segunda-feira, outubro 10, 2016

Rui Bragança

Do muito "ruído" desnecessariamente feito em torno da transferência do campeão vitoriano Rui Bragança para o Benfica importa fazer um ponto de ordem sobre muito do que se tem dito e ,às vezes, de forma bem leviana.
Não é verdade que Rui Bragança queira ser profissional de taekwondo.
Não é verdade que Rui Bragança tenha pedido um salário ao Vitória.
Não é verdade que Rui Bragança não tenha tentado ficar no Vitória.
Não é verdade que Rui Bragança se tenha mudado para Lisboa para fazer da modalidade a sua opção primeira.
O que é verdade são outras coisas.
É verdade que Rui Bragança quer ser profissional mas de Medicina.
É verdade que Rui Bragança apenas pretendia que o clube lhe pagasse deslocações e estadias para as competições às quais se desloca em representação do Vitória e das quais habitualmente traz títulos e medalhas que tão apreciados são nos intervalos dos jogos de futebol.
É verdade que Rui Bragança tentou ficar no Vitória mas nos seus muitos talentos não está o marcar o número de um lado e atender a chamada do outro pelo que ao fim de várias tentativas percebeu que havia números que não o queriam atender.
É verdade que Rui Bragança continua a viver em Guimarães, a estudar medicina em Braga, e a treinar nos pavilhões da Universidade do Minho e da escola Martins Sarmento porque o pavilhão do clube de que já não é atleta, mas continua associado, nunca lhe foi disponibilizado para treinos!
Pese embora os muitos títulos e medalhas que trouxe para o Vitória.
Como há outras coisas que são igualmente verdade.
Uma delas é que com trabalho e empenho era possível arranjar patrocínios para manter um atleta de craveira europeia e mundial no clube que continuasse a trazer títulos e a enriquecer o prestigio e o ecletismo da marca Vitória.
Outra é que não querendo ser profissional do taekwondo Rui Bragança tinha todo o direito de o querer. Como outros tem o direito de quererem ser profissionais na área do futebol.
A jogar, a treinar ou a administrar.
Sendo certo que na sua área já Rui Bragança tinha dado sobejas provas de competência.
Finalmente é verdade que mesmo saindo do Vitória o cidadão Rui Bragança continua a ser vitoriano e a amar o seu clube.
Pelo que não merece que à opção a que foi obrigado se refiram com desdém, sobranceria ou ignorando a importância que tem para o clube ter atletas da sua craveira a representar as suas cores, a ganhar títulos, a prestigiar a "marca" e a atrair,pelo exemplo, mais atletas para o Vitória e para a modalidade.
Depois Falamos

13 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,
a postura da nossa Direcção foi muito infeliz neste processo (como em muitos outros).
Não vejo problema nenhum em o Rui Bragança querer ser profissional da modalidade, mas parece que o nosso presidente acha que isso é um luxo, e um capricho de um atleta que levou o nome do nosso Clube a muitos lados, e de uma forma vitoriosa.
Nem uma mensagem de agradecimento formal ao Rui Bragança, este presidente foi capaz de fazer, acho isto de uma pobreza de espírito muito grande!
É certo que a modalidade pode não ser a mais divulgada, mas trata-se de um atleta olímpico, que por acaso não ganhou nenhuma medalha nos Jogos, mas se o tivesse feito, aí sim, iria ter o Presidente, os Directores, o Presidente da Câmara e os seus vereadores, todos à sua volta, a colherem os louros por apoiarem o atleta.
Há coisas que realmente não se compreendem, e a hipocrisia desta gente, merece que o Rui Bragança seja muito feliz onde quer que seja, e que nem se digne a lembrar-se desta gente que o quer fazer de "mau da fita".
Só tenho pena, é que muitos confundam o Vitória, com esta gente que o está a "governar", que são coisas bem diferentes.

Miguel

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

O Be fica através do protocolo que tem com o Hospital da luz facilmente consegue arramjar trabqlho para o Rui Bragançq.
Aliás 3 voleibolistas do SL Benfica são médicos no Hospital da Luz.
Não acredito que Rui Bragança quisesse ser Profissional de Taekwando, isso não dá nem 1 milésimo do que dá o futebol, possivelmente o que ele queria era estabilidade financeira após terminar a carreira e isso o Vitória não consegue dar coisa que facilmente o Benfica consegue.

cards disse...

Desculpe os meus erros mas estava a escrever num teclado pequeno.

Anónimo disse...

De si, só não entendo uma coisa, porque não aparece nas AG´s quer do clube e da SAD?

Agora pensando melhor se calhar sei, tem de estar a escrever no facebook e no blog, por isso não deve ter tempo.

luso disse...

A direção do Vitória é uma direção do futebol, que é o que lhes dá dinheiro.
Tudo o resto são balelas

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Apenas posso estar inteiramente de acordo com a sua opinião.
Rui Bragança merecia ter sido tratado de outra forma. Quando cá estava e quando saiu porque não o quiseram cá.
A forma como a ele se referiram nada tem a ver com o ADN Vitória e com o respeito por um dos nossos. Mais vitoriano seguramente do que alguns que agora o tratam desta forma.
Caro cards:
Como é evidente. Ele queria apenas que lhe pagassem as despesas e nada mais. Nem quer fazer do taekwondo vida nem pediu salários a ninguém. O Benfica apenas lhe pagará despesas e a troco disso terá nas suas fileiras um campeão europeu e potencial campeão mundial e olímpico. Mérito no seu clube a quem viu bem a questão.
Caro Anónimo:
Mas de si entendo bem o anonimato. Nos momentos de lucidez deve ter vergonha de ser estúpido.
Caro luso:
Infelizmente cada vez me convenço mais disso.
Apesar de o futebol ser da SAD e no clube apenas existirem modalidades.

ON disse...

Sou praticante de uma modalidade amadora do Vitoria. Pago mensalidade à secção para praticar a modalidade. Sei também que existem alguns apoios da CMG para a modalidade, sendo que esses mesmos apoios vão parar diretamente à direçao do VSC, apoios esses supostamente para fazer face às despesas com treinadores delocações, etc. Quando chegam as competições, suportamos tudo por nossa conta. No fim de tudo, esta direção, ainda obriga os atletas a comprar um Kit de equipamento num valor que acho exagerado. Nem é que eu esteja contra o Kit do equipamento, pois o equipamento serve pata mostrar a nossa identidade, no entanto, acho que no limite, esse equipamento devesse ficar a preço de custo, pois de outra forma, as modalidades não servem senão para conseguir patrocinios e receita para o futebol profissinal do Vitória.
PS.: Sou adepto do futebbol do vitória desde sempre, e nada tenho contra ele, pelo contrário.

luis cirilo disse...

Caro ON:
Obrigado pelo seu público testemunho.
É uma realidade que já conhecia, por mensagens e conversas que me tem chegado nos últimos dois ou três anos, e que demonstra bem o quão errada está a politica da direcção do Vitória quanto às modalidades.
Que só são recordadas e devidamente valorizadas quando ganham títulos e troféus e isso dá azo ao protagonismo de quem no resto do tempo não lhes liga nenhuma.
É lamentável mas tenhamos esperança de que as coisas mudem e às modalidades e respectivos técnicos e atletas seja dado o valor e a importância de quem tanto tem dado ao Vitória.

Anónimo disse...

As modalidades ainda dao ao clube 150.000 euros de prejuízo ( fora a divida herdada). Não é verdade que o clube não as ajuda. Mas para saber isto tem que se ir às assembleias gerais do clube, e o senhor não vai.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É preciso ser realmente muito idiota para dizer que só quem vai às AG é que sabe o que se passa no clube. Mas naturalmente que nem lhe vou dar a importância de discutir com um reles anónimo o que se passa no clube. De papagaios amestrados ando eu farto.

Rui Saavedra disse...

Gostei muito de ver o Neno e o Portilha (este nunca falha uma foto) e mais uns quantos que nem sabiam quem era o Manuel Mendes à espera dele no aeroporto. Quantos estavam quando o Rui chegou? Quando o Sousa ganhou um torneio, lá foram os do costume esperar o moço ao aeroporto. Portanto, a malta só liga às modalidades quando se tem sucesso. O desprezo que parecem votadas no Vitória é apenas o reflexo de uma sociedade que não lhes liga nenhuma. Em Portugal só existe futebol.

luis cirilo disse...

Caro Rui Saavedra:
É um bocado verdade isso que diz.
Mas somos um país que premeia vencedores e ostraciza vencidos. Sempre assim foi.
O que não justifica minimamente que quem dirige instituições desportivas não tenha uma visão muito mais ampla e esclarecida sobre o assunto.
No que respeita ao Vitória ,que já nem tem futebol porque está na SAD, é evidente que as modalidades deviam merecer mais atenção e empenho de quem dirige.
Mas isso só quando mudarem não as mentalidades mas sim os dirigentes.

luis cirilo disse...

Nota:
Um personagem anónimo, misto de papagaio amestrado e de cão raivoso, anda por aqui a vomitar os insultos e ameaças do costume.
Embora raivoso é daqueles cães que só ladra mas não morde.
Mais que não seja porque é relesmente anónimo como todos os cobardes o são.
Não sei quem é nem me interessa porque não gosto de conhecer lixo desse.
Mas sei de onde vem. E de quem.
Só para que conste.