segunda-feira, outubro 24, 2016

O "Caso" Marega

Ontem, ao ser substituído no Estoril-Vitória , Marega protagonizou uma atitude que não lhe fica bem e em que demonstrou falta de respeito pelo treinador, pelos colegas e pela camisola que veste.
Não foi o primeiro, nem será o último, jogador a reagir mal quando é substituído porque nenhum gosta de sair (salvo lesão ou fadiga) mas é evidente que procedeu mal porque o critério do treinador tem de ser respeitado em todas as circunstâncias.
Os adeptos tem o direito de concordarem ou discordarem mas para os profissionais só há uma atitude que é aceitarem o critério de quem os comanda.
Porque não há nenhum jogador mais importante do que a camisola que veste nem há jogadores com estatuto de insubstituíveis e outros que podem ser substituídos quando é do interesse da equipa.
Para o treinador são todos iguais.
Parágrafo.
Sabida a forma intensa como os vitorianos vivem o clube ontem nas redes sociais já se liam opiniões para todos os gostos: Desde os que advogavam severas punições ao jogador aqueles que achavam que ele fez muito bem porque não era ele que tinha de sair ou porque a atitude apenas mostrava "garra, empenho e espírito conquistador" !!!
Creio que nem uns nem outros tem razão.
Muito menos os que pretendem desculpabilizar um acto de indisciplina com base em critérios pessoais que não interessam para nada ("não era ele que devia sair") ou confundindo empenho e espírito de conquista com indisciplina e uma atitude de mau profissionalismo.
Creio que não vale a pena empolar o assunto.
Marega procedeu mal mas a solução para o assunto está, e deve ficar, dentro do balneário.
Onde o jogador deve pedir (provavelmente já pediu) desculpa ao treinador e aos colegas e depois sujeitar-se à avaliação que do caso façam quer o técnico quer o vice presidente com a responsabilidade do futebol.
Na vertente desportiva e disciplinar
Que pode ficar por uma repreensão do treinador (ao que se sabe o jogador é por norma disciplinado e não há registo de situações idênticas) , pela sua ida para o banco no próximo jogo ou no limite até por ficar fora dos convocados se o treinador entender que assim deve ser.
Disciplinarmente treinador e vice presidente decidirão se há ou não lugar a uma multa como forma de o jogador sentir bem o quanto errou.
É assim que deve ser.
Um assunto a resolver internamente, sem empolamentos nem desvalorizações de atitudes, que permita manter o balneário unido (pelo exemplo) e a Marega continuar a ser o jogador importante que tem sido nesta equipa.
Afinal transformar o "caso" num "não caso".
Depois Falamos.

7 comentários:

José Duarte disse...


O Marega tem-se revelado um jogador importante para nós. Só que não é nosso! Tem dado nas vistas, ao ponto de já se falar que poderá regressar ao clube a que pertence, no fim do ano civil... mas - o nosso presidente espera - o facto de Marega representar o seu país na CAN, não é francamente expectável o resgate por parte de quem no-lo emprestou.

Gosto muito do Marega - parece-me bastante humilde para o corpo que tem - embora me deixe um pouco apreensivo em virtude da atitude que teve, agora, no Estoril.

E veio-me à ideia os dissabores que causou ao Marítimo enquanto lá esteve, pois tendo-se tornado um jogador muito influente na equipa, andou fora e dentro do balneário, não pelos melhores motivos de disciplina. Oxalá me engane, ou melhor, acarinhemos outros mais que possam ter que entrar em lugar dele, muito brevemente. Pela aragem se vê quem vai na carruagem.

Anónimo disse...

Xirilo, aqui está mais um dos que quer que o Vitória o patrocine

http://vitoriasc.pt/pt/news/index/view/rcm-e-o-novo-match-main-sponsor

Escreva mais qualquer coisa no seu facebook a falar sobre patrocínios.

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
Sinceramente nunca ouvi falar de problemas disciplinares do Marega.
Não conheço os episódios que refere aquando da sua passagem pelo Marítimo.
O que aconteceu no Estoril foi feio e não pode repetir-se porque não há nenhum jogador cujos interesses individuais se possam superiorizar aos do grupo.
Em relação a Janeiro não creio que ele vá regressar ao Porto. Agora ir à CAN sim deve ir.
Caro Anónimo:
Este patrocínio apenas vem dar razão à minha discordância quanto a esta politica de patrocinios para a nossa camisola. Estão a vulgarizá-la!

Anónimo disse...

Não dá é razão nenhuma, não vejo onde encontra a "sua razão" ou apenas diz que tem razão por não querer perde-la.

Nunca pensei que o crescimento e a sustentabilidade do Vitória lhe fizesse dor nos cotovelos.

Teve oportunidade de fazer parte neste crescimento mas quis ser mais papista que o papa.

luis cirilo disse...

Caro Anônimo: Responder-lhe-ia sobre a minha razão quanto à politica de patrocinios não fora o querer ( como é típico nalguns anonimos) pessoalizar o assunto. E para esse peditorio não dou. Discuto ideias,não pessoas muito menos a minha. Mas não deixo de lhe dizer que também contribuo para a sustentabilidade (crescimento é outra questão)do Vitória. Pago as minhas cotas e os meus lugares anuais. As cotas há 44 anos. De resto se disse mais papista que o papa ainda estava nos órgãos sociais. Ou não percebeu que essa é uma condição essencial a estar por lá?

José Duarte disse...


Moussa Marega Suspenso - Record 25/11/15 - "...foi suspenso pelo Marítimo depois de processo disciplinar..." etc., mas não tem importância. Contar com Marega para uma boa época do nosso Vitória, é o que interessa. Tenho confiança nele.

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
Esperemos que esse caso tenha sido a excepção à regra.