem sido hábito) o Vitória pode perfeitamente lutar pelo quarto lugar. E se em Janeiro se reforçasse a sério então até poderia pensar em disputar o terceiro. É que dos candidatos ao titulo parece-me que há um que vai...arrear.
Benfica: Para mim nem tem o melhor plantel nem o melhor onze como escrevi no texto inicial. Mas tem a melhor equipa enquanto conjunto e isso transforma-o num forte candidato. E o facto de ter um treinador competente e sensato, que não alimenta polémicas e se preocupa apenas com a equipa que treina, ajuda a isso.
Sporting: No início da época, dado o valor do plantel (mesmo com a falta de entrosamento que refere de alguns reforços) e do treinador , considerava-o o principal candidato ao título. Hoje,pelo que se vai vendo, acho que é o maior candidato a dar uma grande..."barraca". Não tanto pelos resultados, que ainda vão muito a tempo de serem emendados, mas por ser cada vez mais evidente que não é possível gerir a sede de protagonismo e de poder absoluto do presidente do clube sem conflitos internos que me parecem inevitáveis. Especialmente com Jorge Jesus. E não faltará muito, penso eu, para os vermos aos dois a acusarem-se mutuamente do previsível insucesso. Mais um ou dois maus resultados na Liga e está o caldo entornado.
Porto: Concordo que é um plantel com lacunas no centro da defesa (não percebo como mesmo com 38 anos não foram buscar Ricardo Carvalho que é melhor que qualquer dos centrais que por lá andam) e isso pode ser o principal obstáculo a uma candidatura mais forte. Depois creio que o treinador ainda anda em busca do onze base e isso não o favorece como candidato

Mr.Karvalhovsky disse...

Em relação ao Vitória, temos de ter em consideração que se perdermos o Marega em Janeiro (coisa que a acontecer a meio da época é uma aberração de contracto, mas enfim, nem quero falar nisso), a equipa vai ressentir-se. Tem sido de facto o elemento mais decisivo da equipa. Esperemos, nesse caso, que seja encontrado um substituto à altura para que ao contrário de outros anos, desta feita consigamos atingir os nossos objectivos, não sofrendo portanto em demasia, os efeitos subjacentes à reabertura do mercado.

luis cirilo disse...

Caro Mr karvalhovsky:
Infelizmente Janeiro tem sido o mês dos nossos horrores tantos os disparates feitos.
Este ano era bom que assim não fosse mas,infelizmente, tenho as maiores duvidas.
Quanto a Marega eu sou,por principio, contra o empréstimo de jogadores por clubes com quem jogamos e não é o seu excelente rendimento que me faz mudar de ideias.
Mas já que está cá claro que é uma aberração se o contrato de cedência permitir a saída em janeiro.
Infelizmente permite.

Saganowski disse...

O Vitoria está onde merece estar, a lutar por um lugar europeu, com equilibrio e esforço! Esperemos que ainda suba um pouco mais e que fique à frente do clube do lado de lá da Morreira! Assim nos deixem (os de fora... e os de dentro do clube)!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Como sabes o meu maior receio são mesmo os de dentro.
E Janeiro,uma vez mais, n~´ao promete nada de bom

Miguel disse...

Penso que o Vitória tem tudo para fazer no minimo quarto lugar. Este Braga não convence ninguém e não tem treinador para colocar a equipa a jogar conforme fomos habituados na última década.
Quanto aos grandes não concordo com a sua avaliação de melhor plantel. Penso que é claramente o Benfica. A começar pela baliza onde Rui Vitória pode fechar os olhos e apontar porque tem 2 grandissimos guarda redes. Tem tambem 3 excelentes centrais (Jardel, Lindelof e Lisandro) 2 defesas direitos certinhos e Grimaldo na esquerda a revelar se um excelente reforço. A 6 tem Fejsa, qual trator, que mete William e Danilo juntos num bolso. Dai para a frente...Pizzi, Rafa, Cervi, Salvio, Carrillo, Guedes, Jonas, Jimenez, Mitroglou. Penso que tudo isto faz do Benfica o melhor plantel e melhor equipa. O Sporting terá o melhor treinador mas hoje e sempre, pela boca morre o peixe, e é ai que JJ falha. Perdeu apenas 2 jogadores titulares. Slimani que foi substituido por Bas Dost que é um belo jogador e J. Mário, substituido muito bem por Gelson. Entao o que falta? Laterais competentes. E também profissionalismo e raça. Porque levar 3 do Rio Ave e outras 3 do Vitória em 15 minutos devia dar direito a processo disciplinar.
Quanto ao Porto. Penso que mais grave que alguma falta de qualidade no plantel, é a patente falta de liderança no clube. Já ninguém vem fazer barulho para a comunicação social, Pinto da Costa já pouco se ouve e quando fala o país desportivo já não treme, ou pior que isso, já nem sequer o ouve.O prejuizo histórico de 58 milhões nas últimas contas não ajuda muito. Quanto à equipa técnica, penso que Nuno não é nem de longe nem de perto treinador para o Porto. Discurso frouxo e nada contagiante, nunca se percebe quando está feliz, infeliz ou zangado. Então aquela rábula do quadro... No comments. Foi bem apadrinhado para chegar onde chegou, porque passar do Rio Ave para o Valencia não lembra ao diabo. Assim tipo o Evangelista, mas um bocadinho mais escandaloso. Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
O quarto lugar é um objectivo real. Acima disso só com deslizes de alguém.
Quanto às equipas candidatas ao titulo não acho que o Benfica tenha melhor plantel.
Tem bons guarda redes mas Porto e Sporting tem melhores.
Na defesa tem melhores centrais que o Porto, equiparáveis aos do Sporting, mas em termos de laterais não são melhores que os da concorrência.
Quer Porto quer Sporting tem claramente melhor meio campo e é no ataque que o Benfica, aí sim , terá alguma vantagem mas não muita. E não meta Carrillo nessa equação
Mas são pontos de vista e cada um tem os seus.