segunda-feira, maio 04, 2015

Patéticos

Não conhecesse a lógica de funcionamento desses clubes e ficaria genuinamente espantado com o facto de ninguém, no Benfica e no Porto (ou pelo menos num deles),ter explicado aos respectivos treinadores que é completamente ridícula esta questiúncula com que ambos se "divertem" de há semanas a esta parte.
O sucesso da industria do futebol, o fair play desportivo, o contributo para o necessário apaziguar de tensões entre adeptos dispensavam bem estas guerrilhas verbais num luso-castelhano de gosto mais que duvidoso.
Percebo o incómodo de Lopetegui ao ver a forma canalha como Jorge Jesus lhe trocou deliberadamente o nome tentando achincalhá-lo e fazendo uso de uma falta de educação e boas maneiras que são,aliás, a sua imagem de marca.
Mas já percebo menos que tenha aproveitado um final de jogo para publicamente lhe manifestar o desagrado e criado um incidente numa altura em que tudo obrigava à sensatez.
E não percebo, de todo, que ninguém na supostamente eficaz e organizada estrutura do FCP lhe tenha explicado que continuar discutir com JJ é uma pura perda de tempo que nada de útil traz a ninguém que não seja ao treinador do SLB e ao seu gosto entranhado por armar "peixeiradas" com colegas de profissão como Manuel Machado bem pode atestar.
A não ser que interesse a alguém,nessa estrutura, o desgaste da imagem do treinador até a um ponto sem retorno que justifique decisões e opções que não estavam...previstas.
Mas isso é problema deles.
Por mim, enquanto adepto de futebol, lamento que estas cenas entre os treinadores dos dois candidatos ao titulo se continuem a repetir sem que ninguém lhes ponha cobro.
E fico satisfeito por haver treinadores como Rui Vitória, Marco Silva, Paulo Fonseca ou Manuel Machado que sabem defender os seus grupos de trabalho com educação, elegância e respeito pelos adversários.
Percebendo que fazendo isso defendem o próprio futebol.
Depois Falamos.

P.S. Infelizmente Jorge Jesus e Lopetegui não são caso único.
Em dois clubes minhotos que disputam a 1ª Liga, e não estão sediados em Guimarães, há fieis seguidores...

5 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Concordo com toda a sua análise Jorge Jesus está mal porque disse que faz delberadamente a traca dos nomes eisso é feio.
Lopetegui tinha motivos ficar chateado mas a sua postura ultimamente não abona a seu favor.
Também gosto dos estilos dos treinadores que apontou como bons exemplos

luis cirilo disse...

Caro cards:
É pena que os dois principais candidatos ao titulo não constituam um exemplo para quem gosta de futebol. Mas o futebol português nessa matéria,de dirigentes a treinadores, está cada vez pior.

luso disse...

bem selecionados os exemplos quer de um quer de outro grupo.
Já agora:
Onde colocava Mourinho?

Rui Cordeiro da Silva disse...

Com treinadores a entrarem neste tipo de questiúnculas, acho mais do que normal que o nosso futebol esteja nivelado por baixo.
O problema é que as Direcções dos clubes dão instruções para que os treinadores andem nisto. E a comunicação social também é culpada, por dar mais espaço a estas questiúnculas, que ao verdadeiro jogo entre as 4 linhas.
Porque se a comunicação social desse mais valor ao outro futebol, de certeza que estas coisas não aconteciam. Lembram-se quando havia jornais desportivos apenas 3 ou 4 dias por semana?

luis cirilo disse...

Caro cards:
Em nenhum deles. Mourinho é incomparável. É um treinador por quem tenho enorme admiração e que está a marcar uma era no futebol.
Caro Rui:
Tens toda a razão.
Infelizmente a maioria dos dirigentes também não são exemplo para ninguém