quinta-feira, maio 07, 2015

Talento

Foi um grande jogo de futebol.
Que juntou no maior estádio da Europa alguns dos melhores jogadores do futebol mundial repartidos por duas equipas que vem dando cartas nos respectivos campeonatos com o Bayern já campeão a visitar um Barcelona que está perto disso.
Tinha também outra curiosidade.
O reencontro do "criador" (Guardiola) com a "criatura" (forma de jogar do Barcelona conhecido como tiki taka) deixava no ar a expectativa de saber qual seria o mais forte; se o "velho" tiki taka do Barcelona se o "novo" usado pelo Bayern.
E a curiosidade correspondeu à expectativa.
Porque o Bayern teve mais posse de bola que o Barcelona (o que não acontecia aos catalães há 96 jogos consecutivos na Liga dos Campeões!!!)mas este foi mais objectivo e conseguiu um triunfo claro e que deixa a meia final praticamente decidida.
E embora a diferença na posse de bola tenha sido pequena(53% contra 47%), o que correspondeu a um jogo equilibrado até ao ultimo quarto de hora, foi extremamente interessante ver a equipa que fazia dela,posse de bola, a sua grande arma ser ultrapassada nesse capitulo por um adversário treinado por quem fizera dessa foram de jogar uma arte difícil de ser superada.
Então o que fez a diferença que permitiu ao Barcelona uma vitória confortável?
Aquilo que sempre fez, faz e fará a diferença no futebol.
O talento individual aplicado ao sistema de jogo de uma equipa, emergindo dele e dando-lhe o suplemento que garante triunfos.
No caso de ontem em que o Bayern teve mais bola mas com uma única oportunidade clara de golo (na primeira parte) e o Barcelona menos bola mas com várias oportunidades em ambos os períodos a diferença chamou-se Lionel Messi.
Num jogo em que existiam grandes talentos de ambos os lados (Iniesta, Neymar, Suarez,Xavi, Muller, Neuer, Schweinsteiger, Lewandowski entre outros) a classe extra do argentino fez a diferença com dois grandes golos (então o segundo...) e uma assistência para o de Neymar que deixaram o adversário completamente KO e o Barcelona com pé e meio na final de Berlim.
E é isso que mais importa relevar como ilação do jogo de ontem.
Por mais perfeitos que sejam os sistemas de jogo, por mais completas que sejam as equipas, aquilo que fará sempre a diferença é o talento individual dos jogadores e a sua capacidade de com esse talento resolverem jogos.
Depois Falamos

Sem comentários: