quarta-feira, maio 20, 2015

Social Democrata !

Para mim o PSD é, e será sempre, um partido social democrata.
Não um partido de direita, nem tão pouco um partido liberal, mas sim um partido cujo posicionamento é no centro esquerda do nosso espectro politico conforme a matriz que para ele definiram os seus fundadores.
E esse posicionamento, ideológico e programático, deve ser confirmado no dia a dia e na sua acção politica em nome da coerência e do respeito que ao longo dos anos soubemos angariar junto dos portugueses.
Isso significa entre outras coisas que sendo o PSD um partido transversal a todas as classes sociais, uma força politica onde coexistem trabalhadores e empresários, alunos e professores,profissionais liberais e funcionários públicos entre muitos outros exemplos possíveis deve pautar a sua acção por critérios em que essa transversalidade social facilmente se reveja.
Não é um partido elitista nem de serviço ás elites, não é um partido de promoção de figuras VIP, não é um partido em que de uma lado existem os temporariamente dirigentes e do outro os sempre militantes.
E se alguém acha que é...está redondamente enganado.
Por isso não gosto de algumas coisas que vou vendo.
Seja de conselhos nacionais a reunirem em hotéis de 5 estrelas (hábito que infelizmente se enraizou na ultima década sem necessidade nenhuma) a que o povo não vai e de cujos frequentadores "desconfia", seja em grandes eventos em que há mesas para o "povo" e depois umas mesinhas para os supostos VIP (coitados de alguns deles...) institucionalizando uma diferença que não pode existir num partido social democrata e que nada tem a ver com  a nossa tradição.
Há que arrepiar caminho nesta "feira de vaidades" em que alguns querem transformar o PSD.
Porque a social democracia não é a promoção da vaidade de alguns, o diferenciar entre dirigentes e militantes, o dar um toque de elitismo a eventos que são muito mais reprodutivos se forem genuinamente populares.
Em democracia vale tanto o voto do VIP como do cidadão anónimo.
Com a diferença que há muito mais cidadãos anónimos do que Vips
É bom que o PSD não se esqueça disso!
Depois Falamos

3 comentários:

cards disse...

exatamente psd é centro esquerda como eu defendo há muito tempo

Anónimo disse...

gostei do texto e concordo com ele.ainda no sábado estive em Guimarães no jantas da coligação juntamente com outros companheiros da minha secção (Famalicão) e caiu-nos muito mal o que vimos. Mesas corridas com bancos de madeira para o povo e uma dúzia de mesas redondas com cadeiras acolchoadas para a élite dirigente. Que o CDS se sinta bem na promoção do elitismo é problema deles mas o PSD não pode ir por esse caminho. E falei com muita gente que também não gostou nada daquele cenário e lamentou o que viu. parabéns pela frontalidade.

Luís Gomes

luis cirilo disse...

Caro cards:
Sempre foi. Tenho pena é que nos deixemos empurrar para a direita quando nunca fomos um partido de direita.
Caro Luís Gomes:
O que diz corresponde à verdade dos factos. Não foi só você que ouviu comentários negativos quanto á separação entre povo e élites.
Há que arrepiar caminho