sábado, maio 30, 2015

Que Jogo!

Hoje joga-se em Espanha um jogo extraordinário.
A Final da Taça do Rei entre os dois clubes com melhor palmarés nessa competição(Barcelona com 26 triunfos e Atlético de Bilbau com 23) naquele que será também um confronto épico entre o maior clube da Catalunha e o maior clube do País Vasco disputando a final da Taça do Rei de Espanha!
Até politicamente é um confronto com um sabor muito próprio.
Mas há um atractivo especial para esta final.
Em Espanha o estádio em que se disputa a final da Taça do Rei só é escolhido após se conhecerem os finalistas e com o acordo destes.
E neste caso, por questões de equidistância e capacidade mas se calhar não só, o estádio escolhido foi o Santiago Bernabéu em Madrid.
O que se compreende dado o jogo ser entre dois dos três maiores clubes de Espanha em termos de número de adeptos.
Acontece que para o Real Madrid não cedeu o estádio e por isso houve que encontrar alternativa.
E ambos os clubes, na defesa do interesse dos seu adeptos, acordaram em jogar no Nou Camp de Barcelona o maior estádio de Espanha e um dos maiores do mundo.
É certo que pertence a um dos finalistas.
Mas isso não obsta a que sejam esperados 50.000 adeptos do Atlético de Bilbau que se farão transportar em 20 voos charter, três comboios especiais, 500 autocarros e milhares de carros particulares.
Isto é futebol de primeiro mundo entre dois clubes extraordinários pelas caracteristicas de que se revestem.
Oxalá o jogo corresponda a toda esta expectativa.
Depois Falamos

P.S Quem tem a paciência de me ler com regularidade sabe que Barcelona e Atlético de Bilbau são, por esta ordem, os clubes que mais admiro no futebol espanhol.
Mas não tenho qualquer duvida em desejar que hoje saia vitorioso o Atlético de Bilbau.
O Barcelona ganhou a Liga e espero que de hoje a oito vença a Liga dos Campeões.
Mas um triunfo bilbaíno, além de constituir uma positiva divisão de troféus, é também mais um incentivo a um conceito de clube que me fascina pela sua diferença.

Sem comentários: